terça-feira, 14 de dezembro de 2010

             "Biografia" de João de Deus


Maria Romana


João de Deus Nogueira Ramos, poeta algarvio, nasceu em São Bartolomeu de Messines (Silves), em 8 de Março de 1830. Frequentou a Universidade de Coimbra, onde se formou em Leis, ao fim de dez anos, tantos como a guerra de Tróia, como ele mesmo dizia, por motivos de dificuldades familiares e a vida de boémia que levou...

A sua figura ficou ligada ao meio estudantil coimbrão, onde as suas líricas, o seu jeito para o desenho e as sátiras ao meio académico, lhe granjearam amizades, que mais tarde lhe viriam a proporcionar um lugar como deputado e a publicação do seu primeiro livro" Campo de Flores". Foi esta obra compilada por Teófilo Braga sob orientação do autor, que normalmente improvisava, cantando acompanhando-se à viola e que raramente escrevia as poesias que assim ia criando. A esse trabalho davam-se os seus amigos, entre os quais Antero, que frequentava o 10 ano quando João de Deus se licenciava e que não escapou ao sortilégio que exercia quantos dele se aproximavam. Ainda em Coimbra advogou durante três anos, a par da poesia, alimento para o seu espírito agitado.

Mudou-se para Beja, como redactor do periódico "O Bejense". Regressa à sua terra natal e colabora com a imprensa Algarvia. Passa para Lisboa integrando-se nos meios intelectuais... Casa-se com D.Guilhermina Battaglia que lhe deu alguma estabilidade e de quem teve quatro filhos. Com pouco jeito para a política, voltou-se para a poesia... Solicitado por um livreiro e pensando no elevado analfabetismo existente no País, dedica-se à preparação da sua Cartilha Maternal publicada em 1876 e que lhe confere enorme prestígio, simultaneamente, duras criticas ao seu método, ainda hoje tido como eficaz na aprendizagem da leitura. Faço aqui um parêntese para transcrever a célebre quadra da sua autoria que diz : - "Quem teve a grande desgraça de não aprender a ler, sabe só o que se passa no lugar onde estiver...”

João de Deus foi sócio de honra da Academia de Ciências ... Um ano antes da sua morte ocorrida em Lisboa, a 11 de Janeiro de 1895, recebeu a consagração nacional, promovida pela Juventude escolar, tendo-lhe o Rei Dom Carlos Primeiro colocado ao peito a grã cruz da Ordem de Santiago da Espada.

A sua morte foi sentida em todo o País, com funeral decretado pelo governo. Os seus restos mortais, repousam no Panteão Nacional.

Em referência a sua poesia - "Campo de Flores" é de notar uma simplicidade comovente, quase se diria a fala popular praticamente transposta. Não lhe encontramos nele recursos estilísticos, neologismos ou influências de escola mas, palavras simples de gente do povo e a ingenuidade quase infantil do ritmo que fazem que se integre no genuíno cancioneiro popular. A simplicidade dos temas e de recursos que poderiam ter condenado irremediavelmente a sua obra, deve paradoxalmente, João de Deus o facto de ele ter entrado no ouvido do povo que, o aceitou e acarinhou, como seu, sobretudo porque o compreendia e sentia, despido de artifícios literários, que faz normalmente a obra poética, algo de inacessível aos menos cultos. A brandura dos temas e os eufemismos que os seus impulsos sensuais, fazem dele o poeta dos simples e dos puros e assegura a perenidade da sua obra, como parte integrante da tradição oral popular.

João de Deus foi considerado o poeta do amor, a par de Camões.

Os temas fundamentais da sua lírica são - Deus, a mulher e as crianças...



BIOGRAFIA DE MARIA ROMANA

Maria Romana da Costa Lopes Rosa - Natural de Tavira, residente na cidade de Faro, Algarve, Portugal; Enfermeira aposentada ... Membro de várias Associações Culturais, algumas como sócia fundadora, tais como: AJEA (Associação de Jornalistas e Escritores do Algarve; Academia Antero Nobre; Clube da Simpatia; Associação dos Alunos e Amigos da Escola Secundária Tomás Cabreira - E, ainda Inscrita na Sociedade Portuguesa de autores, Lisboa e Direcção das Actividades Culturais, Lisboa. Sócia do Elos Clube de Faro; Associação de Poetas e Escritores da Baixada Santista. E, recentemente, sócia do Postal Clube - "O Jornalzinho" - Itaborai/RJ. Concorre, com alguma frequência, a Concursos Literários, Portugal - Brasil, tendo obtido diversos prémios, em prosa e em verso. Publicou três livros, um, em poesia e dois, histórias para crianças, todos esgotados. Tem imensos textos publicados em colectâneas e jornais - Portugal e Brasil. Escreveu letras para marchas Populares da Cidade de Faro, Freguesia da Sé e simultaneamente, madrinha das marchas.
romana.rosa@netcabo.pt


IN Postal Clube –Itaboraí – RJ - Brasil

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Um bom trabalho.
As minhas desculpas pot ter colocado a sua biografia sem a sua autorização.Tirei do Livro "Postal Clube" O Dr. Manuel Inocêncio gostava de a conhecer pessoalmente, mas a minha amiga já tinha abandonado o salão do restaurante.
Um abraço
Rogério

Anónimo disse...

Cara MR.

Viva.

A COLEGA IMPRESSIONA...


Pelo CV que eu não conhecia.

Pela humildade que apresenta

Pelos trabalhos que tem feito

Pela modéstia que evidencia.

Porque terá que ser sempre considerada como uma mlher da cultura.

Pela beleza da sua poesia

Porque não anda em bicos de pés

Por tudo isso e muito, muito mais, tiro o chapéu à escritora MARIA ROMANA.

Não tenho prazer de a conhecer mas peço-lhe que aceite os meus cumprimentos acompanhados de voto de BOM NATAL.

Seu admirador

João Brito Sousa