quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

CRÓNICA DE REFERÊNCIA


A minha Escola Tomás Cabreira é uma escola de referência. 
E foi, para mim, Referência de vida, de trabalho, de dedicação e amor
Não importa o quanto eu tentei agradar para os colegas e para os professores. E aqui no blogue sempre vai ter alguém desgostando de tudo o que eu escreva e apontando o dedo…
Todos estão no mesmo barco furado que eu, cheio de inseguranças e incertezas. Não importa se alguém falou alguma merda de mim, seja sobre o que escrevo, o que eu faço ou deixe de fazer, quem sou porque tudo isso só interessa a uma única pessoa: EU. Ninguém sabe muito bem o que está fazendo e ser diferente não é motivo de vergonha. Em tempo, o mundo dá voltas – mas juro que não vale a pena ficar guardando mágoa.       
Eu não escolhi a colaboração no blogue por acaso.
O ensino médio não acaba de verdade, mas eu acho que a escola, como um todo não acaba nunca, mas já não vamos fazer provas, e coisas que a gente não quer o tempo inteiro, e conhecer pessoas maravilhosas e outras terríveis. Vamos querer sair correndo às vezes e em outros momentos vamos amar demais. As pessoas vão continuar julgando o seu cabelo, eu vou continuar sendo estranha, às vezes vou sentir que não pertenço, mas juro que fica tudo bem. It’s miserable and magical e continua sendo o tempo que eu quiser e que me aceitarem. E como diz o outro “ponto final parágrafo”.

Maria Costeleta (dos anos 50)

DICANDO E ACONSELHANDO


Chega de dormir mal.
Alguma dicas para dormir melhor

Por mais que a maioria dos Costeletas concorde que dormir é uma actividade relaxante e prazerosa, não são todos os que se conseguem deitar, fechar os olhos e entrar no mundo dos sonhos com facilidade. 

É interessante manter um abajur de luz amarela. O problema com as lâmpadas LED é que elas imitam a luz do dia, e nosso corpo descansa melhor sem esse tipo de iluminação. Os especialistas recomendam que, à noite, no quarto, usemos luz amarela.

Ao que tudo indica, não precisamos deixar de levar para a cama apenas smartphones, tablets e computadores se quisermos dormir melhor. Assim como esses aparelhos interferem na produção de melatonina, um hormônio que nos ajuda a dormir bem, a luz daquele relógio digital que fica ao lado da cabeceira também não é saudável. O despertador é uma tortura para quem acorda durante a madrugada e resolve conferir o horário – quem nunca se chateou calculando as horas restantes de sono depois de acordar no meio da noite que atire o primeiro travesseiro. A recomendação aqui é a de deixar o despertador eletrónico o mais longe possível da sua cabeça.

Se o(a) Costeleta não tem a felicidade de dormir num ambiente livre da poluição sonora que faz parte das grandes cidades, pode ter dificuldades para pegar no sono – o mesmo vale para quem tem sono leve e dorme ao lado de alguém que ressona.

Para diminuir os efeitos causados pela presença de ácaros, não se esqueça de trocar os lençóis da sua cama pelo menos uma vez por semana – especialmente se algum animal de estimação dorme com você. Além do mais, quando você troca a sua roupa de cama e deita nela pela primeira vez, depois de tomar um banho e vestir um pijama confortável, é ou não é uma sensação maravilhosa?

Para quem gosta de velas, incensos e purificadores de ar com aroma, basta prestar atenção na escolha dos cheirinhos. Em vez de um aroma cítrico, por exemplo, prefira lavanda – deixe os perfumes mais energizantes para o dia. Pode não parecer, mas o perfume do ambiente afeta muito o seu humor e a sua energia.

Muita gente dorme melhor depois de um bom banho, mas o que talvez você não saiba é que aquele banho quente, que é tido como extremamente relaxante, não é exactamente a melhor opção. O banho quente aumenta a sua temperatura corporal, o que atrapalha o seu descanso. O ideal é tomar um banho menos quente, pois, quando seu corpo está mais frio e você se joga por baixo das cobertas, é mais fácil adormecer. Para ficar mais claro: banho quente é relaxante, mas não deve ser tomado pouco tempo antes de dormir.
Você não é o(a) único(a) que adora o seu travesseiro fofinho e o seu colchão confortável – os ácaros curtem muito esse ambiente, até mesmo porque, para eles, não se trata apenas de um bom lugar para ficar, mas de um óptimo restaurante, afinal as suas células mortas são o banquete dos seus milhares de colegas de cama.

Se você é alérgico à poeira, não deixe de passar o aspirador no colchão de tempos em tempos e de expor seus travesseiros ao sol sempre que possível. Além do mais, vale sempre lembrar que esses itens têm um tempo de vida útil, e que você deve trocá-los de vez em quando, pelo bem da sua saúde. Dica: troque de travesseiro a cada dois anos e de colchão a cada dez.

Logicamente, nem sempre é simples seguir todas essas dicas, mas, se você puder dar uma chance a algumas delas, talvez suas noites de sono sejam mais bem aproveitadas.

Bons sonhos!

Pesquisa de Roger

CANTINHO DO INSÓLITO


NANDO, O CHARMOSO

   Quando nos conhecemos, parecia que seria um mundo de descobertas e felicidades. Durante uma certa época, realmente foi, mas depois, tudo foi ficando estranho. Com o passar do tempo, fui descobrindo que aquela pessoa maravilhosa que eu havia conhecido, não era quase nada do que eu pensava. Será que fantasiei demais, eu costumava pensar. Eu queria acreditar que havia encontrado alguém com bons sentimentos e que realmente gostava de mim. O tempo revelou que eu havia encontrado uma pessoa cruel. Era uma pessoa que costumava enganar os outros para poder obter lucros e vantagens. Aquela pessoa usava os outros, e quando não queria mais, simplesmente descartava, virava as costas e sumia.
   Certo dia, eu estava em um almoço de confraternização quando conheci o Nando. Ele era uma pessoa alegre e simpática. Era um tipo que se comunicava muito bem, atencioso, charmoso e muito empenhado em agradar a todos. Como era gentil! Eu deveria ter ligado o “desconfiômetro”, mas fiquei ali, numa boa, assim como todo mundo
   Ele deve ter percebido algo em mim, porque colou em mim feito um carrapato. Claro, quem era eu! Eu era uma pessoa com a qual ele poderia se relacionar para obter certas vantagens.
   Fizemos amizade, ficamos muito unidos, eu contava tudo pra ele, mas ele me contava algumas coisas, eu sentia que ele era resistente em certos assuntos. – Família, ele nunca falava na família, quando eu perguntava, ele dizia que seus pais moravam em outro estado e que raramente os via. Irmãos, ele dizia que só tinha uma irmã, mas que não se dava bem com ela.
   Eu possuía uma boa condição financeira, ele vivia me pedindo dinheiro emprestado e nunca devolvia. Ele quase não parava no emprego, mas dizia que era formado em arquitetura. Jamais me levava na casa dele. Dizia que era muito longe, enfim, me envolvi com um cara estranho, mas gostava da companhia dele. Sentia-me bem, quando estava com ele. Mas quando ele sumia, sim, ele sumia, ficava meses sem se comunicar comigo…
Ele gostava de me chamar pelo meu nome, ele dizia: Estela meu bem! Bastava para eu me derreter e esquecer os vacilos dele. Acho que ele sabia me prender.
Um dia, recebi um telefonema estranho, era um policial, ele falou meu nome e perguntou se eu conhecia o Fernando (Nando), eu disse que sim, então ele disse: Fica calma, o Fernando foi preso, ele está sendo acusado de ter cometido um crime. Ele matou os próprios pais. – Ao ouvir aquela notícia, entrei em choque.
Dias depois, fui descobrindo através dos noticiários da TV, que aquela pessoa com a qual eu me relacionava, era um sociopata. Ele tinha uma vida toda bagunçada e já havia enganado muitas pessoas com seu charme irresistível.

IN Lita Duarte