quinta-feira, 5 de março de 2020

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»




«O CÃO ATRAVESSA A CIDADE»
ANTÓNIO MANUEL VENDA
Veio a público o primeiro livro de poesia do escritor algarvio António Manuel Venda, numa edição da «On y Va» e intitulado «O cão atravessa a cidade». A apresenta­ção teve lugar na Biblioteca da Universidade Lusófona, em Lisboa e posteriormente decor­rerá em vários locais do Algarve. No dizer do jornalista José do Carmo Francisco, que fez a apresentação da obra, a mesma contempla «um universo muito próximo daquele que o autor privilegiou na sua escrita em prosa durante mais de duas décadas».

«BENAGIL 1940»
               ALFREDO SANTOS
Um dos mais belos trechos da costa algarvia, no litoral do concelho e Lagoa, é focado neste livro escrito por Alfredo Santos e que se chama «Benagil 1940». Editado pela «Arandís», que tantas e tantas obras tem dado à bibliografia do Algarve, envolve toda a memória do escritor nas décadas de 1940 a 1960, constituindo «um importantíssimo docu­mento etnográfico». Alfredo Santos viveu em Angola e no Zaire, onde era tradutor e a sua primeira obra, por sinal clandestina e que apreendida, chamou-se ««Angola, 1961».

«120 ANOS DE MAÇONARIA NO ALGARVE»
DOUTOR ANTÓNIO VENTURA
O investigador, universitário e escritor olhanense Professor Doutor António Ventura publicou mais um trabalho sobre um tema da historiografia maçónica. Trata-se de « 120 anos de Maçonaria no Algarve», a qual foi apresentada na biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão e editada pela «Sul, Sol e Sal» e Associação lbn Qasi. O ato foi precedido de uma conferência do erudito algarvio, doutorado em História Contemporânea, sobre um tema de palpitante interesse «Olhão e a Maçonaria». No local esteve patente uma exposição com material maçónico cedido pelo Grande Oriente Lusitano.

JOÃOLEAL

TEMPOS IDOS



Em pesquisas que tenho vindo a efectuar para a elaboração de um livro comemorativo do centenário da Casa de Santa Isabel (1919/2019), onde encontraram e têm o seu lar muitas «costeletas» encontrei referências, de alvo significado, sobre a nossa Escola ao longo dos anos. Entre as mesmas cito hoje:
«EM CADA ALUNO UM VERDADEIRO AMIGO ... »
A 5 de Junho de 1956 decorreu uma assinalada homenagem de despedida ao sempre lembrado e saudoso Professor Américo José Nunes da Costa que, por via de funções oficiais se ausentava para Lisboa. Aqui viveu desde 194 7 exercendo o magistério, primeiro na Escola Técnica Elementar Serpa Pinto e depois na Escola Tomás Cabreira, «criando em cada aluno um verdadeiro amigo, inculcando em cada espírito o exemplo radioso da sua presença e da sua ação», conforme se escreveu na «Folha do Domingo». A homenagem constou de um desafio no Estádio de São Luís, entre a Escola e o Liceu, que os «costeletas» venceram por 2-1 e, no dia seguinte, uma tarde consagração à «figura de um grande Mestre e de um grande Amigo!».
SEMANA DO ULTRAMAR
Como era habitual a «Semana do Ultramar» foi assinalada na Escola Tomás Cabreira, com uma sessão solene, em que foi orador o Professor de Geografia Dr. Manuel Rodrigues Júnior (Dr. Palaré), que falou sobre «São Tomé, Catedral Verde do Império». Presidiu o Diretor Dr. Fernando Artur Moreira Ferreira. (19 de Maio de 1956).
HOMENAGEM AO DR. URBANO
Anos antes, a 7 de Setembro de 1952, decorreu no Casino da Praia da Ro­cha um almoço de homenagem ao Dr. Urbano José dos Santos, durante décadas professor de Contabilidade e que se aposentara meses antes por haver atingido o limite de idade. Usaram da palavra os antigos alunos António Coelho Mascarenhas e Alferes Rafael Pedro Pereira e foi-lhe entregue uma artística pasta com saudação de várias gerações dos «costeletas». Antes decorrera uma missa na Igreja Matriz de Portimão.
PRÉMIOS DA CASA DO ALGARVE
Pela extinta Casa do Algarve em Lisboa foram distinguidos com os «Pré­mios Escolares», criados por aquela instituição regionalista, referentes ao ano de 1952, os «costeletas»: Rosa Ricardo de Sousa (Curso Transição de Costura/Bordados- 18,8 valores) e José da Conceição Casinha Nova (Curso Complementar de Aprendiz.agem - Comércio - 16,9 valores).

==========================================


No prosseguimento das leituras já aqui referidas encontrei, em relação ao ano de 1957 duas notícias que passo a citar:
DR. URBANO JOSÉ DOS SANTOS
Na sua residência, em Portimão faleceu, a 15 de Novembro, o Dr. Urbano José dos Santos, professor aposentado da nossa Escola, onde durante dezenas de anos lecionou a cadeira de Contabilidade. O seu funeral, que se efetuou para o Cemitério Municipal da­quela cidade algarvia, constituiu sentida e expressiva manifestação de pesar, nele se há­vendo incorporado elevado número de «costeletas».

VI CONCURSO NACIONAL DE TRABALHO
Grande êxito dos alunos da Escola Industrial e Comercial de Faro (Escola Tomás Cabreira) na fase nacional do VI Concurso de Trabalho, onde alcançaram 4 primei­ros prémios numa verdadeira proeza, do qual só se aproximaram com duas vitórias as Es­colas da Casa Pia de Lisboa e a Escola Industrial Marquês de Pombal, também da capital. As vitórias dos «costeletas» foram alcançadas por: Serralharia Civil - Classe A (14 /16 a­nos)- José Joaquim Conceira; B (17 / 21 anos)-Bemardo Estanco dos Santos; Serralha­ria Artística - A - José Manuel Faria Viegas e Instaladores Elétricos - B - Luís Duarte de Sousa. Também se destacaram, na Classe B, os nossos colegas José Manuel dos Santos Gomes (Bobinadores) e Máximo Cabrita de Oliveira (Marceneiros), que alcançaram o 2° lugar.

JOÃO  LEAL

TEMPOS DE HOJE

 PARABÉNS, PRESIDENTE!
Ocorreu no dia 26 de Fevereiro (4° feira) mais um aniversário natalício do dedicado e dinâmico Presidente da AAAETC (Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Ca­breira), Florêncio Vargues! Com um apertado abraço as nossas mais amistosas felicitações e os votos das maiores felicidades!  JOÃO LEAL 




LIVROS QUE AOALGARVE IMPORTAM



«A NOITE EM QUE O VERÃO ACABOU» João Tordo
Em Loulé, na Biblioteca Municipal Sofia de Mello Breyner Andersen e nas Escolas Secundárias, foi apresentado, com a presença do autor, o livro «A noite em que o Verão acabou», uma história passada entre Portugal e os Estados Unidos da América, com o en­volvimento em Nova Iorque de um dos mais famosos homicídios dos anos noventa. O es­critor João Tordo nasceu em Lisboa em 1975 e já publicou doze livros, sendo galardoado com o «Prémio José Saramago 2009».


                                                               João Leal

TEMPOS IDOS



MESTRE PINTOR CARLOS LYSTER FRANCO

Foi um carismático professor e diretor das Escolas Pedro Nunes e Tomás Cabreira e um dos nomes maiores da arte portuguesa do século IX e da vida pública e in­telectual do País. O Mestre Professor Carlos Augusto Lyster Franco nasceu em Lisboa (Belém), em 1879 e faleceu em Faro, com 79 anos, a 26 de Março de 1959.
Amava profundamente o Algarve este professor e pintor de arte («Mestre Insigne»), que foi presidente da Câmara Municipal de Faro e fundador e diretor do jornal «O Heraldo»,
Está representado no Museu Nacional de Belas Artes e em inúmeras galerias portuguesas e no estrangeiro, assinando valiosas obras, grande número das quais tendo co­mo tema o Algarve. Foi condecorado com a Ordem Militar de Santiago.
No seu funeral, que se efectuou com grande multidão para o Cemitério da Es­perança, em Faro, participou uma representação da nossa Escola.
Mestre Carlos Lyster Franco, que tive o ensejo de conhecer com a sua pera pontiagudo figura na toponímia farense, junto ao Largo da Estação, onde foi erguido um obelisco em sua homenagem.

JOÃO LEAL

OUTROS LIVROS




"A PRIMEIRA VIAGEM EM REDOR DO MUNDO"
" António Pigafetta
Em 1519, Fernão de Magalhães içou ancoras do porto de Sevilha, ao serviço da coroa espanhola. Tinha início a 1a. Viagem em volta do mundo. Este é o relato desta expedição histórica por quem a viveu.
152 páginas
Preço 12, 90 euros.
"O SILÊNCIO DAS MULHERES"
" Pat Baker
Este romance, narrado por Briseida, rainha de Lirnesso (cidade vizinha de Tróia e dos seus carros de batalha), é a história das mulheres do poema de Homero, figuras frequentemente esquecidas ou desvalorizadas.
384 páginas
Preço 18,80 Euros. "CHUVA MIÚDA"

Luís Landero
Um romance, muito elogiado pela crítica, sobre a família - com os seus segredos e rancores - , mas também sobre a memória e a forma como o mesmo momento é lido e lembrado por todos aqueles que o viveram

240páginas Preço 17, 70 Euros "ANIMAL"
Casey Sherman
O legado de brutalidade do mais temido assassino na Máfia dos Estados Unidos, de origem portuguesa, é narrado neste livro por Casey Sherman, o mais respeitado autor do crime real da América.
288páginas
Preço 17, 70 Euros.
Um arranjo de Roger