sábado, 24 de abril de 2010

QUANDO ALGUÉM PARTE

António Cavaco Silva
Irmão do Costeleta, nosso associado nº 38 e
Presidente da República
Aníbal Cavaco Silva,
Partiu
A Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira
apresenta as mais sentidas condolências
QUE DESCANSE EM PAZ

COMEMORAÇÕES DO 9 DE ABRIL - BATALHA - SANTA MARIA DA VICTÓRIA








UM GRANDE COSTELETA,
CHEFE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS,
PRESIDIU ÀS COMEMORAÇÕES

Sempre que posso estou presente nas Cerimónias do Dia do Combatente ,no dia 9 de Abril. Este ano lá estive eu, mais uma vez,no Mosteiro de Santa Maria da Victória, na Batalha, a evocar essa data e o dia em que milhares de Combatentes portugueses, entre eles o meu pai, foram mortos e prisioneiros na Batalha de La Lys. Uma homenagem que presto a todos esses Combatentes e em especial a meu pai que foi considerado morto até ao final da Guerra.
E, com certa emoção, durante a Eucaristia realizada na Catedral, recordei os vélhos amigos e companheiros Combatentes do Ultramar, já desaparecidos, mas presentes em todos os actos da Liga dos Combatentes.

Um ilustre Costeleta, senão o maior da nossa geração, Chefe Supremo das Forças Armadas, num patriótico discurso, comovente, impressionou toda uma enorme multidão que emoldurava a vasta praça onde Fuzileiros, Infantaria, Marinha e Força Aérea, se postavam em continência.
Anibal Cavaco Silva fez vibrar milhares de corações numa oração dirigida a todos o Portugueses,às Forças Armadas e a todos os Combatentes, provocando o humedecimento de muitos olhos de vélhos pais, viúvas e órfãos que em silêncio, comovidamente, ouviam as suas palavras.
Não querendo deixar de registar o acontecimento, envio algumas fotos das muitas que consegui tirar.

Um fraternal abraço do

Maurício Severo Domingues