sexta-feira, 8 de abril de 2011


sonho duma terça-feira!


Raramente sonho.
Quando tal acontece, em regra é de madrugada e penso que num misto de "dormindo/acordado".
Esta noite sonhei. Maravilha de sonho. Tenho de partilhá-lo com os meus amigos costeletas.
Via na televisão o jogo do Chelsea com o Manchester para a Liga dos Campeões...eram dezanove horas e cinquenta minutos.
Interrompem a transmissão para uma comunicação ao país do Presidente da República.
Atenção redobrada porque decerto algo de grave iria comunicar-nos ...até já estamos habituados a que nada de bom surja nestes momentos.
Iniciou a sua comunicação, informando que todos os partidos políticos, Conselho de Estado e os habituais grandes economistas *, tinham chegado a um consenso da forma como Portugal se devia apresentar aos seus credores. Esta reunião, especialmente com os partidos, não tinha sido feita mais cedo, por imperativos de agenda, mas urgia acalmar os portugueses.
A solução encontrada iria proporcionar ao nosso país uma substancial melhoria nas suas condições de vida. Através de uma mora aos fornecedores seria possível:
- Relançar a economia, com papel importante das Instituições Bancárias, que se podiam financiar no estrangeiro.
- Colocar grande parte da dívida pública nestas Instituições Bancárias, que se haviam disponibilizado para esse apoio financeiro
- Com o relançamento da economia, e finalmente a abertura do crédito bancário às empresas, estas podiam reactivar o seu papel importante de empregadores, diminuindo substancialmente o desemprego
- Em face da diminuição dos encargos o Estado podia diminuir os impostos, especialmente o Iva para uma taxa de 19 % , bem como os escalões do IRS.
- Esta estabilidade permitiria garantir solidez financeira à Segurança Social para um largo período de tempo
- Os reformados de baixos rendimentos veriam a sua reforma melhorada.
- Finalmente, muitas outras medidas iriam ser tomadas para que num período máximo de cinco anos o nível de vida dos portugueses se equiparasse aos seus compatriotas europeus.
Porque os sonhos não duram sempre, acordei feliz, porque mesmo em sonho vivi durante algum tempo naquele que gostaria que fosse o meu país

* Será que o conceito de "grande" resulta das vezes que aparecem na televisão?

Jorge Tavares
costeleta 1950/56