sábado, 22 de agosto de 2015



RUAS DO CENTRO  PEDONAL DE FARO 
COBERTAS COM TOLDOS DE ENSOMBRAMENTO

As ruas pedonais do Centro de Faro vão ser cobertas com telas de ensombramento. Os trabalhos preparatórios de posicionamento das ancoragens começaram no dia 1 de junho e devem estar prontos dentro de duas semanas. A instalação dos “toldos-vela”, em 11 ruas da cidade, vai acontecer posteriormente.
As ruas que vão passar a ter telas de ensombramento são a Rua da Marinha, Rua Ivens, Rua Tenente Valadim, Rua Dom Francisco Gomes, Rua de Santo António, Rua 1.º de Dezembro, Rua Rebelo da Silva, Rua Vasco da Gama, Rua Baptista Lopes, Travessa da Mota e Rua Conselheiro Bivar.
O prazo total do procedimento de fornecimento e instalação das telas termina a 2 de abril de 2016, sendo que a Câmara de Faro prevê que, grande parte delas, seja colocada ainda este verão.
O Município de Faro espera, «numa altura em que o calor começa a “apertar”, oferecer um novo conforto aos munícipes e turistas que visitam a Baixa. Os toldos, além da principal função de ensombramento, darão um ar mais alegre às principais artérias de Faro, transformando-a num espaço comercial a “céu aberto”, incentivando as caminhadas nesta zona e possibilitando uma revitalização do “coração” da cidade».
Já se circula em toda a Variante de Faro, mas obras continuam até Outubro

O troço principal da última fase da Variante Norte a Faro já abriu à circulação, mas ainda faltam algumas intervenções para se poder dizer que a obra está concluída.
O grosso das intervenções que ainda falta realizar, como a conclusão da ligação à Rotunda de Olhão e o nó de ligação à EN2, só estarão acabadas em Outubro, mas a Estrada Municipal 518 (entre as Rotundas de Olhão e Conceição) abrirá «daqui a uma semana».
A obra continua, mas, na visão do presidente da Câmara de Faro, o mais importante é que foi finalmente concluída uma ligação que irá dar uma grande ajuda ao tráfego «em Faro e no Algarve». 

20 mil escoceses 

podem invadir Algarve a 11 de outubro


ESTÁDIO ALGARVE

Mais de 20 mil escoceses podem vir ao Algarve a 11 de outubro para assistir ao jogo entre Gibraltar e Escócia, no Estádio Algarve, a contar para a fase de qualificação do Campeonato da Europa de Futebol. Segundo o porta-voz do “Tartan Army” – nome dado aos adeptos escoceses – a procura é muita e os cerca de 7000 bilhetes, para já disponibilizados, não chegam.
Hamish Husband, citado pelo jornal The Scotsman, diz que é possível que «20 mil escoceses se desloquem ao Algarve para este jogo».

As razões apontadas pelo porta-voz dos adeptos são várias: «este jogo pode ter uma grande importância para nos ajudar a chegar a França para o Euro [2016]. A partida acontece durante as férias escolares, fazendo que seja ainda mais atrativo para muitos de nós. Outro fator é a localização – o Algarve é um destino de férias popular para muitos escoceses».


CULTURA/TURISMO

CASA DAS AÇAFATAS

FARO - Rua de Stº António


Localiza-se na Rua de Santo António.
Mandada construir no segundo quartel do século XVIII pelo Capitão-mor Baltazar Rodrigues Neto, é um expressivo exemplar da arquitectura Barroca algarvia.
Na fachada, o centro é valorizado pelo brasão da família e pela riqueza ornamental – enrolamentos – que anima os vãos (porta e sacada).
O logradouro da casa correspondia à antiga Horta da Mouraria, reminiscência do antigo bairro medieval.

Pesquisa de
Roger