terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O TRANSITO


As autoridades reguladoras do transito

As Autoridades, lato sensu, são uma componente indispensável numa sociedade organizada.
A sua actuação obedece naturalmente ao funcionamento duma hierarquia, subordinada ao poder político e sempre alicerçada na legislação produzida.
As leis que vão servir de “ementa” para os agentes encarregues de as aplicar no dia a dia são, “salpicadas” com  “temperos”, ao sabor de quem as “cozinha”.
Os agentes mais populares e consequentemente, aqueles com quem mais privamos são a GNR e a PSP.
Uns e outros, embora com missões distintas, têm áreas comuns de actuação. Refiro-me ao controle do trânsito.
A PSP nas áreas metropolitanas e a GNR nas auto-estradas,estradas nacionais e municipais.
Excesso de velocidade, estacionamento indevido, falta de documentação necessária ao exercício da condução, manobras perigosas, acidentes rodoviários, distúrbios na via pública, segurança dos cidadãos, são os principais delitos controlados por ambas as Autoridades.
A actividade destes agentes da autoridade deveria ser primeiramente dissuasora e posteriormente penalizadora, para gerar confiança nos cidadãos. Igualmente, deveria ter um papelcrítico e de intervenção cívica, no que ao trânsito diz respeito:
As ruas e estradas de Portugal  estãoem regra, muito maltratadas e apenas tardiamente, na maior parte dos casos, são sujeitas a melhorias de conservação e reparação.
Questiono: Seria muito difícil a PSP e a GNR, quando circulam na sua missão de controle de trânsito, pessoas e bens, elaborar relatórios simplificados e dirigidos às instituições competentes sobre o estado das vias carecidas de assistência urgente, pelo elevado risco de gerar acidentes rodoviários, tornando assim, mais célere a reparação?
A propósito, na entrada da cidade de Faro, vindo do lado da estrada do aeroporto, no sítio das Pontes de Marchil, e logo a seguir à ponte, do lado esquerdo da via há um buraco, que tem seguramente mais de um mêsPara evitar danos nas jantesaviaturadesviam-se passando a circular na faixa da esquerda e seguem o seu caminho.
Quantos milhares de viaturas já por ali passaram, e destasalgumas de agentes controladores de trânsito, sem que nada seja feito..Será porque, essa não é a sua missão?! 

jorge tavares
1950/56

NOTA: As entidades reguladoras de transito
 
Este texto foi escrito há quatro dias, e só foi publicado ontem a meu pedido.
Hoje tive oportunidade de verificar que o “buraco existente na estrada a que aludo no referido texto “ foi remendado. Independentemente desta reparação que me apraz registar, nada justifica a sua existência  durante tanto tempo.
jorge tavares
costeleta 1950/56