sexta-feira, 24 de julho de 2015

O ALGARVE - PONTOS DE VISTA


ESTOI

Estoi é uma localidade portuguesa do concelho de Faro, com 46,59 km² de área e 3 652 habitantes (2011). Densidade: 78,4 hab/km². A 9 de dezembro de 2004, foi aprovada na Assembleia da República a alteração do nome da freguesia de Estói para Estoi.
Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Conceição, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Conceição e Estoi com a sede em Conceição.

 Igreja

Palácio
RUÍNAS ROMANAS DE MILREU-ESTOI
Foram postos a descoberto em 1877 pelo arqueólogo Estácio da Veiga.
Milreu é o testemunho de uma importante villa áulica romana, habitada desde o século I da Era Cristã, com vestígios de ocupação contínua até ao século X.
Em finais do século III, a casa foi reorganizada em torno de um grande peristilo central com colunas, rodeando um pátio aberto com jardim e tanque de água.
No século IV, a entrada da villa foi monumentalizada e o peristilo e as termas foram embelezadas com mosaicos representando fauna marinha, enquanto a sul da via se ergueu um imponente edifício de culto a uma divindade aquática, que no século seguinte viria a ser transformado num templo paleocristão.
Sobre parte das ruínas merece ainda destaque uma singular habitação quinhentista com contrafortes cilíndricos nos cantos exteriores.

Foram classificadas como Monumento Nacional em 1910.

Ruinas de Milreu

Ruinas de Milreu - habitação quinhentista
Mosaicos - Ruinas de Milreu

Pesquisa de
Roger