sexta-feira, 31 de agosto de 2018

EM FARO



MERCADILHO



A União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) decidiu reativar um mercado secular, que ocorria entre a atual Rua das Alcaçarias e a atual Praça da Liberdade (Praça da Pontinha).
Neste sentido pretendemos realizar mais três edições deste mercado que  funcionará às sextas-feiras e sábados entre as 19h00 e as 24h00 na Praça da Pontinha, em Faro.
As edições previstas são:
· 5ª Edição  - 31 de agosto e 1 de setembro
· 6ª Edição – 7 e 8 de setembro
· 7ª Edição – 14 e 15 de setembro
A participação em cada edição deste mercado tem o custo de participação de 5 €uros (dois dias incluídos) e os participantes deverão trazer as suas próprias bancas. Para além disso deverão obrigatoriamente estar vestidos com  trajes  mouriscos/islâmicos ou medievais.  As bancas poderão ser sobre mesas cobertas por serrapilheira, mantas ou outro material adaptado para feiras medievais ou no chão, devendo ter o mesmo material.
Recorde-se que após a conquista de Faro em 1249, D. Afonso III, com receio que os mouros criassem bolsas exteriores de resistência, permitiu a sua fixação nos arrabaldes da povoação. Essa área concedida chamava-se Mouraria e aí os árabes criaram uma zona de mercados diários (as alcaçarias) que ganhou grande importância económica a nível local, para árabes, judeus e cristãos. A Rua das Alcaçarias, em Faro, marca desde há séculos essa zona que já no tempo de D. Manuel I era o centro mercantil de Faro.
Assim, renasce o Mercado das Alcaçarias com o objetivo de reativaram mercado secular na cidade de Faro, promovendo a realização de um mercado de colecionismo, antiguidades, velharias, artesanato, ourivesaria, bijutaria, produtos endógenos, florestais, silvícolas, agrícolas e naturais de forma a fomentar a reutilização de materiais usados, preservar a identidade e a história local e regional, desenvolver um local privilegiado de venda, aquisição e troca de produtos endógenos e objetos antigos e de coleção e fomentar contactos de colecionadores e interessados nestas áreas, para além de procurar promover a história de Faro e o aumento da atratividade e da dinâmica da sua baixa.
Os participantes no Mercado Secular das Alcaçarias podem inscrever-se nas diferentes edições e implica o preenchimento e assinatura da ficha de inscrição e do pagamento de uma taxa (5 €uros por edição) devendo os interessados em participar efetuar a inscrição, através do preenchimento da respetiva ficha de inscrição e entregar por correio, email ou pessoalmente na sede da União das Freguesias de Faro, localizada na Rua Reitor Teixeira Guedes, nº 2 / 8004-026 Faro / Telefone : 289889760 / Email : geral@uf-faro.pt

Com os melhores cumprimentos,
A Assistente Técnica
Ilda Barão
_________________________________________
União das Freguesia de Faro (Sé e São Pedro)
Rua Reitor Teixeira Guedes, 2
8004-026 Faro
Telefone - 289 823490

Emailsaopedro@uf-faro.pt