segunda-feira, 16 de setembro de 2019

RECORDANDO



O COSTELETA PADRE JOÃO SUSTELO NA TOPONÍMIA FARENSE

Lecionou Moral e Português na Escola Tomás Cabreira, na década de 70 do século XX, o falecido padre João José Sustelo que faleceu, vítima de um acidente rodoviário nas Ferreiras, quando retomava a Faro, vindo de uma missão pastoral. Gravemente feridos ficaram dois outros «costeletas» que o acompanhavam, os nossos colegas Marcelino Pacheco da Silva a António Mateus Faustino Ferrinho. «Um sacerdote que marcou a história recente da Diocese do Algarve», foi como o definiu fonte da Igreja Algarvia. Nascera a 2 de Agosto de 1943 em Estômbar e fora ordenado por D. Júlio Tavares Rebimbas (Bispo do Algarve) na Sé Catedral a 31 de Julho de 1966. Desenvolveu uma ampla ação pastoral. No 40º aniversário do seu falecimento a Câmara Municipal de Faro deu o seu nome a uma praceta junto à Igreja Novade São Luís, em cerimónia que decorreu no «Dia do Município» (7 de Setembro).

JOÃO LEAL

LEMBRANÇA



COSTELETAS CUJA LEMBRANÇA É 

UMA SAUDADE

O JACINTO FERREIRA

Foi meu colega, naqueles anos 50, no Curso Geral do Comércio e, de modo mais convivido; nas Seções Preparatórias para os Institutos Comerciais. Viajava diariamente, como tantos outros (o Eduardo Pires, o João Alegria, o João Malaia, o Adriano Zeferino, o Otília e tantos outros que a memória compõe um enorme cortejo de saudosos companheiros daqueles tempos), no transporte ferroviário até Faro. Filho do lembrado industrial e verdadeiro «self made man», que foi o honrado sr. António Jacinto Ferreira, fundador da prestigiada Conserveira do Sul, uma das mais importantes unidade conserveiras de peixe portuguesas. ·

Era o segundo irmão da prole e uma joia de moço. Dotado de invulgares qualidades de inteligência e de trabalho o Humberto era de uma simpatia cativante e de uma amizade que se repartia a cada gesto. Dotado de excecionais qualidades para a prática do futebol alinhou na equipa principal do Sporting Clube Olhanense, seu clube de sempre.
Morreu cedo o Humberto Ferreira, de quem temos uma profunda e enorme saudade.
,\
JOÃO LEAL

MAIS UM VETERANO QUE PARTIU


SALVADOR ESTRELA
Partiu

Em Olhão (Rua Capitão Nobre) onde residia há muitas décadas, faleceu o nosso veterano colega, Salvador Estrela, de 95 anos de idade, natural da Fuseta, que desempenhou as funções de Chefe da Secção de Vendagem (lota) daquela vizinha cidade e era muito estimado e considerado, À Família enlutada  a Direcção da Associação apresenta sentidas condolências.

DESCANSA EM PAZ SALVADOR ESTRELA