quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

APONTAMENTOS











NOTAS SOLTAS.

1- Parabéns e um grande abraço ao JOÃO LEAL que aparece em grande e trouxe simplesmente uma grande dinâmica ao blogue. João, és o maior.. indiscutivelmente...
2- Parabéns ao Raminhos Bispo que não tenho o prazer de conhecer mas quero felicitá-lo pela obra produzida e que disponha deste espaço se achar
que lhe pode ser útil.

3 – Os meus sinceros parabéns aos "COSTELETAS ESCRITORES" , em particular ao
«UM CONTO DE SONHAR A REALIDADE»DE MARIA DE JESUS GUERREIRO BISPO

4 – Mais uma vez parabéns à MARIA JOSÉ FRAQUEZA, poetisa e escritora.

5 – AMANHÃ, vamos À FUZETA almoçar com eles, os costeletas JOÃO MALAIA, MANUEL JOÃO POEIRA, o JOÃO PARRA , o NUNO AGOSTINHO, o VICTOR CARONHO, o ANTÓNIO PAULO mais grandes figuras do desporto de OLHÃO, os amigos MATIAS, REINA, MADEIRA e FONTE SANTA.

NÓS: Os costeletas JÚLIO PILOTO, ZÉ FELIZ, ZECA BASTO, BRITO SOUSA, HUMBERTO GOMES, ANTÓNIO VIEGAS, JOSÉ REIS e MÁRIO PROENÇA.

6 – SONETO

PARA O JOÃO LEAL

Velho João, colega, companheiro e amigo....
Não nos abandones e de vez em quando aparece
Vem-nos visitar e constata o caminho que sigo
E se este espaço que também é teu me merece

Quando tu chegas isto mexe mesmo ... a sério
Essa ideia dos costeletas escritores é bem feliz
Coisas lindas que podias trazer e são mistério
Ainda ....que escrevesses para nós eu sempre quis

E que ajudes estes já velhos mas jovens escritores..
Que acreditam que não serão mais sonhadores....
A tua ajuda João, seria uma boa prenda de NATAL...

E para ti amigo, nestes versos vai a minha amizade
Os valores dos costeletas; a honradez e a saudade
Porque tu mereces tudo isso ó companheiro João Leal.

Texto de
JBS

UMA "COSTELETA" ESCRITORA E POETISA

O ALGARVE HOMENAGEOU A «COSTELETA» MARIA JOSÉ FRAQUEZA



Constituiu expressiva manifestação do muito, merecido e elevado apreço que desfruta nos mais diversos meios algarvios, designadamente os que se prendem com a Cultura e a Comunicação Social, a homenagem que, por iniciativa da ASORGAL (Associação dos Órgãos de Comunicação Social do Algarve, foi prestada na Fuzeta, sua terra natal, à nossa colega, a escritora Maria José Fraqueza.
Foi a mesma presidida pela Dra. Isilda Gomes (Governadora Civil do Distrito de Faro), numa expressão institucio-nalizada do âmbito de todo o Algarve nesta homenagem.
Entre as largas dezenas de participantes viam-se muitos «costeletas», entre os quais o nosso Presidente da Assembleia-geral, Joaquim Teixeira.
No Cinema Topázio decorreu uma sessão solene, onde vários oradores destacaram as, internacionalmente, conhecidas qualidades da homenageada, já que a sua obra literária, constituída por mais de uma dúzia de livros em texto e prosa, se estende a outros países, casos do Brasil e da Itália, onde tem conquistado inúmeros galardões. Seguiu-se pelo Padre Alberto Teixeira (Pároco da Fuzeta) a bênção da «Casa Museu Maria José Fraqueza», que depois foi inaugurada e de que sugerimos seja visitada por todos os colegas, inclusive a organização pela Direcção da Associação de uma visita com um convívio na Fuzeta, alfobre de tantos costeletas.
A homenagem encerrou com um animado almoço de convívio, a que se seguiu um sarau musical com artistas fuzetenses, dirigidos pelo conhecido artista Domingos Caetano, representando a Associação Cultural Fuzetense.
Para a nossa sempre estimada «Zézinha», orgulho da malta da Tomás Cabreira, os nossos parabéns e os votos das maiores felicidades!
João Leal
Colocado por Rogério Coelho

"COSTELETAS ESCRITORES"

«UM CONTO DE SONHAR A REALIDADE»
DE MARIA DE JESUS GUERREIRO BISPO


Com uma regularidade impressionante, como se transcrevesse para o papel as histórias e contos que narra aos netos a nossa prezada colega, a «costeleta» Maria de Jesus Bispo Guerreiro, prossegue a edição periódica dos seus livros infantis. Mais uma ex­colega que no mundo das letras e, neste caso, no específico universo da literatura infantil, marca destacada presença, no panorama nacional. Desta vez trata-se do livro ilustrado «Um conto de sonhar a realidade», que foi apresentado na Loja FNAC, no Algarve Shopping, na Guia (Albufeira).
As nossas felicitações!
João Leal
Colocado por Rogério Coelho

UMA IDEIA DO COSTELETA JOÃO LEAL

João Leal


NA BIBLIOTECA De TOMÁS CABREIRA
UMA ESTANTE DE «AUTORES COSTELETAS»

É, felizmente, de grande índice de produtividade, a permanente edição de livros cujos autores são antigos alunos da Escola Tomás Cabreira, quer tenham uma consonância nacional, como acontece no caso dos consagrados Casimiro de Brito, Mário Zambujal e outros, como numa abrangência de âmbito regional.
Neste Boletim da nossa Associação, um forte elo a concretizar os propósitos de «Vitalidade, Fraternidade, Solidariedade», raro é o número em que não temos o grato ensejo de ler novas obras de autores que partilham connosco este honroso e honrado título de haverem sido «costeletas».
Seja em poesia ou prosa, nas diversas variantes que os géneros comportam, eles identificam a par do valor intelectual e criativo dos seus autores, o facto dos mesmos haverem recebido uma formação académica nesta Escola e a dedicação profissional e competência didáctico - pedagógica dos seus sempre lembrados Professores.
Esta profícua actividade editorial fez-nos ocorrer a ideia de ser criada na Biblioteca da Tomás Cabreira uma secção exclusivamente dedicada a obra de antigos alunos, mediante a oferta dos livros da autoria dos costeletas ou, no caso de omissão, adquiridos pela Direcção da Associação. Depois para não serem apenas peças da Biblioteca a Escola podia promover, no âmbito das aulas da Língua Materna / Português uma semana dedicada a esses mesmos autores.
A ideia aqui fica ....


João Leal


Colocado por Rogério Coelho

NOTÍCIAS DO COSTELETA JOÃO LEAL

«CINQUENTA ANOS DE HISTÓRIA DO FUTEBOL EM FARO»,
UMA OBRA DO COSTELETA RAMINHOS BISPO
Tal como muitos outros seus companheiros do Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes), Raminhos dos Santos Bispo, frequentou a nossa escola Tomás Cabreira e hoje é, com quase toda a segurança, o mais profícuo investigador algarvio de matéria desportiva e obras publicadas. Há dias apresentou em Faro (Auditório da Casa dos Rapazes), com a presença dos Presidentes dos Municípios de Faro e de Tavira e da Instituição e de vários costeletas, o seu último trabalho «50 anos de história do Iutebol eM Faro - 190o/1950».
Trata-se de um 'profundo trabalho de investigação, com quase duzentas páginas e dezenas de fotografias.
Anteriormente Raminhos Bispo, que é empresário gráfico em Tavira, publicara os livros: «Sporting Clube Olhanense - 90 anos de História» (2 volumes - 2002), «25 anos do Clube de Ciclismo de Tavira - 2004» e «Tavira Desportiva (1880-2006), em 2007 e, em co­autoria com António Coelho de Matos, em 2000, «Foto biografia do Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes).
João Manjua Leal
Colocado por Rogério Coelho

CONVIDAM-SE TODOS OS COSTELETAS





























CONVITE

Convido V. Exa. para apresentação do meu livro “VOGANDO NO ESPAÇO” – Poemas que se realiza no Salão de Festas no Sport Lisboa e Fuseta , no dia 13 de Dezembro de 2008, sábado, pelas 15h00.
A Autora

CONVITE

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

Vogando no Espaço

Poemas de Maria José Fraqueza

Maria José Fraqueza


VAMOS TODOS À FESTA...

Nem só os poetas têm direito à vida, não senhor!...
Todos nós gostamos de sorrir e de sonhar também
Por isso, vamos levar todos à Zezinha uma flor...
E dizer-lhe: obrigado ó poetisa ... pela mensagem

Que nos deixas nesses versos que saem dentro de ti
Tão lindos e tão belos, tão meigos e tão... tão ternos
Que nos trazem a felicidade da vida musicada em si
Nesse som que faz dos teus versos poemas eternos

Que a tua alma receba de nós, estando ou não presentes
O calor humano dos costeletas que nunca estão ausentes
Deixando entrar em si toda a tua poesia; e ainda nos resta...

O perfume duma campanulácea que trazemos escondida
Dentro do nosso coração .para ti, ó grande poetisa da vida
Estaremos todos juntos na luta e vamos todos à tua festa!..

JBS

O IMPORTANTE É VIVER... VIVER...










LA VIE EST BELLE! ....
Este texto é dedicado ao meu primeiro professor de francês, o Dr. Proença, esposo da imensa Professora que foi a Drª Celeste.

Há uma canção francesa que fala da rosa e da sua importância, cujo título é, l´important cést la rose....cantada por Gilbert Bécaud. Esta canção correu o mundo inteiro, certamente por causa da voz poderosa do cantor mas também, penso eu, porque havia uma coisa importante na vida desse homem, a rosa.
Têm que haver coisas importantes na vida das pessoas, para as levar até ao fim com vontade de viver, para as incentivar e lhes dizer que a vida vale a pena, para que surja um sorriso nos corações, para que haja esperança num olhar, para que haja alegria, porque o importante é viver.. viver...
Há cinquenta anos a vida não era assim..
Eu tenho sessenta e cinco anos e nasci naquela zona das hortas um pouco antes da chegada a Faro e, apesar de os meus pais, mãe e padrasto, neste caso, viverem com algum desafogo, havia dificuldades na higiene pessoal de cada um de nós. Havia uma celha onde tomávamos banho aos bocados e sabe-se lá quando. Não havia água canalizada, tínhamos que ir buscar água num carinho de mão à nora da horta do meu avô, os cântaros ás vezes partiam-se, aquilo era o diabo.
Água quente.. nem pensar.
Casas de banho muito poucas e sair de casa para fazer có-có ou urinar era uma chatice, porque coabitavam connosco os bovinos, os muares, cabras e ovelhas, porcos, galinhas, coelhos e mais não sei quê e os detritos dos animais, que eram utilizados como adubo na terra, ficavam por ali á mão e dificultavam-nos a vida
Mas aquilo era malta forte.Não morreu ninguém por causa disso e os que nasceram na década de quarenta, a maior parte deles, ainda foi trabalhar para o estrangeiro, viveram no biddon ville, levantaram a França e a Alemanha dos escombros da Guerra, já voltaram e fizeram a sua vivenda com algum luxo na aldeia.
Foram tempos difíceis, esses, de tal maneira, que, no meu sítio, quando eu tinha dez anos, havia trezentas bicicletas e o automóvel do senhor Joaquim Madeira. Hoje já ninguém anda de bicicleta mas de automóvel.
Estou feliz ó caros amigos porque os tempos mudaram , para melhor, claro e o importante é viver.. viver..
JOÃO BRITO SOUSA