sexta-feira, 8 de março de 2019

NOTÍCIAS DO JOÃO LEAL



QUE A SEMENTE CAIA EM BOA TERRA ...
Decorreu, há dias, nas instalações da nossa Escola, uma reunião que classificamos da mais relevante importância, entre as direções das Associações dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira (AAAETC), representada pelo presidente Florêncio Vargues e o Prof. Eurico e dos atuais alunos, visando o aprofundar do estreitamento dos laços de cooperação entre as duas entidades. Aceite foi o convite para os «jovens costeletas» estarem presentes nas próximas atividades dos Veteranos (dias 6 e 13 de Abril, respetivamente Romagem ao Cemitério da Esperança, em Faro e homenagem póstuma ao Dr. Emílio Coroa, bem como Missa na Igreja de São Francisco, e às comemorações do aniversário da primeira destas Instituições, como entrega do Prémio ao Melhor Aluno 2017/18). 
Lançada também a petição para que os «costeletas de hoje» colaborem numa renovação dos quadros associativos, atuando junto de familiares, conhecidos e amigos para se tomarem sócios da AAAETC, numa motivação intergeracional e que pode constituir a grande base para o futuro da Associação.

NOTÍCIAS JOÃO LEAL



MOSTRA BIBLIOGRÁFICA

CASIMIRO DE BRITO

Na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, na Alameda João de Deus (antigo Matadouro) e paredes meias com a nossa Escola, encontra-se patente, durante todo o mês de Março, uma mostra bibliográfica dedicada a dois grandes poetas algarvios: o falecido Dr. Emiliano da Costa, talvez o mais algaravista dos vates do Algarve, que nascido em Tavira viveu em Estoi e o «nosso» Casimiro de Brito, natural de Loulé e que ao vir para a Escola Serpa Pinto passou a residir em Faro e é hoje uma das grandes referências da arte poética europeia. Nesta exposição, que se integra na série, «Poetas do Algarve», para além dos currículos em que no caso do Casimiro se faz referência à Escola figuram livros das primeiras edições. Ensejo seguro, mais um, para dar uma saltada à Biblioteca e dar como que um afetuoso abraço simbólico ao ilustre «costeleta».