quinta-feira, 21 de agosto de 2014

NOTÍCIAS ALGARVIAS


INFORMANDO

A aldeia da Cortelha, em plena Serra do Caldeirão, vai ser “palco” no próximo dia 6 de Setembro da Festa da Filhó. Trata-se assim de uma oportunidade para os visitantes apreciarem variados tipos de filhó, na zona de refeições que estará disponível para o efeito. 
Este evento terá início pelas 15h00 com a realização de um Torneio de Tiro ao Alvo. O baile Serrano terá início pelas 18h00, e será abrilhantado por Bruno Neves. Pelas 22h00 entrará em palco o Grupo Etnográfico de Quelfes “ Dança dos Velhos”, que representará uma forma diferente de apresentar as danças e cantares do Algarve. Após esta mostra etnográfica do grupo de Quelfes continuará o baile serrano por a noite dentro.
Promover a interação, o diálogo e a convivência entre a arte e as pessoas que nesta altura nos visitam constitui o principal objectivo do “Dreamville”, a ter lugar na Praça do Mar em Quarteira nos dias 21, 22 e 23 de Agosto. Proporcionando uma excelente oportunidade para acompanhar o pôr do sol, desfrutar de um jantar, um café, ou adquirir uma lembrança, aproveitar a “kid zone” para os mais novos, bem como o artesanato e a gastronomia regional, este evento, com entrada gratuita, é organizado pela Associação Dinâmika, contando com os apoios da Autarquia de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira e tem como parceiros a Quarpesca e a Plâncton
IN Jornal Carteia

A FACTURA 
DOS MANUAIS ESCOLARES
Lisboa, 21 agosto (Lusa) – As famílias com filhos em idade escolar vão voltar a ter uma despesa elevada com manuais escolares que poderá ultrapassar os 250 euros, principalmente se frequentarem o 3.º ciclo ou o secundário.
Segundo um levantamento feito pela agência Lusa, o custo dos manuais vai aumentando consoante os alunos vão avançando no ensino.
“Os preços são praticamente incomportáveis para a maioria das famílias. O único nível de ensino com menos problemas é o 1.º ciclo, onde o valor é mais baixo”, disse à Lusa Isabel Gregório, presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE).

Quando entram pela primeira vez para a escola, os três livros das disciplinas principais - Estudo de Meio, Matemática e Português - custam cerca de 25 euros mas, no 2.º ano, o preço dos mesmos já sobe para 27 euros.


CRÓNICA DE FARO


O monumento 
ao coronel Pires Viegas


Encontra-se, indesejável e incompreensivelmente, desde há muito, em notório estado de abandono e de evidente degradação o monumento erigido em 1971 à memória de um dos mais ilustres militares e autarcas farenses, o Coronel João dos Santos Pires Viegas.
Situado na praceta do mesmo nome, ali nas imediações do Mercado Municipal, na confluência com a Rua General Humberto Delgado, que até ao 25 de Abril se designou de Engenheiro Duarte Pacheco, foi concebido pela notável artista contemporânea professora Emília Pratz, que nos deixou impressionantes testemunhos da sua criação artística em escultura, pintura e tapeçaria.
Trata-se de uma “Cruz de Guerra” estilizada, ao centro da qual se encontra a efigie do Coronel Pires Viegas e alguns dos seus elementos biográficos, grande parte já elegível pelo desaparecimento das letras reveladas em bronze, fruto de roubos, vandalismo, incúria, etc.
O homenageado, que nasceu em Faro em 1865 e veio a falecer em 1937, na sua terra natal, frequentou o Liceu João de Deus na capital algarvia e, mais tarde, em Lisboa, a Escola do Exército, seguindo, com grande brilhantismo, a carreira militar, destacou-se em especial nas campanhas de pacificação de Moçambique e de Angola, de modos próprio nas lutas contra os Namarrais, no Niassa e do Sul da terra angolana). Foi també Governador das províncias do Huíla e do Cunene, havendo comandado o Regimento de Infantaria de Évora e presidiu à Câmara Municipal de Faro.
O monumento, para além do seu valor simbólico e artístico, veio embelezar a vertente sul da Praceta que ostenta o seu nome, surgiu quando a “Faro, cidade em quarto crescente”, como a denominou há mais de quatro décadas, nestas colunas, o escritor e jornalista Mário Zambujal, autor de tantos êxitos da literatura portuguesa contemporânea, começava a galgante caminhada do seu crescimento na segunda metade do século passado.
Agora encontra-se abandonado, com notórios sinais de esquecimento e de pouca ou nenhuma atenção do Município pela sua conservação e o respeito e orgulho que são devidos a um dos mais destacados farenses do nosso tempo. À noite é uma escuridão plena a área envolvente em notório contraste com a iluminação que envolve o edifício sede da AMAL (Associação dos Municípios do Algarve), onde funcionou, anteriormente, a RTA (Região de Turismo do Algarve).
Depois lançamos o pedido – sugestão à Câmara Municipal de Faro, pelo restauro do Monumento ao Coronel Pires Viegas, pedido que esperamos mereça também a positiva intervenção junto da autarquia da delegação da prestigiada Liga dos Combatentes.

João Leal


CANTINHO DOS MARAFADOS


POEMA MALUCO


Tenho o dom da previsão
Ou duma intuição maldita
Me sobressalta o coração
De tristeza me deixa aflita.

Trago às costas uma trouxita
- Paciência tenho de Santo!
Este Mundo é coisa esquisita
Até a Natureza está em pranto.

-Pus à prova o bom humor!
E a Vida me pôs em fanicos
- A ela me fiz de superior!
Vão de retro os mafarricos.

Já me arrastou p'los cabelos
Por não querer saber de gritos
Meus sonhos que eram desvelos
Tolhidos andam agora aflitos.

Não nasci em berço de ouro
A Vida nem bonita nem feia!?
Ora eu canto, ora eu choro...
- Sou do Povo sou plebeia.

Sou eu filha de fulano!
E sou eu neta de beltrano.
- Sobrinha sou de sicrano
Sou assim e não me engano.

Alto aí e pára o baile!
- Que a música já acabou
Já pús nas costas meu xaile
- E do baile já me vou...

IN ROSAFOGO