domingo, 15 de setembro de 2019

NOVO ANO ESCOLAR



BOM ANO ESCOLAR, JOVENS 

COSTELETAS!

Vai ter início, dentro de dias, Mais um ano letivo, com todo o entusiasmo, frenesi e expetativa, que tal comporta. Algumas centenas de jovens costeletas irão começar um novo percurso ou prosseguir o já principiado em anos anteriores, tal como há muitas, muitas décadas, nós o fizemos.
Era então nos primeiros dias de Outubro que regressávamos ao Largo da Sé, á Rua do Município ou às imediações da Alameda, para arrancar com o primeiro período de um novo ano. Acontecia o reencontro com companheiros de etapas passadas, com «senhores contínuos» que já conhecíamos e nos conheciam «de ginjeira» e professores e mestres, alguns novos e outros que já nos haviam aturado.
Mas era sempre uma festa este iniciar de uma caminhada que se prolongava, não contando «período de exames» até fins de Junho do ano seguinte, com novos horários e «furos», novos livros e, por vezes novas cadeiras.
Ao recordarmos tempos idos queremos, de todo o coração e na plena vivência do nosso lema associativo - «vitalidade, solidariedade, fraternidade», como nos ensinou o saudoso Mestre, recentemente falecido, que foi o Professor Américo, desejar aos mais novos costeletas estudantes de agora as maiores felicidades.
Boa sorte, amigos e companheiros, mossas herdeiros dessa honrosa e honrada herança, que é ser aluno da Escola Tomás Cabreira, Respeito pelos Professores e Funcionários, Amizade fraterna - «um por todos e todos por um, Companheirismo e Boas Médias, a par claro de aqueles «casos» que esmaltam a nossa vida escolar. 
Contem connosco, com a nossa Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira e com o orgulho incontido por vos havermos como Colegas.

JOÃO LEAL

CENTENÁRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SILVES



PARABÉNS, ESCOLA SECUNDÁRIA DE

SILVES!

Assinalou-se no dia 14 de Setembro (Sábado) o primeiro centenário da criação, por decreto governamental, da então Escola Elementar de Comércio e Indústria de Silves, de que é herdeira a atual Escola Secundária de Silves. Do programa comemorativo, com início pelas 17h30m, no edifício escolar, fazem parte uma exposição com a «Galeria dos Diretores» e documentos vários sobre os cem anos desta prestigiada Escola, a que nos unem tantos laços, um jantar festivo, com música e baile. Queremos desde já apresentar as mais efusivas felicitações aos nossos colegas silvenses por esta significativa efeméride, prestando a saudosa homenagem a todos os professores, alunos e funcionários falecidos e desejar aos presentes as maiores felicidades.
Muitas foram as relações havidas entre a Escola centenária e a Tomás Cabreira, então designada por Pedro Nunes e que foram as pioneiras do ensino secundário no Algarve.
Recordamos as excursões que todos os anos se faziam até Silves e os animados bailes que ocorriam, se a memória me não falha, no salão dos Bombeiros Voluntários locais. Como recordamos uma plêiade de Professores que lecionaram em ambos as estabelecimentos, entre os quais os Drs. José Formosinho Mealha, António
Francisco da Cruz e José Correia, bem como o Eng.Osvaldo Bagarrão
Parabéns pelo primeiro centenário, Escola Secundária de Silves.

Presidente da Direcção
Florêncio Vargues