quarta-feira, 6 de abril de 2011


Pseudónimos, anonimatos e quejandos,

O hábito faz o monge e vulgarizou no blogue, quer nos textos como nos comentários, a utilização do pseudónimo ou do anonimato.
Por vezes, e à partida com alguma capacidade de tolerância, vou ler alguns comentários aos artigos inseridos nos vários sítios da internet, sejam portais, blogues ou redes sociais. Embora na grande maioria das vezes os mesmos estejam recheados de imbecilidades, faltas de respeito e indignidades, o facto das pessoas que os escrevem serem obrigados a identificar-se é uma excelente medida. Haver um administrador da informação publicada, significa que, no limite, pelo menos esse está na posse da identificação, de quem escreve, partilha ou participa (activa ou passivamente) na "vida" desse sítio. No limite, quero crer, o efeito prático será desmotivar comportamentos extremos, fundamentalistas ou anti-sociais.
O nosso blogue, porque não é privado ( o acesso não está condicionado ), deve ser gerido da mesma maneira, e por conseguinte o Rogério Coelho terá a identificação de todos os que ( d)nele participam.
Este é o condicionalismo formal.
O nosso blogue, terá sido concebido como veículo de comunicação preferencial entre os costeletas.
Lamentavelmente, os não utilizadores da internet terão dificuldade em usufruir desta forma de convívio. Todavia, é de lamentar também que, os que utilizando a internet, desconhecem os costeletas que fazem textos ou comentam. Quando acabei de escrever esta frase vieram à minha memória, as entrevistas e reportagens feitas em televisão com pessoas de cara tapada e voz distorcida, acusando ou difamando terceiros. Caros costeletas, fico triste, não gosto e discordo.
Naturalmente que, terei opiniões desfavoráveis aos meus escritos, mas considero isso como, o inconveniente de "falar olhando nos olhos" .... Jamais como um incentivo ao anonimato!
Jorge Tavares
costeleta 1950/56
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

Nota/comentário do responsável:
Meu caro Jorge Tavares,
Tomo como referência a parte sublinhada inserta no teu texto
O nosso blogue, porque não é privado ( o acesso não está condicionado ), deve ser gerido da mesma maneira, e por conseguinte o Rogério Coelho terá a identificação de todos os que ( d)nele participam.

Este é o condicionalismo formal.
O nosso blogue, terá sido concebido como veículo de comunicação preferencial entre os costeletas.
Posso afirmar-te Jorge que no nosso blogue, com conhecimento do responsável, não existem publicações de Pseudónimos, anonimatos e quejandos, são todos Costeletas que não desejam ser conhecidos do público em geral. Conheço todos pessoalmente. Proibir porquê, se obedecem às regras? Por outro lado tenho recebido dezenas de comentários anónimos e quejandos que, pura e simplesmente não publico, excluo. Comentários anónimos dentro das regras também os considero publicáveis. Há muitas pessoas que não querem ser conhecidas, lá têm as suas razões, temos que aceitar. Eu aceito!
Se algum dos pseudónimos, anónimos e quejandos te envia algo que não gostas, como já me afirmaste, o Blogue Costeleta não tem qualquer responsabilidade.
Jaime Reis é o único que não é Costeleta e as publicações dos livros da Lina Vedes (Bife), são da minha responsabilidade com autorização da autora. Publico porque os considero um Hino à nossa cidade dos anos 40/50/60. Tal como publiquei Textos de Outros Autores.
Um abraço

Rogério Coelho






Delegação da Penha
Conceição Jardim
Técnicas de Saúde