sábado, 5 de dezembro de 2015

ALGARVE - PONTOS DE VISTA

ERA "ERMIDA DE S. LUÍS"
É IGREJA DE S. LUÍS

A Ermida de São Luís é um edifício "notável" de Faro. Localizada nos antigos arrabaldes da cidade, este templo religioso situa-se em frente ao estádio com o mesmo nome. Trata-se de uma construção do século XVII com profunda remodelação no início do séc. XIX por iniciativa do Bispo Dom Francisco Gomes do Avelar e cunho do arquiteto genovês Francisco Xavier Fabri (igualmente responsável por outros edifícios da cidade, como sejam o Arco da Vila e o Seminário Episcopal de Faro). Possui retábulo de talha neoclássica no altar-mor.
Não será, pois, necessário recuar muito no tempo para nos encontrarmos perante os terrenos mais ou menos acidentados do “vasto” Campo de S. Luis.
Entretanto, tudo isso pertence já ao passado e a área, outrora desabitada, converteu-se numa das zonas mais fortemente urbanizadas de Faro. Seguiu, afinal, a trajetória comum aos arredores de todas as cidades.
Esta transformação estrutural precisou de ser, naturalmente, acompanhada dum ensaio de resposta a nível pastoral, por parte da igreja diocesana.
Foi assim que, a Ermida de S. Luis, outrora perdida no campo, (Ataíde de Oliveira diz, em 1904, que ficava a um quilómetro da cidade de Faro) com a festa anual em honra do Padroeiro como única expressão cultual, ao ser gradualmente absorvida pela cidade, se viu convertida, por força das circunstâncias, na igreja quase paroquial que, durante vários anos, foi chamada a ser.
Não é suficientemente conhecida a importância pastoral que a capela terá ocupado ao longo dos tempos. Presume-se que o culto aí celebrado se circunscrevesse, até à segunda década do século XX, unicamente à festa anual, aliás muito concorrida e animada, em honra do Patrono, embora alguns documentos escritos pareçam querer atribuir-lhe um realce particular entre as demais capelas da cidade de Faro.
Assim, no “Dicionário de Portugal Antigo e Moderno” volume 3, Lisboa 1874, escreve-se na página 144, coluna II, ao falar-se de Faro. “Há também nesta cidade a bonita Igreja de S. Luis e várias capelas”.
Não deixa de ser estranha e curiosa esta referência, pois não só se particulariza a especial beleza da Capela de S. Luis, como se lhe atribui a designação da Igreja, em confronto com outras, denominadas apenas capelas.

Nota: - Existe uma nova Igreja em S. Luis, junto ao Hospital Distrital de Faro, erguida entre 6 de Março de 1991 e 21 de Junho de 1992 na Praça de Tânger, e designada por Igreja Paroquial de S. Luís.


Pesquisa de Roger