quarta-feira, 7 de setembro de 2016

CRÓNICA DE FARO


PLACAS TOPONÍMICAS

Opinião de João Leal

    Dispõe a capital algarvia, de modo próprio em algumas artérias do chamado “Bairro Lethes”, que se estende desde o clássico edifício teatral até à Pontinha, de um conjunto de magníficas e artísticas placas toponímicas evocando nomes salientes da história pátria e ou local. São de grande e assinalada beleza, revelando a excelência de algumas conhecidas fábricas que marcaram época na cerâmica lusa. De referir que este mesmo propósito foi seguido nas urbanizações realizadas nas Praças de Alandra e dos Poetas e, mais além, na de Ossónoba (esta na ligação Largo do Mercado e Rua Ataíde Oliveira) pelo empresário, artista, dirigente associativo e dedicado farense João Pinto Dias Pires (João Pires), numa atitude que bom seria fosse prosseguida, de modo próprio por quem responsabilidade legal na matéria, o Município.
    Mas a par desta referência elogiosa justa, quer à Autarquia, como ao que foi seu Vice-Presidente, a motivação maior desta Crónica de Faro, vai para o mau estado, indesejável qualidade e ou, o que mais grave acontece, à ausência de qualquer nome ou referência em muitas esquinas da nossa urbe.
    Acontece-nos no quotidiano e com vários casos diários irmos em ajuda de turistas, sobretudo de gente jovem face à crescente vaga deste segmento de visitantes, que se dirigem para os múltiplos “hosteles” situados em diferentes zonas citadinas e que de mapa dos “guias turísticas” procuram descobrir a artéria em que se situa a artéria do alojamento escolhido ou reservado.

    É necessário, urgente e da maior necessidade que a Câmaqra Municipal de Faro, através dos Serviços próprios e, com base numa cidadania de proximidade, a colaboração de municípes disponíveis que, felizmente, os há sempre, proceda a uma revisão da toponímia local, não pelo retirar ou substituir nomes que contra isso sempre o fomos e somos. Mas há casos e casos, como o que ora nos ocorre, da “Travessa de São Luís” (atente-se bem onde fica a zona assim chamada e esta rua), entre o Largo das Mouras Velhas e a Rua Cruz das Mestras.

João Leal
IN J.A.