quarta-feira, 25 de setembro de 2019

FESTIVAL - TEMPORADAS RUSSAS


Apresentamos aos algarvios as brilhantes imagens de arte clássica e contemporânea russa com a interpretação de artistas russos, dando a conhecer a arte e a cozinha tradicionais.
A visita especial ao festival deste ano será, sem dúvida, a do cantor Oleg Poguin (Moscovo) com um quinteto musical. “A voz de prata da Rússia”, Oleg Pugudin, há muitos anos que detém o título de um dos melhores cantores de romance russo. Na sua essência, o romance russo é muito semelhante ao fado. A música e as palavras são aquilo que refletem as particularidades do carácter nacional e que demonstram a sua alma e os seus sentimentos. O repertório será cantado em francês e inglês.
Abertura do festival 29 de setembro as 17h00 no Cine-Teatro Louletano
- Saudações da Embaixada da Federação Russa e da Camara Municipal de Loulé
- Musica russa classica na interpretação de Mikhail Shumov (violoncelo), Ivetta Natskaya (viola de arco), Elena Tsouranova (Piano)
- Concerto “Música se conecta”. Romances russos na interpretação de Oleg Pogudin (voz) e quinteto
- Exposição fotográfica “Imigração como a arte de viver” de artista Irina Cuptsova
- Buffet russo. Mesa tradicional russa para os visitantes do festival. Caviar e vodka bar.
6 out | 17h00 | Auditório do Solar da Música Nova
Ópera "Evgeny Onegin" (transmissão de Metropolitan Opera de Nova York
8 out | 19h00 | Auditório do Solar da Música Nova
Concerto "Alma da música russa": alunos e professores de música do Algarve tocam música de compositores russos
O Festival de arte russa clássica e contemporânea é realizado no contexto do 240.º aniversário das relações diplomáticas russo-portuguesas que se celebra em 2019
Organização: Estúdio ”Histórias Musicais” / Direção artística (do festival): Pr. Irina Svechnikova / Direção de dança: Pr. Larisa Shumskaya / Direção musical: Pr. Mikhail Shumov / Apoio da Agência Federal da Rússia «Rossotrudnichestvo», Ministério da Cultura da Federação Russa, Camara Municipal de Loulé

ALGARVE- CENTRO DE REFERÊNCIA SAUDÁVEL PARA O ENVELHECIMENTO


A Região do Algarve é considerada pela Comissão Europeia como um Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável. A distinção tem lugar na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, numa cerimónia que decorre em Aarhus, na Dinamarca, onde serão reconhecidos os Centros de Referência da Europa para o Envelhecimento Ativo e Saudável.
O reconhecimento atribuído ao Algarve resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por várias entidades, com destaque para o Centro Académico de Investigação e Formação do Algarve (ABC – Algarve Biomedical Center), em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, numa estratégia conjunta de colocar a investigação ao serviço da comunidade.
Ainda na passada semana, o ABC, a autarquia de Loulé e o Ministério da Saúde apresentaram um projeto pioneiro em Portugal que visa formar e apoiar os cidadãos, designadamente os mais idosos, para saberem utilizar os serviços de saúde online, como marcação de consultas, pedidos de receitas eletrónicas ou pedidos de documentos. O projeto começou em Loulé, mas irá estender-se a todo o Algarve em 2020, prevendo-se que no último trimestre do próximo ano possa estar a ser implementado no resto do país. O objetivo do ABC é combater a iliteracia em saúde, melhorando o acesso à informação, designadamente de populações mais vulneráveis, quer pela idade quer pelo isolamento geográfico.
Este é apenas um dos vários projetos que o ABC tem em curso junto da população, por um envelhecimento inclusivo, saudável e ativo. 

IN o alg.

NEXEMOSTRA - Sta Barbara de Nexe - Algarve


Realiza-se em Santa Bárbara de Nexe a "XVI NEXEMOSTRA" nos dias 28 e 29 de setembro, com mostra de Artesanato, Petiscos e muita Música, Rock'n Roll, Tradição, Comédia e muito mais.
SÁBADO 28 SET 2019
15:00 DIVER´SONS
16:30 RANCHO NEXENSE
18:00 LUIS MASCARENHAS
17:30 LUIS BRITO ROCHA
19:30 CÉSAR MATOSO E MELISSA SIMPLÍCIO
19:30 DEMONSTRAÇÃO KICKBOXING
20:00 LUIS BRITO ROCHA
21:00 SWITHAS BAND

DOMINGO 29 SET 2019
15:30 JOSÉ MANUEL FERREIRA E JOÃO GAMA
16h30 APRESENTAÇÃO DE LIVRO DE RICARDINO BEXIGA
17:00 SOFÁ ACÚSTICO
16:00 CÂNDIDO PEREIRA
18:30 NELSON CONCEIÇÃO TRIO
18:30 ELITE DEFESA PESSOAL
19:00 CÂNDIDO PEREIRA E JORGE MARTINS
20:30 SNEAKY MOUSE
Fonte: Freguesia de Sta Bárbara de Nexe