segunda-feira, 18 de abril de 2011

A HISTÓRIA REPETE-SE

A história é antiga "Trocadas as descomposturas preliminares, sobre novo imposto.
Fazem-se empréstimos para suprir o imposto, criam-se impostos para pagar os empréstimos, tornam-se a fazer empréstimos para atalhar os desvios do imposto para o pagamento dos juros, e neste interessante círculo vicioso, mas ingénuo, o deficit, por uma estranha birra, admissível num ser teimoso, mas inexplicável num mero saldo negativo, em uma não-existência, aumenta sempre através das contribuições intermitentes com que se destinam a extingui-lo, já o empréstimo contraído, já o imposto cobrado.
Pela parte que lhe respeita, o país espera.O quê?
O momento em que pela boa razão de não haver mais coisa questão da fazenda, decide-se que é indispensável, ainda mais uma vez, recorrer ao crédito, e faz-se novo empréstimo.
No dia seguinte averigua-se, por cálculos cheios de engenho aritmético que para pagar os encargos do empréstimo do ano anterior não há outro remédio senão recorrer ainda mais uma vez ao país e cria-se um
que se colecte, porque está colectado tudo, deixe de haver quem empreste, por não haver mais quem pague..."
Ramalho Ortigão, in Farpas (1882)

Enviado por Maurício Domingues


OLHÃO HOMENAGEOU
O «COSTELETA» EDUARDO PIRES

A Câmara Municipal de Olhão e a associação ACASO prestaram significativa homenagem ao nosso veterano companheiro, o «costeleta» Eduardo da Conceição Pires, que nos anos 40 e 50 frequentou a Escola Tomás Cabreira (Curso Geral de comércio ¬Secções Preparatórias) e que foi, nas primeiras eleições autárquicas pós - 25 de Abril, realizadas em 1976, eleito o primeiro Presidente da Assembleia Municipal de Olhão, cargo que exerceu até Dezembro de 1979.
O seu honrado nome foi dado a uma artéria da Cidade Cubista e mais tarde decorreu uma sessão solene no auditório da Biblioteca Municipal.
Eduardo Pires, que tantas e tantas vezes envergou, como guarda-redes, lugar que ocupou também como júnior na equipa do Sporting Clube Olhanense, a camisola da nossa Escola, desenvolveu, para além da sua vida profissional, no estabelecimento próprio, funções várias em associações, clubes desportivos, etc.
Dele merecidamente se afirmou: “o seu trato afável, a sua honestidade, humildade e carácter granjearam-lhe estima, prestígio e consideração dos que com ele conviviam, mostrando sempre solidariedade e espirito de ajuda...”.
Parabéns de toda a malta, que se orgulha de ti, Eduardo, com um forte “alabi, alabá...”.

João Leal

Reproduzimos o "folheto" editado pela Câmara Municipal de Olhão, assinalando a efeméride
Colocação de RC
Nota: klicar nas fotos para aumentar.
POSTAIS ILUSTRADOS

DECADA DE 50

- Claustro dos Jerónimos;
- Excursão de finalistas;
- Depois da homenagem ao PR Marechal Carmona
- Foto tirada na cantina;
- 1º Ano de Caligrafia.

Fotos enviadas por João Manjua Leal.

Colocação de RC.
Nota: klicar nas fotos para aumentar