segunda-feira, 11 de julho de 2016




PORTUGAL
CAMPEÃO EUROPEU
2016




Por muito que tenha custado aos franceses...
Com um bonito golo de Eder
Roger





CRÓNICA DE FARO


Uma autonomia realizada, um sonho que prossegue a sê-lo


Opinião de João Leal
“A autonomia regional é filha do 25 de Abril e assente no desenvolvimento regional, um legitimado auto – governo dos açorianos”, afirmou em sessão realizada no auditório da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, o líder da Comissão da Assembleia Regional da Região Autónoma dos Açores, Dr. Jorge Costa Pereira. Como estas palavras e toda a sua judiciosa intervenção foram por nós, regionalistas desde o sempre, bebidas com a avidez própria de quem acredita um dia já próximo deixará este mundo sem conhecer o Algarve onde nasceu e sempre viveu com a sua autonomia própria reconhecida e votada na Assembleia da República.
A sessão organizada pela prestante e interventiva Casa dos Açores no Algarve, assinalou o 20.º aniversário do restauro na nossa Região dessa festividade, que é um dos ícones da terra açoriana no “Culto ao Divino Espírito Santo”, levado para as nove Ilhas Atlânticas pelos povoadores algarvios e que entre nós teve a sua derradeira expressão no século dezanove, como o demonstra o doutro investigador Dr. Adérito Vaz, na cidade de Tavira. Foi a 9 de Junho de 1996 que aquela instituição regionalista reuperou tal manifestação no Sul Ibérico e que, como assinalou o seu devotado presidente diretivo, Rubem Santos, “o Algarve não só assiste a este resgate do Culto ao Divino Espírito Santo, como o vive com intensidade específica há duas décadas, razão porque me sinto feliz a estar aqui comemorando o seu 20.º aniversário”.
A Delegação da Assembleia Regional dos Açores, que o deputado insular Dr. Jorge Costa Pereira liderava, era constituída por mais quatro parlamentares dos Partidos Socialista – (3), Social Democrata (2) e Centro da Democracia Cristã(1) e fez esta deslocação “no âmbito das competênciaslegislativas”, como o destacou, referindo com merecidos elogios a obra de intercomunicação desenvolvida pela Casa dos Açores no Algarve, que considerou “verdadeiramente notável e simbólica”.
Ao encerrar a sessão, em que na vasta assembleia presente se pressentia a interrogação “e para quando o Algarve”, o Dr. Rogério Bacalhau Coelho (Presidente da Câmara Municipal de Faro) saudou os visitantes, prestou a sua homenagem à Casa dos Açores e destacou o interesse permanente do seu líder, Rubem Santos e agradeceu a visita e todo o simbolismo de que a mesma se revestia.
Como que numa saudação final de “bem – vindos” e de reconhecimento pela mensagem expressiva o valioso Grupo Coral e Cultural “aCANTE” interpetou várias peças.

João Leal