quarta-feira, 3 de abril de 2019

CRÓNICA DE JOÃO LEAL



CRÓNICA DE FARO
 “Quem és tu Algarve?”

   Foi esta a pertinente questão colocada pelo deputado algarvio Dr. Cristóvão Norte na conferência que proferiu em reunião do Rotary Clube de Faro, acrescentando-lhe o oportuno complemento de “Reflexões Contemporâneas”. Trata-se de um tema de premente atualidade, que todos nos temos colocado, ou em reuniões ou em diálogos com nós mesmos, ao analisarmos a realidade da Terra Mãe – aquilo que ela foi, o que é em nossos dias e quais as perspectivas que se lhe deparam.
   Presidida pela Arqª Teresa Vieira, presidente dos rotários farenses, que afirmou “viemos discutir o Algarve como Região que tem sido governado de forma descomprometida”, envolveu a presença de entidades oficiais e convidados, bem como de elementos dos clubes de Loulé, Estoi Internacional e Lagos do movimento iniciado em 1904 por Harry Chandler, em Chicago. Esta reunião que contou com 85 participantes revestiu-se também de um cunho solidário já que a receita apurada se destinou a apoiar as vítimas dos incêndios florestais, no último verão, em Monchique.
   Licenciado em Direito (Universidade Católica Portuguesa) e Economia (Universidade do Algarve), com uma pós-graduação pela Universidade do Porto, o orador apontou que o tema – “Quem és tu, Algarve? – Reflexões Contemporâneas” suscita muitas dúvidas e interrogações.
  Começando por dissertar sobre a evolução do PIB em Portugal e no Algarve, desde 2011 (a crise financeira de 2009, a bolha do imobiliário com elevados transtornos na vida social e na economia regional, o desemprego, etc.) destacou a circunstância das crises no quinquénio 2013/18, afirmando que: “o Algarve cresceu sempre mais que o resto do país e foi a única região em convergência com a União Europeia”.
   Falou sobre o turismo e o fator “low cost”, referindo que “o Algarve tem uma estrutura económica fortemente especializada e uma débil integração do setor dominante com os demais setores conexos, a par de uma baixa produtividade e precariedade laboral, com insuficiente aposta na investigação e sofrendo, por tal, choques exógenes”. Apontou a necessidade de se apostar no mar, nas energias renováveis, na saúde, na demografia, no complexo agro-alimentar e na floresta, o que evitaria as crises cíclicas do turismo, que é preciso continuar a crescer. Lamentou a sempre adiada questão hospitalar (“fico triste por não termos o novo hospital, o que constitui uma profunda machadada na lógica legítima dos interesses da região”). Duas afirmações com elevada atualidade: “a regionalização é da maior importância para Portugal” e “o que peço ao Governo é que considere a saúde no Algarve como questão nacional”.

   João Leal

IN JA

CRÓNICA DE JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO
 “Bento Algarvio, um farense campeão do mundo”

    António João de Oliveira Bento, mais conhecido nos meios internacionais da chamada “nobre arte” por Bento Algarvio nasceu em Faro a 10 de Junho (Dia de Portugal) de 1975 e conquistou em Cartagena, na Colômbia, o título da Campeão do Mundo da NBA (Associação de Boxe das Américas).
   Este nosso patrício, com um assinalado e riquíssimo currículo (quase três décadas de carreira, comportando a vitória em 23 cinturões internacionais, entre eles o de “Campeão Mundial Júnior, em Lisboa – 2002) venceu por KO ao 6º assalto dos 15 previstos o colombiano Orlen Padilla e alcançou esta almejada consagração máxima. Fê-lo aos 43 anos de idade e após um interregno de dois anos, treinando-se arduamente para difícil missão.Grande parte da sua formação aconteceu no centenário do Ginásio Clube Olhanense (GCO), uma das grande referências do desporto algarvio, havendo Bento Algarvio tido o reconhecimento oficial do País por este seu feito na homenagem que lhe foi prestada na Assembleia da República, durante um almoço presidido pelo seu presidente, Dr. Ferro Rodrigues, que se mostrou conhecedor dos méritos do pugilista farense.
   Apetece-nos recordar o testemunho lançado pelo Campeão Mundial da NBA (pesos leves) aos jovens e a propósito do seu retorno após a paragem havida “Não desistam dos sonhos”, porque como diz o poeta “O sonho comanda a vida”!

   João Leal

IN JA

COSTELETA HOMENAGEADO

Clica sobre o texto para aumentar

QUANDO UM COSTELETA PARTE

Clica sobre o texto para aumentar