sexta-feira, 23 de abril de 2010

FALANDO DE

O COSTELETA MANUEL CAETANO,
O «GRÃ - MESTRE» DA ALFARROBA

Honra-nos que os costeletas se destaquem pelos seus méritos, valia e competências, nos diversos ramos e sectores em que exercem as suas actividades. Felizmente temos centenas e centenas de casos, da política à ciência, da arte à literatura, do ensino ao empresariado.
Neste caso muito nos orgulha citar hoje o MANUEL Cilo da Graça CAETANO, que tem exercido os mais relevantes cargos na nossa Associação, que tem um sempre comprovado orgulho de haver sido aluno da Tomás Cabreira e desde há muitos anos é um dos grandes nomes da actividade transformadora da alfarroba em todo o Mundo.
Vem este apontamento a propósito do recente lançamento da nova unidade de um importante empreendimento agro - industrial destinado ao processamento da semente de alfarroba, na Zona Industrial do Areal Gordo, em Faro, por iniciativa da conceituada empresa Industrial Farense Lda., fundada em 1944, de cuja gestão faz parte o nosso «Manel Caetano».
O acto teve a presença de vários membros do Governo (Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e do Secretário de Estado do Turismo) e representa um investimento que ultrapassa os cinco milhões de euros, ocupando uma área de 50 mil m2 e deverá entrar em laboração no próximo ano.
João Leal

NOVOS LIVROS

DA «COSTELETA» MARIA JOSÉ FRAQUEZA

Dois novos títulos enriquecem a vasta obra bibliográfica da nossa estimada colega e assumida «costeleta», a «fuseteira« Maria José Fraqueza.
O primeiro - «Caminhos em flor de meu sonhar», reúne um vasto conjunto de magníficos sonetos e tem prefácio da consagrada poetisa brasileira Rita Velosa e foi apresentado a quando da fraterna jornada comemorativa das «Bodas de Oiro Matrimonais da Maria José e do Rui Fraqueza».
O segundo livro, que tem prefácio da Dra. Isilda Gomes (Governadora Civil de Faro), que é a lSa obra literária da nossa «Zézinha», foi editado pelo Elos Clube de Faro e teve a sua apresentação em Albufeira.
João Leal

EM LOULÉ

EXPOSIÇÃO SOBRE ANÍBAL CAVACO SILVA

No âmbito das comemorações do I Centenário da República a Câmara Municipal de Loulé leva a efeito um conjunto de actos, entre os quais diversas exposições, duas das quais são dedicadas aos louletanos que exerceram funções de Presidente da República - o Vice Almirante José Mendes Cabeçadas e o «costeleta» Professor Aníbal José Cavaco Silva.
A exposição sobre o nosso antigo Colega da Tomás Cabreira está patente, naquela cidade, entre 27 de Março e 10 de Maio, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Loulé, no Convento de Santo António.
A sugestão da visita aqui fica com todo o simbolismo do orgulho que temos por este «Costeleta» que, em 9 de Março de 2006, assumiu as funções de 19° Presidente da República Portuguesa.
João Leal

NOTÍCIAS

PROF. AMÍLCAR QUARESMA MORREU HÁ UM ANO

Foi há um ano (8 de Março de 2009) que a morte levou o Professor Amílcar Quaresma, um dos mais carismáticos mestres que passaram, para além de outros estabelecimentos de ensino, pela nossa Escola. Verdadeiro pedagogo ao estilo de um Sebastião da Gama, em todos deixou uma profunda saudade.
A passagem deste 10 aniversário foi assinalada com uma homenagem na Escola Secundária João de Deus, onde também leccionou, à qual os «Costeletas» se associam com o respeito, a estima e admiração que o Professor Quaresma a todos nos merecia.
João Leal

NOTÍCIAS

3° livro

De poesia do «costeleta» Manuel Inocêncio da Costa
Será apresentado a 14 de Maio, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, o terceiro livro de poesia da autoria do nosso prezado colega e distinto advogado Dr. Manuel Inocêncio da Costa.
João Leal

NOTÍCIAS

«COSTELETAS» ESCREVEM

«FARO ROMANA, ÁRABE E CRISTû (DR. TEODOMIRO NETO)

Da autoria do historiador e investigador algarvio Dr. Teodomiro Neto (actual professor da UATI - Universidade do Algarve da Terceira Idade) e que, durante vários anos, exerceu a docência na Escola Tomás Cabreira veio a lume o livro «Faro Romana, Árabe e Cristã», uma obra de elevado interesse que se junta à vasta bibliografia deste douto messinense.

«VILA ADENTRO - O ESPÍRITO DO LUGAR» - UM LIVRO ¬PROJECTO

A Escola Secundária Tomás Cabreira, a nossa Escola, tem em execução, sendo muito provável que já se encontre publicado o livro «Vila adentro - O Espírito do Lugar», concretizado um excelente projecto de estudo sobre aquela zona histórica da cidade de Faro e coordenado pelas Professoras Dra. Maria Dulce Bulha e Maria Rosa Trindade.
A Escola e a Comunidade em que se insere, desta feita focando uma área que nos é afectivamente bem querida, pois ali funcionou durante décadas e até aos inícios da década de 50, em edifícios separados (Rua do Município e Largo da Sé), a nossa Escola.
João Leal