quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010


Do Correio

Em Dezembro geralmente troco e-mails com uma Senhora que já ultrapassou a idade de 90 anos , residente na cidade de São José na Califórnia, USA .
Cada vez que o faço me vem á memória ocorrências dos finais da década de 40 e início de 50 !
Entre elas uma coluna formada por rapazes fardados entre 06 a 12 anos que vinha marchando pela rua do Bom João actual Rua José de Matos ao fim da tarde e virava na Rua Antero do Quental , os quais faziam de manhã a marcha em sentido Inverso . Simplesmente iam ou voltavam do Dormitório onde pernoitavam na qualidade de Internos do Instituto D. Francisco Gomes ( casa dos Rapazes ) . Alguns dos quais iriam mais tarde ser meus colegas Costeletas , me recordando na minha turma do Alexandre , o Frade , o Ferrinho Pedro , outro cujo nome não recordo e iniciou a actividade profissional no tribunal de trabalho , e vários que conhecia de outras turmas e convivência , tendo anos mais tarde sucesso como conquistador local o Número 5 .
Essa Recordação se deve ao facto da Dª. Beatriz ter sido esposa do Sr. Ramos que era precisamente nessa época o responsável pelo executivo da Instituição .
Fundada em 1942 e oficialmente constituída no ano de 1944 , uma época difícil que levou um grupo de cidadãos Farenses cujas identidades desconheço a constituir a mesma , com objectivo de dar um lar a algumas crianças abandonadas na cidade e outras de famílias super carentes .
Numa época em que muitas crianças a partir dos 06 anos eram entregues a outras famílias para começar a trabalhar “ como criados/as de servir “ os meninos nas hortas e as meninas na cidade ( sendo quando mais velhas denominadas de sopeiras ) a idéia da Instituição foi uma das coisas boas e valorizou a cidade porque deu a esses cidadãos a hipótese de mudarem seu destino e terem Sucesso de acordo com seus méritos .
Os dados que tenho são os da memória , sei que os promotores fizeram campanha agressiva para adesão de associados pela forma que ouvi uma pequena comerciante se queixar de ter sido visitada por pessoas influentes ( diga-se credores entre eles ) para ser associada sem ter hipótese de recusar .
Suponho até que teriam de início mais associados que actualmente ?
Quanto ao nome da Instituição D. Francisco Gomes , o mesmo foi um Bispo a que se deve uma parte da reconstrução e outras obras da cidade depois dos estragos do Terramoto de 1755 , como exemplo o Arco da Vila entre outros ainda existentes , sendo justo a homenagem que lhe foi feita.
Na realidade a gestão da casa dos rapazes estava dependente da Polícia de Segurança Pública de Faro , sendo após a saída do Sr. Ramos aproximadamente em 1957 , sido substituído pelo Chefe de polícia Sr. Manuel José , e foi nessa gestão que foi comprada a primeira carrinha para transporte dos produtos de consumo . Sei que a gestão Posteriormente passou para o Costeleta Matos que modernizou a instituição e teve ? influência na sua democratização , porque na época em que a conheci ( diga-se como morador no Bom João ) nunca ouvi falar de Órgãos Sociais .
Visitei a casa dos rapazes algumas vezes nos anos 50 e me recordo das instalações que nas traseiras tinham a casa de costura , cozinha e refeitório , enquanto na frente ficava a sala de aula cuja professora esposa do José Grelha morava numa casa na estrada do Bom João antes da residência do Sr. Ramos .
Li algures que em início se desenvolveu alguma actividade agrícola e criação , sobre a qual não vi vestígios .

Há quase 50 anos que perdi contacto com o desenvolvimento da Casa dos Rapazes , mas é com admiração que temos na cidade uma Instituição de que a cidade de Faro se Orgulha .
Saudações Costeletas
António Encarnação

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro António.

Justa evocação.

O Ferrinho Pedro que falas foi da minha turma no ciclo e aí vai o telefone dele.

TM 965 866 517

De lá estudaram muitos na Escola e ocuparam grandes lugares no mundo das empesas e no campo desportivo.

Um ab. do
JBS