quinta-feira, 21 de abril de 2011

BOA PASCOA

Por João Brito Sousa

. A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. É a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Na Páscoa, é comum a prática de pintar-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia. Portanto, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos.
Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra “páscoa” – do hebreu “peschad”, em grego “paskha” e latim “pache” – significa “passagem”, uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.
A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada.
A procissão de sexta feira Santa na cidade de Faro é um momento alto das férias da Pascoa, porque muitas centenas de pessoas que estão a residir ou a trabalhar fora da cidade regressam nesta altura para visitar amigos e familiares. A rua de Santo António enche-se e o jardim Manuel Bívar também.

E a procissão regista a solenidade habitual quando passa.

É bonito.


jbritosousa@sapo.pt

NOTÍCIAS DA NOSSA ESCOLA



A NOSSA ESCOLA DISTINGUIDA
No Concurso Nacional «Nós e a Europa» a Escola Secundária Tomás Cabreira foi distinguida com um prémio para a categoria multimédia do ensino secundário.
As nossas felicitações à nossa Escola, aos seus dedicados professores e ao nível demonstrado pelos jovens «costeletas», nossos continuadores.


RITA GEIRINHAS (JOVEM COSTELETA), EM DESTAQUE NA MARCHA ATLÉTICA
No decurso dos Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética, disputados na Batalha a «costeleta» Rita Geirinhas, representando o Núcleo Desportivo da Escola Tomás Cabreira) alcançou, na categoria de infantis femininos, um honroso 2° lugar.
As nossas mais efusivas felicitações!

FILIPA FERRElRA (JOVEM COSTELETA) EM DESTAQUE
Foi no decurso dos Campeonatos de Atletismo de Portugal, em pista coberta, disputados na cidade do Pombal e que contaram com a participação de 62 equipas de todo o País, que a jovem «costeleta» Filipa Ferreira, representando o Núcleo Desportivo da Escola Tomás Cabreira, alcançou um meritório 8° ligar na prova de Marcha Atlética, cobrindo os 3 mil metros femininos no tempo de 15.40,62 minutos.
As nossas felicitações.

jOÃO lEAL

Colocação de RC.