sábado, 10 de fevereiro de 2018

FALANDO DE... Carnaval tudo vale?



CARNAVAL ALGARVIO 2018

Carnaval de Loulé

O mais antigo Carnaval do país

112 anos! Desde 1906, ano que assinala o início do “carnaval civilizado de Loulé- Batalha de Flores”. Oposição às grosserias das manifestações do Entrudo que, no entanto, ainda perduram. Aos mascarados desse tempo eram os “entronchos”, disfarçados que corriam as ruas fazendo barulho e pregando partidas. A referência documental mais antiga do Entrudo em Loulé é assinalada no ano de 1846. As brincadeiras do Entrudo eram agressivas e de mau gosto, por vezes violentas, com arremessos de ovos, saquetas de areia, farinha e outros objetos que magoavam e sujavam.
Projectavam e combinavam “assaltos” a casas de amigos para realizarem bailes de máscaras.
Com chegada do “Carnaval Civilizado” iniciou-se a criação de desfiles e carros alegóricos e apostar na beleza da “batalha de flores” com arremesso de serpentinas e confetis e que ainda hoje perdura. Mas, o “entrudo” ainda se sente com brincadeiras divertidas mas menos violentas.
E o “Carnaval Civilizado de Loulé” criou raízes com a possibilidade de extravasar e radicalizar nas artes plásticas e nas artes de palco em cima de “carros alegóricos” com mistura de “brasileirismo” em  3 dias de “biquíni” com corpo a tremer de frio.

                                                                                                      TUDO VALE?
É O CARNAVAL MAIS ANTIGO DE PORTUGAL


Um arranjo de
Roger