segunda-feira, 14 de março de 2011



Homenagem a Marcelino Viegas - 12.03.2011
UM TEMPO DE AFECTOS


Este foi o tema do jantar de homenagem ao costeleta Marcelino Viegas.
Estive presente, e comigo os costeletas Jorge Miguel Tavares ( meu filho ) e João Brito de Sousa ( embora ausente fisicamente ).
Fiquei impressionado à chegada, quando abracei o Marcelino e me apercebi do grau da sua deficiência visual. É uma situação muito difícil e que vai necessitar de muita coragem e determinação para conseguir ultrapassar as grandes dificuldades, sobretudo nas horas de desânimo. Felizmente a mulher, companheira de longos anos, é também os seus olhos, inclusivamente dedilhando no computador a sua escrita - razão principal do seu viver.
O Marcelino Viegas viveu, nesta homenagem, um dos momentos inesquecíveis da sua vida. Rodearam-no mais de uma centenas de amigos, vindos dos mais variados quadrantes da sociedade algarvia e não só. Durante cerca de duas horas, inúmeras entidades expressaram ao Marcelino Viegas e a todos os presentes o seu pensamento sobre o homem e o jornalista. Caracterizado como um homem bom, justo, amigo do seu amigo, excelente companheiro de trabalho, bom pedagogo, e sobretudo jornalista de elevada craveira e merecedor dos mais rasgados elogios dos muitos órgãos de informação (rádio e jornais) presentes.
Das inúmeras pessoas presentes, não posso deixar de salientar a senhora Governadora Civil do Distrito de Faro, Presidentes das Câmaras Municipais de São Brás de Alportel, Faro e Loulé, vereadores, Presidentes de diversas Associações desportivas, nomeadamente futebol , atletismo, ciclismo, proprietários e directores de jornais de Vila Real de Santo António a Portimão, directores da Federação Portuguesa de Futebol e do jornal a Bola, e muitos outros.
Além das intervenções da mesa de honra, dos organizadores e dos muitos presentes que quiseram deixar o seu testemunho, também foram lidas mensagens de amigos e ex-companheiros, que impossibilitados de estar presentes, delegaram a outrém a expressão pública do seu sentir e da sua vontade.
Ausentei-me deste convívio, convicto do dever cumprido e questionando-me se a nossa Associação, que "primou" pela ausência ( directa ou por delegação ), estará de bem com a sua consciência.
Lembro a todos os costeletas que o Marcelino Viegas, iniciou a sua frequência na nossa escola em 1952, e frequentou o Curso Geral de Comércio e as Secções Preparatórias na Escola Tomás Cabreira.
As acções ficam com quem as pratica...e todos os que participaram na HOMENAGEM AO MARCELINO VIEGAS fizeram uma boa e justa acção.

jorge tavares
costeleta 1950/56

nota: junto um descritivo dos jornais aonde participou e os prémios e certificados com que foi destinguido


Nos jornais, entre outros:
o Arauto (Guiné), Jornal do AJgarve, Diário de Notícias,
A Capital, Diário Popular. Diário de Lisboa, Sul Desportivo (chefiou a Redacção), O Comércio do Porto, Record, A Bola (durante 2S anos). Norte Desportivo, O Alfaghar, O Algarve (chefiou a RedaC""ção), Povo do Algarve, Diário do Sul (coorde¬nou a delegação do Algarve). Notícias do Algarve, O Sambra~ sense, A Avezinha e Jornal de Notícias (actual correspondente).
Prêmios, certificados e homenagens, entre outros:
Gandula/ 1987 (rádio); "Jornalismo" da APTA-Albufeira; As-
sociação de Vela do Sul (Dezembro/S8); "Mais de 2S anos de jornalismo em prol do Desporto e da Região': (Governo Civil de Faro, Fialho Anastácio, Fevel~eiro 2002); Troféu Algarve 2002 da Associação de Atletismo do Algarve (Imprensa/Rádio); Diploma
da Região de Turismo do AJgarve - Prêmios Comunicação Social! J 988; Aperfeiçoamento em Imprensa, do Cenjor (Julho a Novembro 1993); participação nas Jornadas de Prevenção e Segurança na Floresta, da Associação Nacional de Bombeiros
Profissionais (Faro, Setembro 1999); Diploma de Louvor de Mérito Jornalístico, por "serviços relevant~s à causa do jornal¬ismo em prol da sua região e do País" (Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto do PrimeiroMMinistro, Feliciano Barreiras Duarte, Lisboa, Janeiro/2005); 10 Prémio de Comuni= cação, Honra ao Mérito Desportivo (Governo Civil do Distrito de Faro, 2010).

1 comentário:

Anónimo disse...

BOM TEXTO

Justo, coerente e muito bem escrito.

E Solidário,uma grande característica.

Direcionado a um costeleta do meu tempo do qual desconhecia tão grande notoriedade conseguida.

Sabia alguma coisa

O Zé, a ser assim, subiu a corda a pulso e é uma exemplo para a Geração Árrasca.

Ninguém nos ofereceu nada, tão pouco ao Zé, que chegou longe e foi reconhecido pelo mérito.

Pela humildade, modéstia e com o trabalho por companheiros.

O Zé pertence à geração que se levantava às seis da manhã. E que se deitava à meia noite.

E todos os dias dormia duas horas a menos,que o normal.


Bom, mas isso são outras histórias.

Obrigado ó Jorge, pelo bom texto pela justeza do texto.

Deixo um abraço ao Zé. Outro para o Jorge.E para todos os costeletas do

JBS