quarta-feira, 24 de março de 2010

BULLYING

Porque o texto do Costeleta Diogo Sousa, pela sua actualidade e frontalidade como um alerta para este fenómeno, permitam-me que transcreva algumas passagens de artigos colocados na internet:

A pergunta:

"Como sei que o meu filho está a ser vítima de maus-tratos psicológicos?

A resposta:

Sempre que notar alterações no humor do seu filho, abatimento físico e psicológico, sem paciência para nada, mais alheado da família do que de costume, mais introspectivo, com piores resultados na escola, com queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, fadiga), irritabilidade extrema, inércia. Se bem que muitos destes sintomas possam ser confundidos com a adolescência, é necessária uma atenção redobrada…

É um fenómeno cada vez mais frequente nas escolas, onde alguns estudantes são vítimas de ameaças ou agressões, físicas ou verbais, de forma intencional e repetida, e sem motivação evidente.
A situação:

Tânia Paias, mestre em saúde escolar, diz que a comunidade educativa sente falta de preparação para lidar com o fenómeno.
Por outro lado, esta especialista chama a atenção para alguns comportamentos das crianças que se deve ter em atenção: “As rejeições de ir à escola, ter dores de cabeça, dores de barriga ou até outras questões como começarem a faltar coisas em casa. São alguns sinais de que algo não está a correr bem no espaço escolar”.
Tirem as vossas ilações...
Rogério Coelho