quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CERTIDÃO DE CASAMENTO DE
NATIVO GUINEENSE




Durante a minha segunda comissão militar na Guiné chefiei a Secretaria da Bateria de Artilharia de Campanha nº1, depois transformada em Grupo de Artilharia de Campanha, que instalou por todo o território inúmeras peças de Artilharia junto das unidades de Infantaria para lhes dar protecção.

Por determinação dos Comandos era obrigatória a entrega pelos militares nativos de documentos que comprovassem a  sua situação e estado civil, sem os quais não lhes era atribuido o Abono de Família, nem o aumento da dotação de arroz e outros género alimentícios que a Unidade concedia a esses militares e suas famílias.

O Soldado BRAIMA JALÓ, artilheiro destacado em Pirada, casou com MARIAMA UAGUÊ, em 28 de Maio de 1968, e como tal necessitou da respectiva certidão de casamento para apresentar na Secretaria da Unidade e, como casado, passaria e receber mais uma porção mensal de arroz, que a sua condição de militar casado tinha direito.

O original do documento ficou apenso ao seu processo individual, mas antes não resisti a fotocopia-lo para recordar mais tarde como funcionava a nossa Administração Civil na Guiné !



COM UM ABRAÇO DO MAURÍCIO SEVERO DOMINGUES