terça-feira, 19 de maio de 2009

A FOTOGRAFIA DE BEJA.


A MELHOR EQUIPA DE ANDEBOL DA ESCOLA


A equipa-tipo era constituída da seguinte forma : guarda redes - Canseira, defesas - Amarante, Figueiredo e Vargas, avançados – Ribeiro, Casaca e Hélio; depois havia 4 ou 5 suplentes. Entre estes estava o Soromenho, os outros não me recordo, mas há uma fotografia tirada em Beja onde está o grupo todo, por isso tentar arranjar a fotografia.

Esta equipa participou no Campeonato Nacional na altura da Mocidade Portuguesa, na categoria de vanguardistas A. O primeiro jogo foi realizado no velhinho campo de São Luís contra o liceu de Faro, que na altura tinha como guarda redes o Jaiminho (infelizmente já falecido) e tinha também o Rocha Pinto que era maior que o Figueiredo; o resultado foi a favor da Escola, que ao intervalo perdíamos por 1 a zero, mas na segunda parte virámos o jogo a nosso favor com o 1º golo marcado por mim e os restantes 3 já não me lembro, mas tenho a impressão de que foi o Figueiredo e o Casaca.

O segundo jogo foi em Beja onde ganhámos por 9 a 1. Só não sei se foi contra a Escola ou Liceu, aqui quem foi o nosso treinador e responsável foi o Coronho, porque na altura o professor Américo já andava para se mudar para Lisboa e entregou a equipa ao Coronho.


(Foi aqui em Beja que tirámos várias fotografias).


Para irmos a Beja foi realizada uma excursão numa camioneta da EVA conjuntamente com os BIFES que também iam jogar voleibol. Em plena Serra do Caldeirão parámos a camioneta e tirámos uma fotografia (tenta descobrir também esta fotografia).


O terceiro jogo que fizemos foi com a Escola de Setúbal para apurar o representante do Sul para ir à final com o do Norte. Este jogo também foi realizado no São Luís e o resultado foi a nosso favor por 6 a 3.


E assim chegamos à final que foi realizada em Lisboa no Liceu Gil Vicente.


Fomos de comboio numa sexta – feira, partimos as 23.30 no Correio e chegámos a Lisboa no sábado de manhã (como tudo mudou). Ficámos num refeitório da fnac, hoje Inatel que era para os lados da Junqueira.


O jogo realizou-se no Domingo de manhã (fomos da Junqueira para o Gil Vicente no eléctrico).



Neste jogo da final já contámos com o Professor Américo mas também com o Coronho; perdemos por 4 a 3 mas no prolongamento porque no tempo regulamentar estávamos empatados a 3.


Esta equipa do Norte não sei se era Escola ou Liceu quase a totalidade dos jogadores já jogavam no FCP e Salgueiros que na altura era uma grande potência do Andebol Nacional especialmente de onze.


Este andebol neste ano ainda foi com as regras antigas, portanto a NOSSA EQUIPA foi muito grande.

E no princípio do Ano Lectivo houve uma reunião Magna no Ginásio, para dar a recepção aos alunos e onde nos entregaram as medalhas referentes ao segundo lugar alcançado.


Que eu me lembre, no tempo que andei na escola nunca mais se realizou esta reunião nos outros anos seguintes até eu sair da Escola.


Curiosidades de que eu me lembre:


1 –Na altura para nos deslocarmos para estes jogos tínhamos que ir vestidos com a farda da Mocidade Portuguesa, como nunca comprei esta farda, o Fernando Bento de Sousa, é que me emprestava a sua.


2 – O Professor Américo foi dar aulas para Lisboa.


3 – O Casaca jogou andebol de 7 muitos anos no Belenenses (não sei chegou a Internacional


4–O Figueiredo jogou andebol de 7 no Benfica foi internacional.(quando eu regressei do Ultramar nos anos 60 encontrei-o por acaso em Sete Rios, ia treinar e convidou-me para ir também mas recusei por várias razões que não vale a pena dizer.


5 – O Ribeiro foi jogar futebol nos juniores do Benfica (não sei qual o seu percurso como futebolista. Só há pouco tempo é que o encontrei em Faro


6 – O Soromenho (já falecido) foi guarda redes na primeira equipa do Farense, jogou também no Benfica andebol de 11 como guarda redes e praticou atletismo no mesmo clube na especialidade de salto em comprimento e triplo salto, creio que chegou a Internacional. Com o Fontainhas participou em vários Ralis do Algarve e de Portugal entre outros, em representação da Ford. Foi vendedor de automóveis no Entreposto de Faro e por acaso vendeu-me alguns carros “NISSAN” e conseguiu dar-me a volta quase sempre, Paz à sua alma.


7 – Dos outros que faltam perdi-lhes o rasto.


8 – Já me esquecia de te dizer o mais importante que tinha chumbado o ano por faltas a Religião e Moral, (como os tempos mudam).



Texto de

Amaranto Romão