domingo, 1 de fevereiro de 2009

O COSTELETA VASCO MANTAS


VASCO GIL MANTAS


vasco.g.mantas@portugalmail.pt

"A NOSSA É UMA GERAÇÃO DE OURO"
Jorge Tavares

CONVERSANDO COM VASCO MANTAS

JBS - És costeleta?

VGM – Claro, fiz as sessões preparatórias na Escola em Faro e depois entrei no ensino médio e depois superior e depois doutoramento.

JBS – Coimbra onde resides tem mais encanto?

VGM – O encanto para mim está em todo o lado. Mas FARO marcou-me muito. Sou do tempo do Zé Cabrita, do Romualdo Cavaco, do Norberto Cunha e muitos outros.

JBS –Vais ao almoço?

VGM – Lá estarei.

JBS – OK


Breves dados pessoais e percurso académico:

Nasceu a 12/10/1942 em Lisboa. Oficial Miliciano de Cavalaria entre 1965 e 1968 e entre 1970 e 1977. Bacharel em História em 1975 (Universidade de Coimbra); Licenciou-se em História, Pré-Especialização em Arqueologia, na Universidade de Coimbra, em 1976;

Doutorou-se na especialidade de Pré-História e Arqueologia, na Universidade de Coimbra, em Março de 1997; Curso de Defesa Nacional, do Instituto da Defesa Nacional, em 1992.
Cargos e Funções:


Docente de Arqueologia Naval, Urbanismo e Arquitectura no Mundo Romano e As Cidades Romanas de Portugal.Representante da Universidade de Coimbra na Comissão Interuniversitária de Arqueologia (CRUP); Coordenador do Projecto Cidade Romana de Ammaia; Director do Centro de Estudos Internacionais (CINT); Membro efectivo da Academia da Marinha (Lisboa) e da Sociedade de Geografia de Lisboa; sócio da Sociedade Martins Sarmento (Guimarães), da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos (Coimbra), da Associação de Auditores da Defesa Nacional e do Grupo Lobo (Lisboa).Assessor Científico da Universidade de Évora. Membro do Centro de Estudos Clássicos.

Actuais interesses científicos e temas de investigação:


Arquitectura e urbanismo romanos; Arqueologia Naval; Vias romanas; Epigrafia Latina; Marinha Portuguesa no século XX.

Investigação:


Estudo dos cadastros romanos de Pax Iulia, Scallabis, Balsa e Conimbriga.Coordenador dos trabalhos de escavação e de investigação histórica da cidade luso-romana de Ammaia (S. Salvador de Aramenha/Marvão).Desenvolve investigação sobre o litoral português na época romana, com especial incidência sobre os aspectos mais directamente relacionados com a navegação.


Recolha de
JOÃO BRITO SOUSA