domingo, 15 de março de 2020

INFORMANDO



NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

Foi Aprovado, na Assembleia Municipal de Faro, o «Regulamento do Parque de Campismo da Praia de Faro, cujas obras de renovação se encontram em curso. Como ino­vação o facto de, no período entre 1 de Abril e 31 de Outubro, a estadia não puder ser su­perior a 15 dias.

Roberto Sousa, de 19 anos, natural de Almodôvar, aluno de «Restauração e Bebidas» da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, foi o vencedor, entre 200 participantes da 15" edição do “Bar Interescolas”, que se realizou em Viana do Castelo e vai participar no Campeonato Europeu, a decorrer em Novembro em Aveiro. Aquele estabelecimento de formação profissional foi a 3ª classificada e a melhor entre as suas congéneres portuguesas no «Tourismo Tomorrow Leadres», com uma equipa constituída por Joana Apolónia, Ra­faela Alexandre, Tiago Oliveira e Rui Horta, do curso «Gestão e Produção de Cozinha».

A associação «In Loco» realiza em _São Brásde Alportel, no dia 21 de Março, uma oficina de promoção que pretende «mudar a mente e preparar as mãos para a transição para um novo modelo de turismo», ajudando a criar produtos de ecoturismo com recursos locais.

Já está a ser utilizada na indústria hoteleira a água dessalinalizada, como é o caso do Vila Vita Pare, em Porches (Lagoa), que o faz desde 2015, produzindo 24 mil litros hora, quando um ano antes consumia 100% da rede pública, ora reduzido a 30%.

De 18 a 21 de Março vai decorrer no Hotel Vila Sol, em Vilamoura, o «Tourisrn Inteligence Forum», numa organização da Universidade do Algarve, em parceria com o Grupo Pestana. Entre os temas a discutir figuram as principais tendências e desafios do turismo na atualidade.

Encontra-se em fase de estudo a programação de voos diretos desde o Aeroporto de Faro para o Brasil, Estados Unidos da América e Sul de Itália.
                                                                                    JOÃO LEAL

TEMPOS IDOS




MONUMENTO AO PINTOR L YSTER FRANCO
No dia 20 de Abril de 1964 foi inaugurado em Faro o monumento em homenagem ao Pintor Carlos Lyster Franco, que foi diretor e professor da Escola Tomás Cabreira, eri­gido por admiradores e antigos alunos, em colaboração com a Câmara Municipal. Situa-se na praceta que tem o seu nome, na zona da Estação da C.P., entre as Ruas Ventura Coelho e Francisco Barreto. O monumento é da autoria do Arq. Villares Braga, com um medalhão esculpido pelo escultor Raúl Xavier.

HOMENAGEM AO DR. JORGE MONTEIRO
Preiteando o muito e merecido apreço pela sua ação como Professor e Diretor da Escola Industrial e Comercial de Faro foi prestada no dia 23 de Maio de 1965 e no decurso de um almoço, na cantina escolar, uma homenagem ao Dr. Jorge Monteiro. A homenagem incluiu também o descerramento de um retrato do homenageado, que quando cessou as funções na nossa Escola seguiu para Lisboa a fim de assumir as funções de Diretor Geral do Ensino Secundário.

«COSTELETAS» DISTINGUIDOS
NO «CONCURSO NACIONAL DE ARTE DRAMÁTICA»
No ano de 1965 decorreu, organizado pelo extinto S.N.I. (Secretariado Nacional de Informação) e em comemoração do V Centenário de Gil Vicente, o «Concurso Nacional de Arte Dramática», de que grande vencedor o Grupo de Teatro do Círculo Cultural do Al­garve (atual Grupo de Teatro Lethes). Para além de outros prémios relevantes foram dis­tinguidos, com o 1 º Prémio os «costeletas» Dr. Emílio Campos Coroa (Ensaiador), que foi médico escolar e professor de Higiene e Aurélio Madeira ( que representou o 1 ° Diabo), an­tigo aluno, hoje bancário aposentado, residente em Vila Real de Santo António. Também foi atribuído um «Diploma de Honra» ao saudoso e falecido jornalista Carlos Martins.

JOÃO LEAL

CRÓNICA DE JOÃO LEAL



DOIS GRANDES MÚSICOS OLHANENSES
O concelho de Olhão, terra de tantos lembrados «costeletas» (professores e cole­gas) foi-o sempre uma terra de grandes apaixonados pela música. Desde musicólogos famosos, entre os quais referimos o sempre lembrado médico Dr. Fernandes Lopes e o Dr. Perei­ra Leal (Diretor dos Serviços de Música da Fundação Calouste Gulbenkian) a uma plêiade de notáveis intérpretes, casos dos saudosos pianistas Mello, que acompanhava na RTP o ci­neasta António Lopes Ribeiro, os Casacas, pai e filho ou a famosa Raquel Correia, um dos nomes maiores do piano em Portugal. É-o também através das várias Bandas de Música, das quais continua em plena atividade e pujança, a de Moncarapacho ou de famosos con­juntos, dos quais atingiu assinalada e lembrada projeção «Os Pancas». Tal herança mantem­se em nossos dias com uma plêiade de destacados artistas, emergindo hoje para a nossa crónica quinzenal o
JÚLIO RESENDE, pianista nascido em Olhão, onde aos 4 anos come­çou a estudar nas teclas e, mais tarde, descobriria «que não ficava satisfeito em ser apenas um intérprete de peças musicais, em que não pudesse improvisar». Anos volvidos envereda pelo jazz, ao lado de nomes famosos como Mário Laginha, Rodrigo Gonçalves e Pedro Mo­reirá. Trabalha com os maiores mestres do mediático «Hot Club”, verdadeira catedral do jazz e outros locais míticos desta especialidade musical - New School for Jazz and Contem­porany Music, Berklee College of Music e Bill Evans Academy et Université de St. Dennis (Paris). Foi em 2007 que gravou o seu primeiro disco «Da Alma» para a editora «Jazz Clen Feed», destacando-se em 2015 o 5° álbum, «Fado & Furlher», com a famosa cantora catalã Sílvia Perez Cruz, uma das maiores vozes de Espanha. Há dois anos gravou o aplaudido «Cinderella Cylorg», considerado «um diálogo entre o humano e o desumano»,
E o DOMINGOS CAETANO, o mítico roqueiro do «Atira-te ao mar e diz que te empurrarem ... », nascido na Fuseta aos 63 anos, que recentemente (3 de Março de 2020), no programa da RTP 1 «Outras histórias - Música no Coração», transmitido em ho­rário nobre (2l h30m de 2ªs feiras) levou, uma vez mais, o nome da terra natal por esse mun­do em fora. O artista «que nunca quis trocar a Fuseta por Lisboa» continua igual a si mesmo - irreverente, generoso e solidário. Foi um verdadeiro autodidata no início e depois, haven­do frequentado entre mentes o Conservatório Regional Maria Campina e fundando em fi­nais de 1970 a aplaudida banda «Íris», que encheu os Coliseus de Lisboa e do Porto e soma êxitos após êxitos por todo o País., como o provam os «Discos de Ouro e de Prata» arrebatados.

JOÃO LEAL

INFORMANDO



ARPI COMEMOROU O «DIA DA MULHER»
O «Dia da Mulher», instituído em 1975 pela ONU (Organização das Nações Uni­das) foi festivamente comemorado na ARPI (Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro), com duas atividades distintas mas englobadas no mesmo sentido. Assim decorreu uma excursão, acompanhada pelo Vice - Presidente, José Silva Silvério, no autocarro da Instituição, que passou por Loulé, com visita ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, Salir, Alte e Messines. Nesta Vila foi evocado o poeta João de Deus, na comemoração do seu 190° aniversário natalício e da sua poética de temática so­bre a mulher. Após o almoço, com a famosa «sopa de pedra da Dona Rosa», decorreu uma tarde de convívio e baile com outro grupo congénere. Nas magníficas instalações da sede da ARPI decorreu um almoço de confraternização, seguindo-se uma tarde recreativa. Na mesma esteve incluída uma curiosa passagem de modelos, sob a direção da «Professora Gertrudes» (Dona Maria Salgueiro) que desde há meses vem dando a sua notável colabo­ração a uma das mais dinâmicas associações seniores farenses, dando aulas de pintura em tela, dirigindo o «Grupo de Cantares de Sempre», a recuperação de vestuário antigo, etc. objetivando «dar movimento aos associados e fazer pensar». Em Junho terá lugar uma pro­metida «exposição monumental». Foi o Secretário da Direção, André Infante, que abriu esta «tarde cultural, de recreio e convívio», seguindo-se no uso da palavra o Presidente da Assembleia Geral, João Leal, que saudou as mulheres neste seu Dia, recordando as lutas das operárias em 1875 em Nova Iorque, os incêndios da Fábrica Textil Triangle e a Revo­lução de 1917, bem como as mulheres farenses Brites de Almeida (Padeira de Aljubarrota) e Maria Veleda. Seguiu-se a «passagem de modelos» onde figurou um vestido recuperado e com cerca de duzentos anos. Foi também declamado o magnífico poema «A Mulher» es­crito pela «Professora Gertrudes». Houve depois um animado baile.

SÉNIORES DE FARO
«VÃO AO SENHOR DOUTOR»
Visando alertar e sensibilizar a população idosa para os cuidados a ter em ter­mos nutricionais decorre no dia 31 de Março, a partir das l 5h45m a 1 ª palestra do ciclo «Seniores de Faro vão ao Senhor Doutor», numa iniciativa do Gabinete do Idoso da Câma­ra Municipal de Faro, aberta a todos os cidadãos com mais de 65 anos. Será conferente o médico Dr. Valério Rodrigues, que dissertará sobre «Nutrição».

JOÃO LEAL

TEMPOS IDOS



3 de Outubro de 1967 - Início do novo ano letivo, com uma sessão solene em que usaram da palavra os Drs. Jorge Monteiro e Almeida e Silva, respetivamente Diretor e Subdiretor da Escola Industrial e Comercial de Faro. Foram também entregues os galar­dões escolares (1966/67) aos alunos: António Francisco Palma Ferreiro (Prémio D. Dinis­Soe, Central de Cervejas - Melhor aluno); Maria Elisabete Guerreiro (Prémio da Comis­são Distrital de Ação Social - Melhor aluno em Formação Corporativa); Casimiro Afonso da Assunção Porflrio (Prémio Rotary Clube de Faro - melhor aluno finalista) e a Maria do Céu Simplício Quítalo (Prémio Conselho Escolar - melhor aluno em aproveitamento com­duta ).

26 de Novembro de 1967 - No Hotel EVA, em Faro, decorreu um jantar de ho­menagem e despedida ao Dr. Jorge Andrade Monteiro que, após 8 anos na Direção da Es­cola foi nomeado para Diretor Geral do Ensino Secundário.

27 de Dezembro de 1967 -Foi empossado nas funções de Diretor da Escola o Dr. António José Almeida e Silva, que vinha desempenhando o cargo de Subdiretor. No mesmo ato foi prestada homenagem ao então Tenente da Armada João de Deus Pires Ca­rocho, que era professor e foi mobilizado para o Ultramar.

07 de Janeiro de 1969 - Nas instalações da Casa dos Rapazes, instituição onde foram internos muitos e conhecidos costeletas, alguns dos quais já nos deixaram, foi ho­menageado o empresário algarvio e «costeleta» Aníbal da Cruz Guerreiro, pela relevante ação desenvolvida à frente da Instituição desde 1961.

15 de Maio de 1969 - A Escola Industrial e Comercial de Faro prestou signi­ficativa homenagem ao sr. José Guerreiro Viegas ( o senhor Viegas), chefe do Pessoal Me­nor e nosso antigo colega pelos 25 anos de exemplar serviço, quer nesta Escola, como nas suas antecessoras - Tomás Cabreira e Serpa Pinto. O homenageado foi dedicado pai do nosso colega, professor e antigo e dedicado dirigente da nossa Associação, Dr. Libertário dos Santos Viegas.
JOÃO LEAL