domingo, 28 de dezembro de 2008

JANTAR DE NATAL DA NOSSA ESCOLA







































Foi no dia 18

Estivemos lá e tirámos as fotografias que apresentamos acima.

Foi um belo jantar/convívio em que o Presidente do executivo ofereceu algumas prendas a professores e empregados já aposentados.

Foi projectado um vídeo com fotografias do passado e presente. O Presidente ofereceu a todos os presentes o CD desta projecção.

O evento foi no restaurante O GIMBRAS, de Faro, com um menú excelente.

Rogério Coelho

BOAS ENTRADAS EM 2009


UM BOM 2009

BOAS ENTRADAS PARA TODOS OS COSTELETAS,

são os votos do blogue




( voltaremos em 2/3/01/.2009)


João Brito Sousa

CORREIO do COSTELETA EDMUNDO FIALHO











Caro Brito,
Ao ler o teu artigo, no Costeleta de Novembro, vi lá uma pequena lacuna que quero mencionar:
Em 1950 ou 51, salvo erro, quando entrei para o Ciclo Preparatório, a nossa Escola chamáva-se Serpa Pinto e um ano (?) depois Escola Industrial e Comercial de Faro.
Aproveito para te enviar três fotos, tiradas em 1955, numa Excursão a Coimbra, passando por Nazaré. Terão alguma utilidade ?
Eu lembro-me bem de ti, mas tu talvez não te lembres de mim. No teu "Hoje é Domingo", recordei , com saudade, o Cuco, Moreno,Profesor Américo e esposa (minha explicadora) Mestre Olivio,Mestre Carolino (meu professor de Dactilografia) Alexandre e o, não mencionado, Mestre Mário.
Aproveito, para te desejar um Ano Novo, com muita saude.
Um abraço,
Fialho (sócio nº655)

P.S. Agradecia que o Código Postal, do meu endereço, fosse corrigido.
Foto com o Anibal: A contar da esquerda para a direita, de pé, eu sou o ultimo.

Edmundo Gomes Fialho
465 Fraser
Montreal
Canadá
H 4 M 1 Y 9

fialho@38videotron.ca

MEU CARO FIALHO,

AMIGO e COLEGA .

Viva,
Fiquei radiante por saber que te lembras de mim, uma vez que eu entrei em 1952, um ano depois, de ti,. portanto.
Eu lembro-me perfeitamente bem de ti e do teu primo. e daquela turma do 2º 4 do Curso Geral do Comercio, com o Zé Eusébo, o Jorge Barata, o Sabu, o Óscar de Quarteira, o Macedo,o Edménio que apontou a pistola, Zé Contreiras, justo sousa e companhia.
Muito obrigado pela sfotos são indispensáveis.

Vou colocar este teu mail no nosso blogue que te aconselho a visitares

Vou voltar a ti em breve, mas por agora
vai consultar o bloge da escola, em

http:/oscosteletas.blogspot.com

Um abraço apertado para ti, do

João Brito Sousa

PS - Vai lá ficar também o teu mail para a malta te contactar.. Eu já escrevi alguma coisa sobre essa foto que está no blog. De pé, Alfredo Teixeira, Jorge Cachaço, .???.. e Fialho, em baixo, Donaldo Vitélio, Aníbal e Palminha.

Obrigado pela referência que fazes ao Mestre Mário, um grande homem e amigo
Quem quiser contactar com o Edmundo o mail é:

Fialho38@videotron.ca

Publicação de
JBS

O COMBOIO CORREIO DAS CINCO DA MANHÃ


O COMBOIO CORREIO DAS 5 da MANHÃ


Os alunos que não viviam na cidade de Faro, para se deslocar há cinquenta anos para a Escola, faziam-no quase todos, através do único meio de transporte que existia nessa época: o comboio Correio, que chegava a Faro às sete horas da manhã.

Esta exigência da vida dos alunos da Escola, que foram crianças também, só é possível ser contada por um deles, porque só eles sentiram na pele e viveram os acontecimentos, porque, se for eu a contar aqui, a coisa perde força, porque eu já ouvi contar isso e não vivi, vou recontar e portanto, o impacto será menor.

A coisa começava em Messines e vinha por aí fora até Faro. Apesar de ser bastante cedo, a rapaziada não se fazia rogada e à chegada estava fresca como uma alface, apesar de há momentos atrás, os pais tivessem tido a maior das dificuldades para os preparar para a Escola. .

Falta fazer essa homenagem a todos os Pais, mas sobretudo aos Pais destes alunos, que ao frio, calor ou outra temperatura qualquer, preparavam os filhos e os lançavam para a vida, melhor, para o comboio das cinco da manhã.

Estas crianças foram uns heróis, porque iam todos os dias e vinham todos os dias do e para o seu local de trabalho, que era a Escola. E nunca disseram não. E se apenas alguns se licenciaram, todos conseguiram um bom modo de vida.

Às vezes, quase não tinham tempo para dormir, o mesmo para estudar, porque o comboio estava a chegar. Disse-me o Firmino Correia Cabrita Longo, que residia nas Fontainhas de Albufeira, aí a uns bons dois quilómetros da estação, que muitas vezes vinha pela linha, por ser mais perto, porque tinha que apanhar o comboio.

E a mãe a dizer-lhe, tem cuidado meu filho... olha o comboio. Como ficava aquele coração de Mãe?!...

Alguém terá de contar estas histórias para o blogue.

Tem a palavra, melhor, a caneta, o Honorato Viegas.

Texto de
João brito SOUSA

UM BOM DOMINGO COSTELETA


PARA TODOS OS COSTELETAS,


DESEJAMOS UM BOM DOMINGO.




JBS