sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

MULHERES MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA
De Alfredo Mingau
Em milhares de anos na história e nas guerras existiram centenas de mulheres que realmente seriam consideradas como as mais importantes da história, vou colocar seis, já tendo medo de esquecer, tantas Batalhadoras que nos antecederam....

CLEOPATRA - É uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Egito.

ELIZABETH I - Seu reinado é conhecido por Período Elisabeteano foi um período de ascensão, marcado pelos primeiros passos na fundação daquilo que seria o Império Britânico.

JOANA D’ARC - Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 Grande personagem da história francesa e ocidental, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.

RAINHA VITORIA - O reinado de Vitória foi o mais longo, até à data, da história do Reino Unido e ficou conhecido como a Era Vitoriana. Este período foi marcado pela Revolução Industrial e por grandes mudanças a nível económico, político, cultural e social.

- MARIA - A mãe de Jesus Cristo, que lutou e também foi uma grande mãe, exemplo de vida e mulher....

MARIE CURIE - Foi a primeira mulher a ganhar o Prémio Nobel, de Física. "Inventou” a radioatividade surgindo interesse pelos fenômenos radioativos.
Podem fazer os vossos comentários, acrescentando a estas seis, muitas outras que a história conheceu. E são muitas. Caras "Costeletas"...
Eugénia Caldeira


PRÉMIO MELHOR ALUNO 2008 - 2009


A aluna Eugénia Caldeira irá receber, no dia 10 de Abril próximo, o prémio instituído pela nossa Associação, por ter sido considerada o "Melhor Aluno 2008-2009".

Recebemos da Eugénia Caldeira, a carta que a seguir transcrevemos:


Foi com evidente prazer que me vi presenteada com o prémio de melhor aluno finalista da Escola Secundária Tomás Cabreira no ano lectivo 2008/2009.
Numa época que é uma ode à individualização e especialização em áreas cada vez mais restritas e distintas, a qualidade de educação torna-se um factor cada vez mais importante para o desenvolvimento das sociedades. Só incentivando o estudo nas gerações mais novas e, mais importante, o gosto pelo estudo, se pode esperar um futuro educado e progressivo. É por experiência própria que confirmo o esforço sempre presente da Escola Secundária Tomás Cabreira em proporcionar aos seus alunos as melhores condições de educação, bem como facultar o acesso a diferentes experiências educacionais, das quais ressalto o intercâmbio em que participei: o Projecto Comenius, entre Portugal e Itália.
É com esta certeza em mente que felicito a direcção da Escola Secundária Tomás Cabreira e a Associação de Antigos Alunos da mesma, "Os Costeletas", pela iniciativa de distinguir o melhor aluno de cada ano lectivo. Desta forma, não só é reconhecido o mérito do aluno premiado, como é lançado um incentivo ao restante corpo estudantil a trabalhar nesse sentido.
Pessoalmente, quero agradecer desde já a distinção que este prêmio representa, bem como o reconhecimento por todo o trabalho elaborado durante a minha vida académica na Escola Secundária Tomás Cabreira. Considero os três anos aqui passados como os que mais contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal, e não posso deixar de assinalar a relevância dos professores e da própria Escola para o meu sucesso académico, sucesso este que me permitiu uma das primeiras colocações na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.
Despeço-me assim com um último agradecimento por todo o cuidado dispensado, e com os mais sinceros desejos de que esta iniciativa se prolongue por muitos anos.
Eugénia Caldeira


(O prémio será entregue a Eugénia Caldeira, na sessão solene do Aniversário da nossa Associação, a efectuar no Auditório da nossa Escola pelas 15h00 horas - entrada livre)
Eugénia Caldeira - "Melhor Aluno 2008 - 2009"

19º Aniversário da Associação

Dia 10 de Abril na Escola

Programa

12h00 - Concentração no átrio

13h00 - Almoço Convívio na Cantina:

"Rancho melhorado" servido a mesa

- Caldeirada de chocos c/batata doce

- Galinha de cabidela

sopa, doces variados, vinhos, àgua, sumos

Bolo de Aniversário e café no Bar

15h00 - Sessão Solene no Auditório

Apresentação

Pelo Presidente Joaquim Teixeira

Palestra

Pelo Costeleta João Leal

Momento de humor

Surpresa!

Palavras

Pelo Patrono Dr. Domingos Grilo

Entrega do Prémio a Eugénia Caldeira

"Melhor Aluno 2008 - 2009

(O imprevisto do programa pode ser alterado)