quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018



RAFAEL CORREIA
Não se dá por ele.
Quando estou em Faro, ainda o vejo uma ou outra vez furtivamente, no pequeno mini-mercado da sua zona de conforto, ou na sua caminhada discreta e salutar. E é um prazer e uma alegria imensa e reciproca, o nosso reencontro e troca de recordações, idéias e vivências pessoais .
Hoje , folheando a Antologia de Artes e Letras da Scala (Soc.Cultural de Artes e Letras de Almada) venho encontrar no Ensaio de Diamantino Lourenço; " VIALE MOUTINHO, GIACOMETTI, RAFAEL CORREIA: TRÊS ETNÓLOGOS À DESCOBERTA DA CULTURA POPULAR PORTUGUESA" um elogioso texto ao trabalho, à personalidade e inconfundível estilo do algarvio RAFAEL CORREIA ao nível nacional uma verdadeira lenda no mundo da Rádio.
O autor do Ensaio conhece bem os meandros , interesses , caminhos e veredas do jornalismo, e não deixa para mãos alheias uma subtil crítica à forma como o "Lugar ao Sul" foi silenciado.
Mas ALMADA não é ingrata, não esquece nem enjeita os Homens da Cultura.
E o nome de RAFAEL CORREIA aqui está numa RUA de ALMADA, em Vila Nova de Caparica, no triângulo das que têm os nomes de Vasco da Gama , S.Francisco de Assis e Pedro Álvares Cabral. No alto da arriba fóssil, perto dos Capuchos, de onde se avista a imensidão do Atlântico.

==============================

Estou a pensar no meu radialista preferido e amigo Rafael Correia, há anos no seu programa Lugar ao Sul, conversando com um pastor de ovelhas na planície alentejana sequiosa como hoje:
As nuvens andam por aí no céu carregadas de água; assim nós as pudéssemos ordenhar como as ovelhas!

==================================================

NOTA DA REDAÇÃO: Sem autorização dos seus autores não publico neste Blogue, seja o que for que esteja publicado noutros locais. Tenho conhecimento que muitos "Costeletas" utilizam o FB. O Zé Elias enviou-me estes dois textos publicados no FB para os colocar no Blogue. Outros também o podem fazer. Pessoalmente tenho autorização do João Leal para publicar as suas Crõnicas.
Roger