quarta-feira, 13 de julho de 2016

REVIVENDO FARO PELA AUTORA LINA VEDES


Transcrevemos do seu Livro
  FARO  
retratos "à la minuta"
LINA VEDES
Crónicas na 1ª pessoa

A Capela de S. Luís

A capela de S. Luis, pequeníssima, isolada e nos arredores de Faro está hoje situada e abafada num dos bairros mais populosos e movimentados da cidade.
As festas em honra de S. Luís realizavam-se (e realizam-se) de 1 a 4 de Outubro, mesmo antes do início do ano lectivo, que então era a 7 de Outubro.
Era hábito, nos anos que já foram, uma vigília em volta da ermida, tradição algarvia bem antiga. Também era distribuído Pão tal como em Santo António do Alto.
Com a tradicional solenidade em honra do seu padroeiro, recitava-se o terço, era celebrada Missa com bênção, seguindo-se a procissão com itinerário habitual. O sermão era pregado ao ar livre, havia quermesse, queima de uma cascata de fogo-de-artifício, banda do Sport Lisboa e Faro sob a regência do conhecido maestro Craveirinha.
Leiloavam-se as ofertas dos crentes que constavam de tabuleiros com comida.
 À volta da ermida barracas vendendo nógado, rifas de panelas de alumínio, sorvetes, farturas, doces regionais. Acabava sempre com um animado baile.
Fui com a mãe, uma vez, à festa de S. Luís. Tinha chovido, o chão era um mar de lama e pedras e não havia luz que nos indicasse o caminho...
 E que longe e erma ficava a Capela.
 Fiquei desagradada!
 A pequena Capela de S, Luís foi engrandecendo ao longo dos anos acompanhando o desenvolvimento populacional do bairro.
 Os católicos residentes na zona colaboraram activamente na edifiação da Igreja Nova de S. Luís, em 1992, como continuação e legítima consagração de um culto que os anos têm afervorado.

 Ermida de S. Luis

Colocado por
Roger