quarta-feira, 3 de março de 2010


A inveja e a mediocridade


Tema controverso, mas que justifica alguns minutos do nosso tempo.
Hoje, como outrora, a inveja é um dos grandes defeitos do ser humano.
Os comportamentos sociais, de que fazem eco os meios de comunicação, são um sintoma claro desta doença endémica, que infelizmente começa em casa própria.
Este sintoma tem sociológicamente origem na mediocridade do invejoso e de imediato se propaga através da muita mediocridade que vive na sociedade global.
É fácil encobrirmos a nossa incompetência, com argumentos desfavoráveis sobre terceiros, substituindo uma auto-análise, com imaginários defeitos e deficiências dos outros.
Invejar é terrível!
A este propósito, conto-vos dois pequenos episódios da minha história de vida:
- Quando costeleta e na minha frequência escolar , pelas notas que obtinha, merecia a classificação dum razoável aluno, beneficiando sempre da isenção do pagamento de propinas, o qual era concedido a quem mantinha notas ao nível do Bom. Um companheiro meu, grande amigo, mas menos aplicado nos estudos, mercê desta sua falha tinha piores notas e um ou outro chumbo. A mãe, ditosa senhora, fazendo juz ao seu amor maternal, dizia-me com frequência e com uma pontinha de inveja, nas minhas idas a sua casa:" Jorge, a vida é assim, uns nascem virados para o sol e outros para a lua. Infelizmente, a senhora esquecia-se das minhas notas para um aplauso ou elogio e talvez não soubesse que o proverbio não se aplicava à minha situação, pois nasci de noite e em dia de lua nova...
- No segundo episódio, um casal meu amigo, pais dum excelente aluno, em conversas de amigos e conhecidos jamais falava das qualidades brilhantes do seu filho. Porque a nossa forte relação de amizade, me proporcionava saber destas qualidades, entendi abordá-los perguntando o porquê deste seu silêncio.
Resposta imediata: Temos de proteger o nosso filho e nós próprios da inveja dos outros. Fiquei sem saber o que responder e hoje, embora já passados muitos anos, reconheço que as precauções destes meus amigos continuam a estar actuais.
Basta-nos ler e ouvir os meios de comunicação social: Vivemos, numa sociedade predominantemente dominada pela inveja e mediocridade, especialmente por parte daqueles que têm obrigação de formar, informando.
A sociedade está gravemente doente!

Jorge Tavares
costeleta 1950/56