segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PARA MEDITAR


Recordações e casos da Vida Real
De um costeleta aposentado
Uma advertência aos incautos como eu!...
   ...Hoje, desejo partilhar uma experiência vivida em jeito de uma chamada de atenção para que não aconteça situações desagradáveis e complicadas resultando pesadelos a qualquer um de nós.
   A cena é passada na Cruz Quebrada — Oeiras, zona da minha residência. É uma localidade limitada no seu crescimento. A Norte está a A5 - Lisboa - Cascais e a Sul a Marginal Cascais - Lisboa. A Nascente fica a “fronteira” Dafundo-Algés e a Poente o vale do Jamor. Por curiosidade, existe o envolvimento limitado de Linda-a-Pastora e Linda-a-Velha.
   ...E foi numa esplanada, em conversa com dois amigos, que vimos chegar, perto de nós, um carro (corsa) a subir o lancil e a derrubar urna cadeira e mesa metálica, causando um grande susto. Reparámos que a condutora ora uma jovem que ficou enervadíssima não conseguindo manobrar o carro... Encostando cabeça ao volante em sinal de desespero, de tal maneira que me deixou preocupado. Fui junto do carro, bati no vidro da porta e perguntei se estava bem. Tentou disfarçar o embaraço e desejou saber o melhor acesso para Linda – a - Velha. Reparei que no banco de trás dormia una bebé e, por isso, a situação merecia mais cuidado. Tentei esclarecer mas a jovem não conhecia minimamente aonde estava e nem para onde queria ir. Falou-me de uma irmã mais velha e de umas amigas que a esperavam. Ofereci-me para acompanhá-la na condição de me trazerem de volta á esplanada. Entrei no carro para o lugar do pendura e dei-lhe o ânimo suficiente para pôr o carro em movimento. Muito atrapalhada foi conduzindo com precaução e indiquei um arruamento que dá acesso á marginal que tem um stop e, por isso chamei a atenção devida.

   Quando aguardava a travagem fui surpreendido com a entrada repentina na Marginal. Esteve iminente um grave desastre e, só não aconteceu porque o condutor do mercedes fez uma travagem monumental. Todos os ocupantes saíram dos carros. Apanhei um grande susto. A jovem chorava e não sabia o que fazer. Decidi pela condução e levei o carro pata Linda-a-Velha. Parámos na avenida próximo do mercado e a jovem saiu do carro para ir chamar a irmã e as amigas. Passou dois quarteirões e desapareceu largos minutos. A bebé entretanto acordou e começou a chorar. Reparei que a jovem deixara a mala de senhora no carro quando saiu precipitada... O que não é normal.
   Estava já muito preocupado com a situação, o tempo passa, quando surgiram as tais amigas, a jovem e a irmã.
   Correram aflitivamente, não fizeram qualquer observação e foram de imediato ao porta-luvas retirando uns pacotes suspeitos e na mala, também estava algo estranho. Foi então que percebi toda a situação. Finalmente a irmã mais velha deu-me uma breve explicação durante o percurso para me trazer de volta á esplanada. As “meninas” são de Chelas, ex-modelos (?) de visita a amigas. A jovem condutora iniciou há dias o processo para a obtenção da carta de condução. Já fez duas Lições... E, quando chegaram, ofereceu-se para estacionar o carro. Simplesmente, animou-se e encheu-se de coragem para conduzir... Porque era tudo a descer.
   Esteve iminente um trágico acidente... Que metia droga. Ainda hoje não sei como sairia incólume desta situação. Um costeleta metido num caso de droga. Haja cuidado amigos. Aqui deixo esta advertência... Para meditar.
   Paixão Pudim