quarta-feira, 20 de abril de 2011

«VILA ADENTRO - O ESPÍRITO DO LUGAR»
UM LIVRO DA NOSSA ESCOLA

«Vila Adentro - o espírito do lugar», editado pela Escola Secundária Tomar Cabreira e outras entidades, entre as quais a Associação dos Antigos Alunos, que resulta do trabalho das Professores D. Rosa Trindade e D. Dulce Bulha, nos últimos 3 anos, com alunos do 11º e 12° anos da nossa Escola.
Esta obra, pela qual felicitamos a consciente e inovadora acção pedagógica daquelas Professoras, relaciona-se com a zona histórica da capital" Algarvia, que para nós, «Costeletas», se reveste de um significado especial e sempre emotivo, pois foi ali que nasceu e viveu, durante décadas, quer na Rua do Município como no Largo a Escola Tomas Cabreira.
Referem as Autoras deste livro «Vila Adentro - o espírito do lugar»: «Este livro permite, não só, conhecer a história e usufruir do espaço, mas também, sentir a própria essência e o espírito do lugar... ».
E como nós «costeletas, o sentimos...

João Leal

Nota: Um texto para relembrar. Um belo livro que os interessados poderão adquirir.
RC.

Abril

Abril és viva harmonia
Que envolve tempo que passa
Levado p' la fantasia
Como algo que esvoaça!
És a papoila vermelha
Que gira ao sabor do vento,
Sorrindo ao Sol que te espelha
Leve como o pensamento!
És Primavera de esp' rança,
A cantar hinos de amor,
Em quimeras de bonança
Rodeada de esplendor!
És a linda madrugada,
Que risonha se revela...
Em chilreios da passarada
No palco de uma aguarela
És Abril por excelência,
Liberdade em movimento
E à luz da transparência
Suavizas o alento!
És o despertar da vida,
A excelsa natureza,
Com a alma dividida
De inspiração bem sentida
À procura de firmeza!

Maria Romana


Colocação de RC.

Lenda do Folar da Páscoa

A lenda do folar da Páscoa é tão antiga que se desconhece a sua data de origem. Reza a lenda que, numa aldeia portuguesa, vivia uma jovem chamada Mariana que tinha como único desejo na vida o de casar cedo. Tanto rezou a Santa Catarina que a sua vontade se realizou e logo lhe surgiram dois pretendentes: um fidalgo rico e um lavrador pobre, ambos jovens e belos. A jovem voltou a pedir ajuda a Santa Catarina para fazer a escolha certa. Enquanto estava concentrada na sua oração, bateu à porta Amaro, o lavrador pobre, a pedir-lhe uma resposta e marcando-lhe como data limite o Domingo de Ramos. Passado pouco tempo, naquele mesmo dia, apareceu o fidalgo a pedir-lhe também uma decisão. Mariana não sabia o que fazer.
Chegado o Domingo de Ramos, uma vizinha foi muito aflita avisar Mariana que o fidalgo e o lavrador se tinham encontrado a caminho da sua casa e que, naquele momento, travavam uma luta de morte. Mariana correu até ao lugar onde os dois se defrontavam e foi então que, depois de pedir ajuda a Santa Catarina, Mariana soltou o nome de Amaro, o lavrador pobre.

Na véspera do Domingo de Páscoa, Mariana andava atormentada, porque lhe tinham dito que o fidalgo apareceria no dia do casamento para matar Amaro. Mariana rezou a Santa Catarina e a imagem da Santa, ao que parece, sorriu-lhe. No dia seguinte, Mariana foi pôr flores no altar da Santa e, quando chegou a casa, verificou que, em cima da mesa, estava um grande bolo com ovos inteiros, rodeado de flores, as mesmas que Mariana tinha posto no altar.
Correu para casa de Amaro, mas encontrou-o no caminho e este contou-lhe que também tinha recebido um bolo semelhante. Pensando ter sido ideia do fidalgo, dirigiram-se a sua casa para lhe agradecer, mas este também tinha recebido o mesmo tipo de bolo. Mariana ficou convencida de que tudo tinha sido obra de Santa Catarina.
Inicialmente chamado de folore, o bolo veio, com o tempo, a ficar conhecido como folar e tornou-se numa tradição que celebra a amizade e a reconciliação. Durante as festividades cristãs da Páscoa, os afilhados costumam levar, no Domingo de Ramos, um ramo de violetas à madrinha de baptismo e esta, no Domingo de Páscoa, oferece-lhe em retribuição um folar.
Texto retirado da net, por

João Brito Sousa
Como prova de agradecimento, envio ao João Brito de Sousa e a D. Elizabete um folarsinho com desejos de Páscoa Feliz com saúde.
RC.