domingo, 3 de fevereiro de 2019

CRÓNICA DE JOÃO LEAL




O «COSTELETA» HUMBERTO GOMES, «SÓCIO HONORÁRIO DA A.B.A.»
Mediática figura do desporto algarvio e nacional o costeleta Humberto Gomes, a quem apresentamos as mais efusivas felicitações pela merecida distinção, foi proclamado «Sócio Honorário da ABA - Associação de Basquetebol do Algarve», num preito de justiça a quem tantos e tão relevantes serviços tem prestado à popular modalidade desportiva da «bola ao cesto». Recorda-se a propósito que a atribuição de tal título ocorrera, pela última vez, há trinta e nove anos, sendo então distinguidos três saudosos desportistas - Abílio Gouveia e Joseph Lisboa, de Olhão e António Labisa, de Albufeira. Um outro costeleta e também olhanense, Eduardo Cruz, é o dedicado presidente da Associação de Basquetebol do Algarve.
 

JOÃO LEAL
 

TRÊS COSTELETAS NA EQUIPA DO OHANENSE (1956/57)
Recente edição do quinzenário «O Olhanense», órgão do Sporting Clube Olhanense, inseriu na rúbrica «Álbwn de Recordações» a notícia e a fotografia de uma equipa daquela histórica agremiação, a que a nossa Escola está tão profundamente ligada, com a presença de três nossos colegas. Foi durante um jogo da II Divisão em Almada, contra o clube local que os algarvios venceram por 1 - O, sendo o golo apontado pelo saudoso Nuno na transformação de uma grande penalidade. Para além do marcador presentes também o já falecido Humberto Ferreira e o, ainda felizmente vivo e a quem saudamos com a amizade de sempre, Manuel João Poeira.
JOÃO LEAL









    O COSTELETA CASIMIRO DE BRITO APRESENTA LIVRO EM LOULÉ

        O nosso prezado colega Casimiro de Brito (Casimiro Cavaco Correia de Brito), um dos mais sonantes nomes da poesia portuguesa contemporânea, apresenta no dia 9 de Fevereiro (Sábado), pelas 15h30m na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andersen, em Loulé, seu concelho natal (14 de Janeiro de 1938), o novo livro «Uma Lágrima que Cega», ampliando desta feita para cerca de 4 dezenas as obras de sua autoria (poesia, romance, ficção, ensaio, etc.), uma grande parte das quais traduzida em mais de uma de quinze idiomas. Poeta, ensaísta e ficcionista, Casimiro de Brito, veio «menino e moço» para Faro, a fim de ingressar na Escola Técnica Elementar Serpa Pinto, fixando residência junto à Igreja de ao Pé da Cruz e prosseguindo os estudos na Escola Industrial e Comercial de Faro, onde completou o Curso Geral de Comércio. Em 1956 criou no jornal «A Voz de Loulé» a página literária «Prisma de Cristal», seguindo no período de 1958 a 1964 a direção da coleção de poesia «A Palavra» e fundou e dirigiu com o poeta farense António Ramos Rosa os «Cadernos do Meio Dia». Entretanto passo~ alguns anos, como emigrante, na Grã Bretanha e Alemanha, donde regressou em 1971, encetando uma brilhante carreira de funcionário bancário, da qual se encontra aposentado. É detentor de inúmeros prémios literários, entre os quais os de «Leopold Senghor» (2002) e do «Pen Clube Português» ( 1978) e de várias distinções, em que se inclui a «Medalha de Ouro do Concelho de Loulé». No ano de 2008 foi agraciado pelo Presidente da República com a Comanda da Ordem do Infante Dom Henrique.
      A presença de muitos «costeletas» nesta tarde 9 de Fevereiro em Loulé é um ato de fraterna solidariedade  e de profunda amizade e admiração para um «costeletas», que é um dos valores maiores da nossa Escola.
          João Leal