terça-feira, 27 de novembro de 2018

COMENTÁRIO AO EDITORIAL DO JORNAL "o COSTELETA" Nº 134



Meu estimado Fernando Palma, mais conhecido no núcleo  dos amigos por Palminha

Li o teu editorial do ultimo O Costeleta.
Concordo com quase tudo o que escreveste – ficaria a duvida “ que não concorda o Tavares”.
Simples- Descordo da expressão -  Conviver com velhos -
E este propósito vou pedir ao Rogério que publique no blog o artigo do Dr. António Humberto da Costa, sob o tema – O que faz a pessoa ser velha ou idosa.
Um abraço e até 08/12/18
                                                  jorge tavares

Artigo do Dr. António Humberto da Costa sob o tema – O que faz uma pessoa ser velha ou idosa -




Veja no artigo do Dr. Antônio Humberto da Costa o que faz uma pessoa ser velha ou idosa
 

Sabemos que o idoso é aquela pessoa que tem muitos anos de idade; enquanto que o velho é aquela pessoa que, em qualquer época da vida, perde a jovialidade.
 

O idoso sempre sorri e participa do cotidiano, com a experiência dos anos vividos, buscando encontrar soluções e, assim, sonha, aprende e ensina; já o velho adormece e não sonha mais e, sendo assim, não sonha, não aprende e não ensina.
 

O idoso tem a felicidade de poder dizer que teve, ao longo dos anos, uma vida produtiva e mantém a esperança de ser útil por mais tempo, já que possui o elo entre o passado e o presente, igual ao jovem que vive o presente pensando no futuro; assim os dois, idoso e jovem, convivem o presente harmonioso e participativo. O velho carrega o amargor e não se preocupa por não participar e nem transmitir experiências para outras gerações; afinal de contas Ele só faz o que aprendeu a vida inteira: transmitir pessimismo e desilusão. Dessa forma o idoso se remaça a cada amanhecer e o velho se esvai a cada noite que acaba.
 

Como o sol, o idoso vê o horizonte se despontar diariamente trazendo sonhos e esperanças; enquanto o velho só tem a mente voltada para o tempo que passou ... Ele não soube viver.
Enquanto o idoso curte o resto dos seus dias com planos para o futuro, o velho sente saudades e sofre, o que o faz se aproximar mais da morte.
 

O idoso tem uma vida ativa, cheia de projetos e esperança; para ele o tempo passa muito rápido e a velhice nunca chega. O velho vive no sonâmbulo de sua vida ... nem sonha ... suas horas se arrastam num marasmo sem fim.
 

O idoso busca na modernidade diálogo com a juventude e assim compreender os novos tempos; o velho, como se fosse uma ostra, fica fechado, não aceita a juventude e nem quer saber de modernidade.
 

Espero que possa ter contribuído, de alguma forma, para que você entenda que idoso e velho podem ter os mesmos anos de vida; no entanto, o coração e a mente são totalmente diferentes.
 

Se Você é idoso nunca queira ficar velho e se é jovem queira ser um dia idoso.