quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

"PROJECTO JOÃO LEAL"

Proposta do Associado Costeleta Jorge Tavares, lida no Almoço Costeleta de Natal


Estimados, amigas e amigos Costeletas

   »Não tenho vocação para oratórias muito desenvolvidas, tão pouco para improvisos.
    No entanto, aproveitando esta última reunião anual, organizada pela nossa Associação, para partilharmos o convívio desta época festiva e de famílias, que é o Natal, resolvi escrever uma linhas, pedindo a vossa paciência para ouvir a sua leitura, prometendo desde já, que não serei longo.
    João Manjua Leal (ver foto na galeria), para a maioria dos costeletas o João Leal.
  Porque o João e os seus progenitores, “vivem” nas minhas lembranças, quando os aniversários se festejavam, ainda com um algarismo, é meu dever trazer a todos vós e à Associação, uma proposta.
   São sobejamente conhecidos os seus dotes na escrita, como jornalista e não só.
   Igualmente são do nosso conhecimento a sua facilidade oratória, pela clareza de pensamento pela forma como articula os assuntos.
  Todavia, não será do conhecimento generalizado a imensa sabedoria do João, no que respeita à cidade de Faro, e à sua história recente.
  O João é um profundo conhecedor da nossa cidade, nomeadamente no período que decorre dos finais da década de quarenta, até aos nossos dias: Os bairros, a toponímia, as instituições, a arquitetura, o comércio, a indústria, a pesca, a agricultura, as igrejas, os divertimentos, as coletividades, os eventos, as artes, o desporto, os bancos, etc...
 Os seus conhecimentos transcendem estas lembranças, quando falamos das “gentes” de Faro. O João é uma memória viva da cidade. Conhecedor - atrevo-me a afirmar - da grande totalidade dos habitantes da cidade nos anos cinquenta e sessenta.
  Das classes mais abastadas ao mais humilde cidadão o João é capaz de narrar factos, uns mais importantes que outros - naturalmente -  mas todos enriquecedores da história da nossa cidade.
  Não podemos, nem devemos perder este património.
 A nossa Associação e todos nós individualmente, devemos pugnar para que a Vereação da Cultura do Município de Faro patrocine o João, para que possa deixar em livro, esta riqueza cultural sobre a nossa cidade.
 Aos costeletas dirigentes da Associação e a todos os presentes direi que seria um excelente legado e um contributo valiosíssimo que deixaria aos futuros Costeletas, à cidade e à História.
 Pela minha parte deixo desde já a minha incondicional disponibilidade para participar nas diligências necessárias para que este Projeto se possa tornar uma realidade.
 Para terminar, desejo a todos os presentes e respetivas famílias, umas Boas Festas e os votos de um frutuoso ano de 2017«

NOTA DA REDACÇÃO: A proposta foi bem recebida pelos elementos da Direção que, depois dos festejos Natalícios, prometem fazer as diligências necessárias para avançar com o "Projecto João Leal" junto das Instâncias Municipais competentes.
Roger