quarta-feira, 22 de julho de 2015

O ALGARVE - PONTOS DE VISTA


FARO - Convento de Nossa Senhora da Assunção
Largo e Estátua de D. Afonso III



Situado na "Cidade Velha" - Vila-Adentro
O Convento de Nossa Senhora da Assumpção é um edifíco "notável" de Faro onde funciona actualmente o Museu Municipal de Faro (anteriormente designado Museu Municipal Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique) e que integra diversas colecções de pintura, escultura, arqueologia e vestígios arqueológicos romanos e medievais. Situado na "cidade velha" (Vila-Adentro), foi mandado construir em 1519, na antiga judiaria de Faro com a finalidade de receber uma comunidade franciscana que seguia os ensinamentos de Santa Clara. A escolha do local para edificação do Convento foi numa zona nobre da cidade, situada na Vila-Adentro, junto a uma das portas de entrada (a do Repouso) e num local semi-abandonado devido à expulsão dos judeus em 1497.
No convento é de destacar o estilo renascentista, com uma igreja manuelina e cúpula barroca.

Santa Catarina da Fonte do Bispo
Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Santa Catarina da Fonte do Bispo é um monumento religioso, situado na Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo do Concelho de Tavira, no Distrito de Faro.
Edificada em meados do Século XVI, esta Igreja detinha, originalmente, um traço manuelino, tendo sofrido obras de modificação posteriores, que lhe introduziu elementos renascentistas; no Século XVIII, a fachada foi alterada, tendo o remate adquirido uma forma típica do estilo Barroco. O edifício, composto por 3 naves, detém uma abóbada artesiana sobre a capela-mor, e uma porta lateral, no estilo manuelino. No interior, existem várias imagens, representando o Juízo Final, a adoração dos pastores, e Nossa Senhora das Dores.

Pesquisa de
Roger