segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

RECORDAR LUIS CUNHA


RECORDAR LUÍS CUNHA.
por João Brito Sousa


Soube da notícia da morte do Luís Cunha através do mail do Victor Venâncio e do blogue “OS COSTELETAS. Fiquei chocado, apesar dele me ter dito num passado recente, que não se sentia lá muito bem de saúde. Mas não o julgava tão perto do desenlace final.

Conheci o Luís desde sempre lá na Escola Comercial mas ele nunca soube quem eu era porque frequentávamos anos diferentes. O Luís começou por apreciar os textos que eu escrevia para a “DEFESA de FARO” e deixou-me uma ideia para escrever para o jornal “O COSTELETA”.


Pouco tempo depois o Rogério pediu-me uma história para lá também e fiquei escrevinhador. Mas foi o Luís Cunha quem me deu a dica. Isto claro sem desprimor para o Rogério, pessoa de quem sou muito amigo...

Ganhei grande consideração, simpatia e amizade pelo Luís Cunha, quando ele me disse que fotocopiava textos meus e que os apresentava na tertúlia que juntamente com outros havia constituído.

Fiquei banzado com esta atitude de uma pessoa que nem sequer me conhecia e passei a considera-lo como um grande amigo...Que desapareceu agora..

Aqui lhe quero prestar uma pequena homenagem..

LUÍS... DEIXASTE-ME MUITO TRISTE

Porque raio te foste embora.. ó meu caro LUÍS!...
Para mim tu eras daqueles que ficarias eternamente...
E tens apenas uma atenuante se foi Deus que quis..
Levar-te, ó amigo tão cedo do convívio da gente!..

Mas devias pedir um adiamento ó Luís Cunha
Porque todas as coisas têm um momento para se fazer...
Recebeste a ordem de Deus e será que Ele dispunha
Para te levar para a outra margem da vida sem nos dizer.

Luís Cunha .foste agora é porque voltarás um dia.
Não tenhas medo de nada caro amigo a morte é ironia
E tu Luís que foste um amigo.. continua... persiste...

Mas não devias ter deixado iludir-te ó camarada...
Às vezes procuramos por nós e não encontramos nada
Mas essa de te ires embora LÚIS, deixou-me triste.


Ao LUÍS CUNHA,


A propósito do teu texto colocado no blog ”A DEFESA DE FARO” com o título “CARRETILHAS” , termo que não conhecia, direi que efectivamente só conheci dessas brincadeiras, talvez estúpidas, as bechininas e as bombas, que eram bastante perigosas, pois houve muita rapaziada que ficou com os dedos das mãos em muito mau estado, por falta de habilidade no manejo das ditas.

Aconteceu-me isso a mim, dei mecha na bomba larguei-a antes de tempo, joguei-a para fogueira, a bomba não rebentou.... fui buscá-la de novo e ela... pum... mas ainda consegui largá-la a tempo.

Bombas e bechininas de S. João nunca mais... jurei a mim mesmo.


CARRETILHAS, BOMBAS E BECHININAS


Essa coisa da “carretilha” ou pistolas de fogo
Que expeliam jactos faiscantes que desenhavam
Caprichosas figuras luminosas nesse jogo
Jogado entre os carretilheiros que as largavam

Confesso não saber o que são nem as conhecer,
Só conheci as becheninas e as bombas de S. João.
Que largávamos à fogueira e desatavam a correr
E as bombas largavamo-las antes de rebentar na mão.

És tu Luís que dizes que as ditas eram empunhadas
Por manipuladores que as jogavam naquelas noitadas
Onde desenhavam caprichosas figuras luminosas...

E dizes ainda que no barrocal algarvio havia
Combates de carretilhas até quase ao romper do dia
O que tornava aquelas noites mais saborosas.


E agora o texto que eu escrevi e que o Luís mais gostou.

O ESTABELECIMENTO COMERCIAL
FELIZARDO & GLORINHA

Quando eu cheguei a Faro em 52 o estabelecimento comercial FELIZARDO & GLORINHA, já lá estava instalado de armas e bagagens na rua da PSP, como veio esclarecer agora o Luís Cunha.

O estabelecimento era dividido, se bem me lembro, em duas áreas comerciais, uma de mercearias e outra, digamos assim, de comes e bebes.

Além de toda a clientela do bairro, havíamos nós, os alunos da Escola Comercial e Industrial, que consumíamos da zona dos comes e bebes, as célebres sandes de atum, de cavala e de outros.

Para nós, a designação do estabelecimento era indiferentemente chamado de estabelecimento do Ti Felizardo ou o estabelecimento da Ti Glorinha. Dizer vamos à do Ti Felizardo ou dizer vamos a da Ti Glorinha era a mesma coisa.

Todavia, em termos de carinho recebido da parte do patronato, a D. Glorinha era como se fosse a nossa mãe, sempre atenta à nossa estadia ali, sempre preocupada com o que nos pudesse acontecer na cidade, sendo que, esta atenção, era mais direccionada para os montanheiros, como eu e éramos muitos, que não percebíamos nada do que era a Escola nem o que era a vida na cidade

È claro que faziam lá o seu negócio, como faziam também o senhor Manuel dos bigodes e o Coelhinho, que lá iam vender sorvetes e pinhões e um tipo de Olhão, que ia lá vender ratos, um rebuçado grande feito à base de mel, que a gente gostava muito.

Mas na loja da Ti Glorinha é que era bom e a gente ia lá tratar da nossa saúde. Comíamos umas sandes, bebíamos qualquer coisa e toca a andar.

Ainda hoje, falando com os alunos da Escola do meu tempo, quando nos encontramos, lá vem sempre uma referência de saudade das sandes da TI GLORINHA e do TI FELIZARDO.

Por isso tudo, o que quero realçar nesta crónica é o acolhimento que nós recebíamos dessas pessoas, digo FELIZARDO e GLORINHA, que antes de serem comerciantes eram seres humanos e que igualmente nos tratavam como tal A nossa vida estava mais facilitada com a sua presença no terreno. Em caso de necessidade nós sabíamos que eles estavam lá.

Não é porque nos emprestassem dinheiro a juros, não é porque nos vendessem as sandes fiado, não é porque os fizessem descontos nas encomendas ... nem por quaisquer outras milhares de razões... Nada disso.... nada

Nós íamos à do Ti FELIZARDO porque dos proprietários deste estabelecimento recebíamos... tão só... um pouco de carinho e amor ou seja, um pouco mais de calor humano... que foi muito importante para todos nós, que nos estávamos a iniciar na complicada caminhada da vida.

Agora que já terminei esse percurso e estou reformado, quero dizer-lhes muito obrigado Ti FELIZARDO e TI GLORINHA.

É a minha opinião e recordo-os com saudade.

Estejam lá onde estiverem, aí vai para eles, um ALABI... ALABÁ... BUM.. BÁ....que era o grito dos costeletas lá da Escola Comercial, onde aprendemos os rudimentos do Comércio ou os rudimento da Indústria.

Mas o outro aspecto da vida, começámos a aprender no TI FELIZARDO.

O que é que queres?

Cinco tostões de cigarros, Ti FELIZARDO.

E lá vinham três Hight Life, ou três Três Vintes, ou três Paris, que eram as marcas de tabaco mais populares desse tempo.

Eram outros tempo.

Agora já não fumo mas o estabelecimento ainda lá está, gerido agora por um neto, a quem peço o favor de honrar a memória dos avós.

Respeitosamente
ATÉ SEMPRE, LUÍS*
Quando parte um homem digno e bom, é toda a humanidade que o perde. Luís Cunha foi um desses homens. Sem ele, todos nós - familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos – ficámos mais pobres, mais sós, ainda que só alguns o saibam, o sintam; ainda que só alguns o chorem. E estes com acrescida mágoa se não chegaram a dizer-lhe “Obrigado, e até sempre”.
Resta-nos o Luís que guardamos na memória. Mera e efémera lembrança, dir-se-á, que já não o toca, o sensibiliza, que pouco, nada, lhe levará de nós. Mas recordá-lo é muito mais do que saudade. É continuar dele recebendo o que já não pode dar-nos; é também o fazermos por nós mesmos o que ele por nós sempre fez.
Íntegro, inteligente, culto, um pouco tímido mas afável, Luís Cunha foi um cidadão como poucos. Homem de pensamento e prática humanista, amante da sua cidade, do seu Algarve, do seu país, foi um fiel guardião da Liberdade, um promotor da cultura e um defensor do progresso humano em todas as suas vertentes. Não há muitos homens assim nos nossos dias. Fica pois o seu exemplo de aposta no futuro, naquele futuro que muitos persistem em rotular de utopia, mas que é desejável e possível e urge edificar enquanto é tempo.
Até sempre, Luís. Norberto Cunha
* Este escrito, oportuna e aparentemente enviado a “O Costeleta”, não lhe chegou, devido a um problema no meu computador, só muito depois detectado.

È ESTA PEQUENA HOMENAGEM QUE QUIS PRESTAR AO AMIGO LUÍS CUNHA..
João Brito Sousa

QUANDO ELES PARTEM

QUANDO ELES PARTEM

MARIA AMÉLA LOPES ROBERTO

faleceu hoje com 88 anos e é mãe da ISABEL COELHO vice presidente da Associação dos Antigos alunos da Escola TOMAZ CABREIRA

o BLOGUE http://oscosteletas.blogspot.com/ apresenta à familia sentidos pêsames...

João Brito Sousa

QUANDO ELES PARTEM

QUANDO ELES PARTEM,

Faleceu no dia 25 de DEZEMBRO com 72 anos, a colega

MARIA BERTINA BAPTISTA DOMINGOS MENDONÇA,
associada nº 154, tendo nascido em 25 de Dezembro de 1936 ...

publicação de
JoãoBRITOSOUSA