segunda-feira, 29 de dezembro de 2025
INFORMAÇÃO
Na qualidade de Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira desejo a todos os costeletas e todas as costeletas um PRÓSPERO ANO NOVO com SAÚDE e PAZ em todo o MUNDO.
quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
Crónica de Faro
João Leal
CRUZ LUSA, A JUSTIÇA QUE FALTA
Corriam os primeiros dias do mês de Janeiro do ano 23 do século passado. Faro assistia à inauguração oficial da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, denominada de «CRUZ LUSA». Era o corroborar de um esforço titânico desenvolvido por um conjunto de homens generosos, entre os quais citamos os nomes do eng. Ataíde Ferreira, do Comandante Nunes da Cruz e muitos outros, a cujas honradas memórias pedimos perdão de não os citar. Primeiro foi derrubar o troço da muralha para erguer o actual e sempre, não obstante todas as promessas e projectos, quartel. Tal constitui um dos «calcanhares» desta cidade capital sulina. Memórias que nos vêm dos relatos feitos, éramos crianças, por meu avô paterno e por meu saudoso pai que, dada a sua juventude na altura, teve que se inscrever como cadete. Volvidos mais de cem anos quase tudo continua igual nem mesmo os factos vividos pela valorosa «CRUZ LUSA». Os carros continuam na rua e hão-de continuar, ao que previmos por muitos e muitos anos. Um desafio que se coloca, entre muitos outros, à nova equipa de gestão municipal, presidida pelo Dr. António Pina. Para já as merecidas felicitações à Corporação a quem Faro e o Algarve devem tantos e tão insubstituíveis acções.
Há dias faleceu o que foi um dos mais dedicados «bombeiros voluntários». Era nosso amigo, partilhando a Tertúlia do Café, na Praça de Alandra, hoje grandemente desfalcada e quase inexistente (mortes de Brito Figueira, Mário Piçarra, António Fantasia, José Clemente, etc.). Por isso endereçamos á «CRUZ LUSA» e à Família do saudoso extinto. que era Chefe do Quadro Honorário da Corporação a expressão do nosso profundo pesar. O Chefe José Clemente foi um bombeiro voluntário a 100%. Paz à sua alma!
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
CRÓNICA DE FARO
JOÃO LEAL
SALVÉ 2026
Com esta crónica inicia-se um Novo Ano, o de 2026, pelo que desde já nos apraz desejar as maiores felicidades a todos os nossos leitores e amigos, a quem formulamos no arranque desta caminhada os votos sinceros dos melhores êxitos.
Bem o necessitamos, aliás, nas mais diversas áreas seja-o a nível local como na Nação por inteiro. São os casos da saúde, com a persistência dos serviços ou dos hospitais a fecharem consecutivamente e a ser cada vez maior o número de ocorrências de parto a terem lugar nas ambulâncias (porque desapareceram as antigas e prestáveis «parteiras», que em cada local as havia e bem hábeis eram), na educação e na justiça, para não mencionar muitas outras actividades que bem mal estão.
Esse criado serviço de apoio aos emigrantes (que apoios? o porquê das esperas?)...
No que respeita ao nosso Concelho de Faro, com um novo Presidente recém eleito e uma nova Vereação é de aguardar, com esperança, essa votada mudança e pensar que a terra farense vai crescer para bem de todos e não apenas de alguns.
O péssimo estado das infraestuturas, sejam-no hídricas, rodoviárias ou outras representam um acto de coragem (deixar obra «enterrada», não dá votos, dizem-nos) e de investimento público.
Chega de lamentações, que ainda agora um Ano Novo. Que ele seja feliz para todos, aceite o nosso sincero voto!
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Desafiando o óbvio no jogo, na liderança e na vida,
"ensinou a todos a sermos melhores" ...
... Com a apresentação da sua biografia no recente livro "Manuel o (des) treinador Cajuda", ficámos a saber mais sobre a sua experiência, a sua vida que, em jeito de introdução, Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, do Brasil, referia : "No futebol, como na vida, há pessoas que nos tocam antes mesmo de nos cruzarmos com elas, Pessoas que, pelo exemplo. pela autenticidade pela simplicidade e pela forma como vivem o jogo, inspiram sem precisar de muitos rodeios ou palavras caras. O Mister Manuel Cajuda é uma dessas pessoas. O Mister Manuel Cajuda pela força da sua autenticidade. tornou-se uma figura incontornável do futebol português. Um homem transparente, verdadeiro, genuíno e autêntico". Para, em jeito de rodapé, ainda (mais) o 'mimosear' : "Que privilégio termos tido um homem assim no nosso futebol. Que privilégio podermos aprender com ele. Que privilégio podermos agora lê-lo, na primeira pessoa. Desfrutem Vale a pena".
Esta a sugestão/desafio deixada por Abel Ferreira, treinador de sucesso no Brasil, um testemunho de inegável valor. A que se seguiu, no prefácio, o 'retrato' de um dos melhores treinadores do Mundo, José Mourinho : "Conheço o Manuel Cajuda há muitos anos. Não é daqueles homens que passam despercebidos. Nem no banco, nem fora dele. Tem presença, tem ideias, tem coragem. E tem algo que, no futebol de hoje começa a escassear ; autenticidade". Para, no desfiar da 'meada' : "O Manuel Cajuda era daqueles treinadores que chegavam ao balneário antes de todos e saíam depois. Que sabiam o nome do roupeiro, do cozinheiro e do miúdo que apanhava bolas. Que conquistavam respeito não por gritar, mas por ouvir. Por estar. Por sentir. Um treinador que nunca deixou de aprender e de partilhar". Indo ao âmago da questão, o 'special one', mais nos dá a saber : "O Manuel Cajuda foi sempre isso : um treinador que pensa nas pessoas que jogam futebol. Com dúvidas, com certezas, com paixão. Quis estar onde podia ajudar. Onde podia fazer a diferença. Por isso gosto tanto do título (des) treinador". Razão pela qual : Desafiando o óbvio no jogo, na liderança e na vida (ainda) suscitando o que Manuel Cajuda fez na 'rota' sulcando 'mares', por vezes alterosos : "ensinou a todos a sermos melhores".
(Des) treinando, percebido que está o permanente desafio do óbvio no jogo, situemo-nos na liderança, onde Manuel Cajuda se inspirou : "A liderança é uma forma de pensar, uma forma de agir e, muito importante, uma forma de comunicar" - made in Sir Alex Ferguson -, e, da 'massa' de que é feito, sabendo estabelecer um feed back entre o emissor e o recetor : "Sempre acreditei que a melhor forma de liderar uma equipa é através da paixão e da empatia. Se os jogadores sentirem que o treinador é apenas um chefe distante, que dita regras sem compreender a realidade do grupo, nunca vão dar o seu melhor. Mas se perceberem que há uma relação de confiança e respeito, vão entregar-se ao trabalho com dedicação".
Sendo genuíno, autêntico, Manuel Cajuda sustenta a sua tese : "Nunca fui um treinador que se colocasse num pedestal, distante do grupo. Sempre me vi como parte da equipa. A verdadeira liderança não se exerce no topo de uma pirâmide, mas sim no centro de um círculo. O treinador não está acima da equipa, mas sim ao lado dos seus jogadores, ao mesmo nível, partilhando desafios, decisões e responsabilidades", rematando, não com 'o pé mais à mão', antes com a clarividência de quem sabe diferenciar o 'vão por ali' do 'sigam-me' : "Liderar é ser parte do grupo, sem perder a capacidade de tomar decisões difíceis e assumir riscos. E estar ao mesmo nível não significa que não haja disciplina. Pelo contrário. Mas a disciplina é mais eficaz quando aplicada com bom senso".
Refere o 'escritor' do livro Tiago Guadalupe, : "Entre memórias, reflexões e aprendizagens, Cajuda partilha a sua visão de um futebol simples, humano e apaixonante, onde treinar é, tantas vezes, desaprender, desmontar e reconstruir".
Manuel Cajuda, que treinou desde Portugal até às longínquas Egipto, Dubai, Tailândia e China, tem revelado grande resiliência e capacidade de adaptação, como se constata, pertencendo a uma raça de 'costeleta' com garra, determinação e espírito de camaradagem, diríamos mesmo de solidariedade para com os seus pares, não sendo de estranhar a adoção de uma célebre ideia-pensamento de Charles Darwin : "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta à mudanças".
Ninguém vence sozinho
Por último, a fechar este time out, as 'coisas' da vida, e de coração aberto : "No futebol, como na vida, aprendi que o verdadeiro sucesso não está apenas nas habilidades individuais, mas na capacidade de transformar talentos isolados em algo maior do que a soma das partes". E, uma vez mais, crente : "Sempre acreditei que o futebol é muito mais do que um jogo. É uma história contada a várias vozes, um palco onde cada ator tem o seu papel, mas onde o sucesso do enredo depende da harmonia do conjunto". Para nos deliciar, com todo o sentido : "Aprendi isso da forma mais honesta : com erros, desilusões e, acima de tudo, com a humildade de perceber que ninguém vence sozinho.
E, qual cereja no topo do bolo, corporizando que, de facto, "não há remates à baliza, há pessoas que rematam à baliza" - made in Manuel Sérgio -.
Ter estado com Manuel Cajuda
Pela nossa parte, que acompanhámos e convivemos com Manuel Cajuda, partilhando os mesmos balneários, durante mais de cinco épocas consecutivas, em três cubes diferentes : Olhanense, Portimonense e Louletano, dizer que foi, por tudo e em tudo, um enorme privilégio ter feito parte das equipas técnicas lideradas pelo 'Ti Manel' - refere-o José Mourinho -, cimentando uma amizade, um respeito e uma admiração recíprocas, que nos leva a que, ainda hoje, no dia a dia, comunguemos de duas sublimes (!) ideias-pensamento de dois grandes mestres - porque sábios ! -. Um, mestre Manuel Sérgio ; "Só se sabe aquilo que se vive". O outro, António Damásio : "Antes de chegar ao saber é preciso percorrer o ser e o sentir".
Na oportunidade e porque já a vivenciarmos a Quadra Natalícia, a todos e a todas, um Feliz Natal e um Bom Ano Novo, com alegria, boas realizações e amor.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE
MAIS UM PRÉMIO EUROPEU PARA OLHÃO
Desta foi-o na área da tecnologia aplicada. A prestigiada firma olhanense, de que é CEO o conhecido empresário Pedro Marcelino ganhou em Budapeste num contexto europeu que envolveu 908 candidaturas de 22 países, o 1º prémio do «Est juspsteste» com soluções informativas para o telefone fazer a leitura do estado em que se encontram os pavimentos das artérias.
De Olhão para a Europa toda uma aptidão tecnológica elucidativa de que somos capazes de competir com os melhores. Da Europa para a Olhão um 1º prémio na área do trânsito e comunicações no valor de 10 mil euros, com todo o alto e valioso reconhecimento do mundo pela valia exibida.
Depois de uma afirmação na importante indústria alimentar conserveira eis-nos com as portas abertas para a conquista de um lugar de evidência entre o pelotão da frente dos mais avançados tecnologicamente.
As nossas felicitações à equipa vencedora deste galardão que prestigia o Olhão Industrial e os seus obreiros.
João Leal
CRÓNICA DE FARO
JOÃO LEAL
NATAL! BOAS FESTAS!
É um tempo diferente, singularmente próprio, com referências únicas e intrínsecas, que não sucedem em mais nenhuma época anual. Esta época natalícia vai desde as mais saudosas evocações de pessoas e factos ao formular, com decidida verdade, aos votos dos maiores êxitos. Que outro não é nem seja a lealdade das Boas Festas desejadas nesse amplexo firme que une pessoas e terras.
As luzes de há decoram as ruas principais e com destaque assumido para as três mil lâmpadas coloridas que nos saúdam desde o cair da tarde do1º Dezembro da sempre aberta a quem procura um exigível colo desde a Casa da Criança e onde tantas crianças encontraram uma casa e um colo.
Natal é acima de tudo e consubstanciando o histórico nascimento do Menino Deus há cerca de dois mil anos na Belém que hoje com a guerra contraria os cânticos daquela Noite Santa de «Paz na Terra aos homens de boa vontade».
É essa disposição assumida e querida que nos empurra, de alma e coração para que o Natal possa acontecer no mais íntimo de cada um em cada instante da vida.
Este é o voto que desejamos a cada um dos nossos leitores e amigos com quem nos encontramos com todo o afecto semanalmente nas páginas do «Jornal do Algarve».
Feliz Natal, amigo leitor!
NOTA de PESAR
Como Presidente da Direção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira cumpre-me dar a conhecer aos colegas costeletas que faleceu um colega costeleta de seu nome Augusto Martins :
Como Presidente da Direção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás aqui expresso os sentidos pêsames à sua Família. Que descanse em Paz. Amém
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
NOTA de PESAR
A Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira ( Escola Industrial e Comercial de Faro) expressa os sentidos pêsames à sua Família. Que descanse na Paz do Senhor. Amém
sábado, 6 de dezembro de 2025
ALMOÇO E HOMENAGEM A DOIS COLEGAS COSTELETAS
Almoço da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, realizado na cantina da Escola no qual foi prestada homenagem à Isabel Maria Coelho e a Rogério Coelho pelo trabalho desenvolvido em prol da Associação e do jornal O Costeleta, órgão da referida Associação.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
CRÓNICA DE FARO DE
JOÃO LEAL
O «ELISEU DO MONTENEGRO....»
É uma das mais proeminentes figuras do turismo algarvio. Há dia, depois da brilhante gala que decorreu na excelência do teatro «Kapital», na capital espanhola, a cidade de Madrid, Eliseu Correia, passou a ser também o «maior da música electrónica portuguesa».
É que Eliseu Correia, conhecido pela generosidade dos seus gestos humanitários, recebeu o prémio destinado ao responsável pela venda maior entre os portugueses dos «Electronic Music Awards». Um êxito que por todos nós partilhamos pelo orgulho que temos neste Algarvio, posto que nascido na cidade alemã de Hamburgo. Os «Bubba Brothers», projecto de que é responsável têm vindo a ganhar mais e mais espaço, conquistando novos públicos aqui e além-fronteiras, pois são vários os espaços que conhecem em directo mérito do seu valor.
Aquele a quem muitos chamam de «Mr.Turismo» pela sua comprovada e marcante experiência da que é a mais importante actividade económica do Algarve», recordando-se o seu labor nalguns dos principais hotéis algarvios, no sector importantíssimo do rent-a-car (aluguer de automóveis) e nos contractos da vinda de turistas, que fazem do operador, que detém na cidade de Olhão, o E.C. Travel, um dos maiores a trazer «gentes de estranjas terras» para a Terra - Mãe.
A despeito do «Eliseu do Montenegro» ter nascido na Alemanha (Cidade de Hamburgo) frequentou o Liceu João de Deus, em Faro e é um verdadeiro algarvio, daqueles que gostaríamos houvesse mais uma centena.
Parabéns, Eliseu, pela distinção havida no «Kapital», em Madrid.
CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE
UM PÉ EMFARO E OUTRO EM OLHÃO
É um estrondoso êxito que pode e deve ser partilhado por todos os algarvios, de modo próprio as amigas gentes de Olhão e de Faro. Em Madrid, a capital espanhola, durante a gala promovida para o efeito na excelência do Teatro Kapital o assumido algarvio e que, como poucos tem feito pela nossa «Terra Mãe», Eliseu Correia, o top do operador turístico E.C. Travel («Prémio Nacional das P.M.E.) recebeu o 1º prémio dos «Vicious Electronic Awards» para o maior número de vendas entre os portugueses.
Nascido em Hamburgo (Alemanha), na saga do dossier «emigração» Eliseu Correia, para além de um cidadão exemplar, é o líder do projecto de música electrónica «Bubba Brothers». De êxito em êxito, actuação após actuação, o sucesso tem sido uma constante e cada vez se torna mais o «nº 1» em Portugal e em inúmeros países estrangeiros. O prémio agora recebido concretiza esse acolhimento geral e abre novos e amplos caminhos a um merecido reconhecimento geral.
Aquele que hoje é considerado um dos principais operadores do Algarve, dirige com o muito saber e experiência que unanimemente lhe são reconhecidos na hotelaria (onde ingressou após concluir o ensino liceal no Liceu João de Deus, em Faro), no rent-a-car e no «incoming» é o responsável primeiro da «E.C. Travel», com sede nesta cidade de Olhão.
João Leal
quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
segunda-feira, 1 de dezembro de 2025
INFORMAÇÃO: ALMOÇO SOLIDÁRIO de NATAL A Direção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira criou um evento denominado almoço solidário a realizar no dia 20 do próximo mês de dezembro no refeitório da Escola Tomás Cabreira. Este almoço está aberto a todos os costeletas, Professores, funcionários e alunos da Escola Tomás Cabreira. Informamos que o seu custo é de 10.00 € (euros) por pessoa.Por se tratar de um almoço solidário pedimos que cada elemento nos traga um bem alimentar ( como por exemplo: arroz,massa, grão, feijão, leite ou azeite) para ser entregue a uma instituição de solidariedade social que neste caso é a Redfood.As inscrições devem ser feitas até às 11.00 horas do dia 15 de dezembro para efeitos logísticos em relação à organização e à cozinha.Informamos que haverá animação musical com DJ - Nuno Silva.A ementa será divulgada o mais breve possível mas não faltará orespetivo bacalhau.As inscrições devem ser dirigidas para :Eurico Bárbara -.962 865 312 968 925 921Florêncio Vargues -.924 067 639
Subscrever:
Comentários (Atom)