sexta-feira, 5 de março de 2010

NOTA À IMPRENSA

Junta de Freguesia da Sé

Exmos. Senhores,

Temos o prazer de convidar V.Exa., a visitar uma Exposição de Fotografias "Gentes de Fé" da autoria de Marcelo Borges que irá estar patente no Ginásio Clube de Faro de 9 a 14 de Março.

Com os nossos melhores cumprimentos.

Atentamente,
A Secretária do Presidente,
Margaret

DO CORREIO ELECTRÓNICO


A internet e o correio electrónico


Quando diariamente inicio a minha utilização do computador, a primeira tarefa é abrir toda a correspondência recebida e que, em regra,´e composta por algumas dezenas de emails.
A experiência aliada a alguma vulgarização deste tipo de informação, obrigaram-me a tomar determinadas providências, das quais destaco:
-Criar impedimentos de entrada a determinados remetentes, não só pela qualidade dos textos, como pelo perigo da existência de vírus que possam destruir a informação e programas contidos em disco;
-Classificar a correspondência em três tipos:
- Sem interesse ( cada vez são em maior número );
- De grande e particular interesse;
- Interessantes, mas sujeitos a confirmação.
No primeiro grupo, utilizo a ferramenta que os construtores informáticos criaram: A famosa tecla Delete, ou Eliminar, com a qual apago de imediato esse "lixo".
No segundo tipo de classificação, selecciono os que são de natureza profissional, e reencaminho para os respectivos destinatários, tendo em conta a natureza e âmbito da questão. Se são remetidas por amigos e interessantes do ponto de vista educativo, lúdico ou de cultura geral, guardo em arquivo e simultaneamente envio a outros amigos para que partilhem esse conhecimento ou prazer, do qual já disfrutei.
Reservei para último, o terceiro tipo de emails,por serem justamente a razão deste meu texto.
São emails que recebo com frequência, oriundos de amigos, razão porque à partida não os classifico no primeiro grupo, mas que pela sua natureza e conteúdo, posteriormente entendo serem de credibilidade mínima. E penso:
Responder a quem me enviou e reenviar a outros argumentando que não acredito, seria perder tempo. Algumas pessoas "querem" acreditar e é muito mais fácil divulgar, mesmo que isso possa significar má informação ou maledicência.
Procurei uma solução que fosse mais credível: Comprovar! Alguns emails permitem pesquisar e esclarecer junto dos visados (pessoas ou organismos) confrontando-os com a informação recebida. Tenho tido o grato prazer de receber respostas esclarecedoras e que em regra, confirmam a enorme quantidade de falsidades e mentiras que circulam na internet, e a que só posso atribuir a intenção de maldizer e denegrir terceiros, quase sempre sem o mínimo de fundamento. A internet revolucionou o conhecimento, tornando-o acessível à distância de um clique, contudo com o problema inerente a todos os excessos... carece de triagem e essa, nem sempre temos capacidade de a fazer com lucidez.
Estimados costeletas que tenham a paciência de ler este texto até ao fim, informo-os que, no meu computador tudo o que "cheira" a "lixo" tem o devido caminho - DELETE - venha o email donde vier.

Jorge tavares
costeleta 1950/56