sexta-feira, 22 de abril de 2011


Se o coelho não bota ovos, por que ele é o símbolo da Páscoa?

Segundo a lenda, uma mulher teria pintado e escondido alguns ovos para que os filhos procurassem num domingo de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um coelho passou correndo por elas.
Os meninos imaginaram que o animal trouxera o presente. No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Mas por que presentear com ovos?
O ovo significa renascimento e ressurreição. Simão, o cireneu que ajudou Cristo a carregar a cruz até o Calvário, era vendedor de ovos. Depois da crucificação os ovos teriam ficado coloridos.

Símbolos de Páscoa
O coelho, o ovo e o chocolate em sua origem não são símbolos cristãos e, em contexto religioso, representam conceitos complexos demais para o entendimento infantil.

Coelho
Freqüentemente igualado à lebre, é um símbolo lunar porque dorme durante o dia e fica acordado à noite e por ser muito fértil.
Nos contos de fada e nas lendas de muitos povos, a própria lua é, por isso, um coelho, ou então, indicam-se simbolicamente as manchas claras e escuras que há nelas como sendo coelhos.
Devido à sua fertilidade, eventualmente também por viver escondido em tocas, o coelho está estreitamente ligado a Terra, entendida como “Mãe”, sendo por isso um símbolo de constante renovação de vida.

Ovo
Por ser o germe da vida, o ovo é um símbolo muito difundido da fecundidade. Nas concepções místicas de muitas culturas encontra-se o “OVO CÓSMICO”, que na qualidade de símbolo da totalidade dos poderes criadores aparece nos primórdios freqüentemente boiando nas águas primordiais; dele nascem o mundo e todos os elementos ou, a princípio, somente o Céu e a Terra.
Na alquimia a gema foi geralmente interpretada como símbolo do ouro, e a clara como símbolo da prata. No cristianismo o ovo é considerado símbolo da “Ressurreição da Vida Nova”.

HISTÓRIA DO CHOCOLATE
O chocolate, produto natural das Américas, era conhecido e consumido como bebida por Astecas e Maias. O primeiro contato dos europeus com o chocolate foi através dos espanhóis, logo após o descobrimento. Cortez informou ao Rei Carlos I da Espanha sobre a existência da bebida amarga, que "aumenta a resistência e combate a fadiga". O primeiro embarque de chocolate para a Europa aconteceu em 1585. Inicialmente um luxo ao qual somente nobres europeus tinham acesso, o chocolate teve sua fama aumentada ao ser misturado ao açúcar. O cacau em pó surgiu em 1.828 e o chocolate em barra, como conhecemos hoje, data do final do século XIX, quando a ele foi acrescentado leite. Hoje o cacau é plantado em toda zona equatorial terrestre. Do Brasil a Indonésia, da África ao Havaí. O pé de cacau produz de 20 a 30 frutos e cada fruto cerca de 20 a 50 grãos. Os grãos depois de secos e torrados são moídos para a produção de chocolate
UMA FELIZ PÁSCOA PARA TODOS
Saudações Costeletas
António Encarnação
NOTÍCIAS  DO JORNAL CARTEIA
ENVIADAS PARA O BLOGUE
(Jornal Regional publicado em Quarteira)

21-04-2011
Adelino Gomes, um dos mais conceituados nomes da Comunicação Social, figura indissociável da Revolução de Abril, é o próximo orador do ciclo de conferências "Horizontes do Futuro". Nas vésperas de mais um aniversário do 25 de Abril, no dia 23, sábado, pelas 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o jornalista fará uma apresentação intitulada "25 de Abril: O Testemunho de um Repórter", recorrendo também a alguns meios audiovisuais da época.
André Fernandes sagra-se campeão nacional em Duplo Mini-Trampolim
21-04-2011
No passado fim-de-semana, 16 e 17 de Abril, tiveram lugar em Loulé os Campeonatos Nacionais de Duplo Mini-Trampolim e Tumbling, em que participaram cerca de 400 ginastas de todo o país. Na competição de Duplo Mini-Trampolim, André Fernandes foi o grande vencedor.
Português vence Portugal Poker Series
21-04-2011
O Casino de Vilamoura recebeu o Portugal Poker Series, entre os dias 13 e 17 de Abril, em que o grande vencedor foi o português José Passos, com um prémio de 27 mil euros. Participaram jogadores de vários pontos da Europa.
Comércio de Portimão abre portas nos feriados e no Domingo de Páscoa
21-04-2011
O comércio local de Portimão estará de portas abertas nos feriados de Sexta-feira Santa e do 25 de Abril, ao longo de todo o sábado, dia 23, e ainda no Domingo de Páscoa, visando melh! or receber os milhares de visitantes que são esperados no centro da cidade durante este período.
Animação de rua invade Albufeira
21-04-2011
Nestas mini férias da Páscoa, Albufeira tem preparado um conjunto de actividades para receber os milhares de turistas que visitam o concelho. Para além dos certames alusivos à quadra, a Avenida Sá Carneiro, na zona da Oura, vai ser palco de espectáculos de animação para toda a família.
Dois detidos por posse de estupefacientes
21-04-2011
O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Portimão com apoio de militares dos Postos de Aljezur, Monchique e Portimão, desencadeou ontem uma operação policial de combate ao tráfico de estupefacientes na zona do Loiro em Marmeleite - Concelho de Monchique.
Guia comemora Páscoa com prova do folar
21-04-2011
A freguesia da Guia volta a acolher uma tradição popular, que promove os valores da partilha e da confraternização. No Domingo de Ramos, centenas de pessoas são convidadas a degustar um folar gigante, em celebração das cerimónias da Páscoa.
Feira da Páscoa com toque medieval
21-04-2011
Durante quatro dias, a Av! enida da República (em frente à Sociedade Recreativa Olhanense! ) vai receber a Feira da Páscoa, que este ano tem um toque medieval. Saiba mais.
Folar e Azeite reinam em Loulé
20-04-2011
No seguimento da política de dinamização de um dos ex-líbris da cidade de Loulé, o Mercado Municipal de Loulé continua a apostar na realização de certames temáticos. Depois de uma Feira de Chocolate que decorreu em Fevereiro, é agora a vez de mais dois eventos: a Feira do Folar e a Feira do Azeite.
Patinador do Internacional do Algarve sagra-se tri-campeão
20-04-2011
David Pedro, patinador do Internacional do Algarve, conquistou três primeiros lugares no Campeonato Nacional de Patinagem de Velocidade, em Estarreja.
Che Lagoense ganha metade dos títulos nacionais em Eli! tes
20-04-2011
A ACD da Che Lagoense venceu metade dos títulos de Campeões Nacionais e cerca de oitenta por cento de vice-campeões, no Circuito Nacional de Badminton, na categoria de Elite.
O Sumo Certo , o Primeiro filme algarvio
20-04-2011
Em breve terão início as filmagens do primeiro filme algarvio. Um projecto ambicioso e original que promete levar a região às "bocas do mundo cinematográfico"
Alunos do INUAF aconselham exercício físico
20-04-2011
No âmbito da "Exposição da Saúde", organizada pelo grupo de Educação Física da Escola Secundária Laura Aires de Quarteira, os alunos finalistas de Educação Física e Desporto do Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF) avaliaram mais de 70 pessoas da comunidade escolar.
Lar de Idosos em Almancil já abriu
19-04-2011
13 Médicos colombianos para o Algarve
19-04-2011
A Administração Regional de Saúde do Algarve, IP, contratou 13 médicos de nacionalidade colombiana, ao abrigo de um Protocolo estabelecido entre os Ministérios da saúde de Portugal e Colômbia, por um período de três anos, permitindo dar médico de família a mais de 22.000 pessoas.
Caritas de Boliqueime recebe donativos de associação cultural
19-04-2011
A Caritas de Boliqueime recebeu um donativo da Associação Cultural Colaboranisto, no passado dia 15 de Abril. Leite, arroz e massas foram os bens alimentares em destaque.

Colocação de RC. Os nossos agradecimentos.