terça-feira, 12 de março de 2019

CURRÍCULO DUM COSTELETA UNIVERSITÁRIO



PROFESSOR DOUTOR VASCO MANTAS,
UM «COSTELETA» QUE NOS ORGULHA


"Eleito Membro de Mérito da Academia Portuguesa de História"
(Foto da cerimónia)
«Considero esta distinção também uma honra para a Escola Industrial e Comercial de Faro, onde frequentei as Seções Preparatórias para os Institutos Industriais, entre 1960 e 1962. Não me coibi, na cerimónia de apresentação à Academia, em Janeiro deste ano, de referir essa fase da minha vida e a excelência do ensino ministrado nas chamadas Escolas Técnicas», foi este o vibrante testemunho expresso pelo «costeleta» Professor Doutor Vasco Gil da Cruz Soares Mantas, em carta enviada à Direção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, de que é dedicado e devotado membro.
A distinção a que se refere foi a sua eleição para «Membro de Mérito da Academia Portuguesa da História», prestigiada Academia sucessora da Real Academia da História, fundada por D. João V e da qual também fez parte outro «costeleta», já falecido, o Professor José António Pinheiro e Rosa, que lecionou vários anos na nossa Escola
O Professor Doutor Vasco Gil da Cruz Soares Mantas, de quem muitos «costeletas» se recordarão, nasceu em Lisboa (1942), fez os estudos secundários em Évora, Faro e na capital, havendo prestado serviço militar (1964 / 1977) na Arma de Cavalaria e é diplomado com o «Curso de Defesa Nacional» do Instituto da Defesa Nacional (1991/92). Em 1983 fez a sua formação em teledeteção espacial em Toulouse (França). Obteve o Doutoramento em Arqueologia pela Universidade de Coimbra, com distinção e louvor por unanimidade, em 1997 e desde esta data até à aposentação (2008) foi Professor da Faculdade de Letras da referida, histórica e prestigiada Universidade. Realizou escavações para estudos arqueológicos em Conimbriga e na Vila Romana de São Cucufate (Vidigueira), Coordenador do Projeto «Cidade de Ammaia (Marvão), como Assessor da Universidade de Évora, entre os anos de 1997 a 2006. A investigação do Professor Doutor Vasco Mantas centra-se na rede viária e urbanismo romanos e temas de história marítima e geoestratégica, havendo publicado cerca de 200 títulos. Foi Coordenador da Comissão Interuniversitária de Arqueologia do CRUP e é investigador integrado do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e colaborador do Museu Nacional de Arte Romana, em Mérida (Espanha). Para além de tudo isto e muito o é este nosso antigo colega é Membro de Mérito da Academia Portuguesa de História e Membro Emérito da Academia da Marinha, entre outras instituições científi­cas e cívicas.
Com a promessa de se deslocar ao Algarve para participar no almoço anual (Junho) dos antigos alunos da Escola Tomás Cabreira, o que muito nos rejubilaria, o Professor Doutor Vasco Mantas, que neste momento está envolvido, para além de outras tarefas, na preparação de um Colóquio em Coimbra, onde reside, comemorativo do «Dia da Marinha» ao descrever-nos de forma sucinta o seu valioso currículo, lança-nos a todos esta mensagem: «Entenda-se que apenas procuro mostrar aos de agora e lembrar a alguns dos antigos que o Ensino Técnico era uma boa Escola, fornecendo bases sólidas, mesmo para os que, como eu, mudaram de rumo e enveredaram por outras áreas».

JOÃO LEAL