sábado, 20 de março de 2010

Do CORREIO NORMAL


LIÇÕES DE VIDA A PARTILHAR

Dei comigo a reler e saborear as belas palavras de Paixão Pudim sobre o Mestre Olívio: … “de fino trato, calmo, afável, compreensivo, tolerante, grande pedagogo, grande amigo de todos os alunos”…
Não fui aluno de Mestre Olívio e só uma vez, salvo erro, tive ocasião de falar com ele. Mas bem me lembro de ter sentido as boas vibrações da sua bonomia e serenidade.
Com a crise que vai afectando o sector educativo, o talento pedagógico de Mestre Olívio, tão sabiamente gerador de equilíbrios entre os pólos de companheirismo, tolerância e responsabilidade, bem merece o maior destaque.
Alguém amigo dizia-me, há tempos, que após ter deixado o ensino Mestre Olívio não “calçará as pantufas” e continuará a desenvolver várias actividades socialmente úteis. Além de que, associando os conhecimentos técnicos à sua veia criativa, se dedicava agora a produzir trabalhos e peças artísticas (em metais, têxteis, etc.) de grande qualidade e merecimento.
Esta breve referência à personalidade e às actividades de Mestre Olívio leva-me a sugerir que, relativamente aos colegas em geral e também aos nossos antigos mestres e professores poderia haver uma atitude de maior abertura e contacto com eles. O que andam a fazer agora?
Com que sonhos vão tecendo e animando as suas vidas?
O “Costeleta”(1) poderia tentar estimular talvez a realização de pequenas entrevistas, recolha de depoimentos e notícias, pois há sempre lições da vida a partilhar.

Manuel Martins Felizardo

(1) – Jornal da Associação.