segunda-feira, 24 de julho de 2017

INFORMANDO




ASSOCIAÇÃO CÍVICA TOMÁS CABREIRA


Tem por Patrono a insigne figura do professor universitário, reputado político e insigne regionalista, que foi o Tavirense Tomás Cabreira, que dá o nome à mossa Escola, a Associação Cívica Tomás Cabreira, sediada em Faro e constituída em 2010, tendo por objectivo "a promoção e defesa da igualdade dos cidadãos".

Recentemente foi eleito presidente da Direção da Associação Cívica Tomás Cabreira o Sr. José Dantas, dirigente da Administração Pública.

João Leal

RELEMBRANDO



         «O 20» A MATEMÁTICA DO MANUEL JOÃO POEIRA

 




Já o era muito meu amigo, antes do período em que mais intensamente estive ligado a Olhão (de 1958 a 1975) e daqueles que a gente não esquece pela vida em fora, uma amizade que iniciada no final dos anos 40 do século passado, quando alunos da Escola Técnica Elementar Serpa Pinto e se mantém hoje sólida e fortalecida por estes anos de fraterno convívio o nosso relacionamento com o famoso, quer como futebolista como árbitro, que o foi em ambos os casos internacional, o olhanense Manuel João Poeira. Ainda há no último almoço anual dos «costeletas» (antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, que ambos orgulhosamente o fomos) trocámos uma vez e só Deus sabe até quando o solidário abraço que é expressão inequívoca da muita amizade que nos une.
Falou-se, falou-se num recordar de décadas e foi então que surgiu o «20» alcançado pelo antigo valoroso internacional futebolista júnior e conceituado árbitro da I Divisão e além - fronteiras que o foi também, na sempre dificil disciplina de Matemática por este olhanense de sempre, que continua perfeitamente igual ao que em «menino e moço» o era.
O Poeira não era um barra emérito nesta cadeira, engulho da esmagadora maioria dos estudantes, mas no diálogo havido entre seu lembrado Pai e o sempre saudoso Mestre e Professor da nossa Escola Engenheiro Diamantino Piloto (outro olhanense dos quatro costeletas e muito justamente um dos Diretores Honorários do quinzenário «O Sporting Olhanense» a que deu tanto do seu saber, arte e engenho)) foi acordado que este daria umas explicações ao jovem Fruto da sua inteligência e capacidade de aprendizagem o conhecido nome do futebol português alcançou no exame de Matemática a invulgarissima média de 20 valores, o máximo dos máximos, verdadeiro «primus inter pares». Cremos que será o único da prestigiada Escola Secundária farense, que foi, durante décadas frequentada por sucessivas gerações de «filhos de Olhão».
Sabemos que este escrito vai ferir a conhecida modéstia do Manuel João Poeira mas não queríamos nem podíamos deixar de aqui o focar, como de toda a justiça, oportunidade e valorização da vida pessoal, nesta faceta de «estudante com 20 valores a Matemática»!

João Leal