quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

ESCREVER É CONVIVER




DESMOTIVAÇÃO

Rogério Coelho


A perda de entusiasmo é um processo endógeno, ou seja, inerente a cada um. Parte de dentro para fora e pode ser consequência de diversos factores.
- Primeiro, de um trabalho desalinhado com os propósitos de cada um, em especial missão e visão.
- Segundo, é natural que gradualmente o interesse se desvaneça, e não se enxerga sentido no que se faz, porque, se insurge contra outrem.
- Terceiro, não aceitar as considerações que façam do nosso trabalho

Aplacar os sinais de desmotivação depende exclusivamente de cada um. Em princípio, é necessário estar atento para identificar estes sinais. Em seguida, procurar agir para combatê-los. Isso pode significar mudar  ou  melhorar o ambiente  de trabalho, buscar relações mais amistosas com os outros, mesmo que não os conheçamos.

É necessário alterar, sempre que possível, a rotina, perseguir novos desafios e estreitar um diálogo construtivo, para não haver perda de entusiasmo. E aí, a desmotivação desaparece para dar lugar a projectos mais criativos! A comunidade, em geral, gosta de criatividade.

A desmotivação e o afastamento resultam em saudade. Saudade de voltar a criar, de conviver.

Sejam felizes! Escrevam aqui no Blogue…

Porque escrever é conviver, cria entusiasmo  e motivação.

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam." -  George Bernard Shaw



INFORMANDO - COLABORANDO

INDIFERENTE


Informo todos os colegas costeletas, que tenho sido solicitado para escrever algo com a finalidade de ser publicado no blog ou no nosso jornal. Nesse, sentido, sou a dizer-vos que não sou muito dado a escrita por falta de jeito para tal.
Mas, não pretendo defraudar os meus amigos costeletas nem, pretendo armar-me em grande letrado.
Nesse sentido, aqui vai algo a relembrar todos os costeletas de várias épocas que a nossa Associação está prestes a comemorar mais um aniversário que será realizado na cantina da nossa Escola Tomás Cabreira "ex. Escola Industrial e Comercial de Faro, no dia 14 de Abril de 2018. Solicita-se a todos que não faltem para que a união fique fortalecida e, que o convívio seja o elo de ligação entre todos,   façam a vossa inscrição junto dos seguintes elementos da Direção:

Isabel Coelho - 919 029 068
Florêncio Vargues - 924 067 639.

Lembro ainda todos os colegas costeletas, que na altura do almoço anual, teremos uma assembleia e, que na qual será eleita uma nova Direção. Está na hora de começarem a fazer as vossas démarches no sentido de contactarem os colegas costeletas para  formalizarem a ou as listas, ou, proporem a atual direção para um novo mandato.
Para além das eleições, é muito provável que algum ou alguns sócios costeletas, apresentem uma proposta no sentido de ser alterado algo, para que a nossa Associação seja mais abrangente no campo de recrutamento de associados no sentido de um certo rejuvenescimento.
Até la´, temos tempo para amadurecermos este ou outros assuntos de interesse para a nossa Associação como, por exemplo: fazermos um passeio até à Capital  e termos um convívio com os nossos colegas costeletas de Lisboa.
Tudo isto, são sugestões que merecem um estudo da parte da atual Direção e, dos demais costeletas do nosso belo  Algarve.
Por hoje, dou por terminado este meu atrevimento, na esperança de voltar em breve.
Para todos os colegas costeletas espalhados pelos quatro cantos do Mundo, aqui fica um abraço de um costeleta,

Florêncio Pereira Vargues